fbpx
 

Moralistas de plantão, fujam!

Home » Sala de Imprensa » Moralistas de plantão, fujam!

A vovó é louca desafia o politicamente correto no divertido lançamento literário do escritor e jurista paraibano Francisco Leite

A vovó é loucaParentalidade, homofobia e crises existenciais recheiam o que parece ser apenas mais uma história sobre uma família nada tradicional brasileira. A vovó é louca, do Auditor-fiscal da Receita Federal, jurista e escritor paraibano Francisco Leite, conta como a vida dos Terto Aurora virou de cabeça para baixo depois que a vovó foi parar numa rave.

Narrada por Amanda, neta da grande protagonista, a obra é ambientada em João Pessoa.  O refúgio e a paz que oferecia a casa da vovó se transformou em caos após os acontecimentos revelados com a morte trágica do vovô durante um passeio em Tambaba, uma praia de nudismo no litoral sul da Paraíba.

Abalada com a perda do grande amor da sua vida, a vovó revela um segredo, a primeira grande surpresa da narrativa. Amanda, que já vivia um caos na vida conjugal depois de beijar uma desconhecida na rave onde fora buscar a vovó, entra em crise existencial para ressignificar tudo e a todos ao seu redor.

“Todos nós também nos fizemos em prantos. Uma neblina bem fininha caiu, molhando a terra onde vovô e dona Luzinete seriam sepultados. O assovio das verdades zumbiu pelos arredores. Mesmo à noite, a flor do girassol que, havia anos, não abria, abriu-se chorosa para a lua. Foi aí que, antes de sumir por dentro do matagal que lhe caía à frente, vovó olhou para mim e disse:
— Menina Amanda, cuide do meu tesouro! E cuidado com a vida, meu brinco.”
(A vovó é louca, pág. 57)

Para os leitores abertos a obras que desafiam o politicamente correto, A vovó é louca encanta pelo ritmo frenético, narrativa desconstruída e mistura inteligente de gêneros. Surpreendente até para as mentes mais abertas, a obra de Francisco é um convite para a diversão com as tiradas da vovó, uma pessoinha louca e linda, capaz de ir a uma rave e também fazer uma canja de galinha para a netinha.

Ficha Técnica:
Título
: A vovó é louca
Autor: Francisco Leite
Editora: Transversal
ISBN: 978-65-00-12820-8
Páginas: 176
Formato: 21×14 cm
Preço: R$38,00 (físico) R$19,90 (e-Book)
Link de venda:
https://amzn.to/2NHP2So e http://bit.ly/3r9SYdd
Baixe a capa em alta aqui.

Sinopse: Amanda Aurora, paraibana mãe de dois filhos, após buscar sua vovó em um rave, entra em uma crise pessoal e conjugal, sobretudo por ter conhecido uma jovem muito bonita que a beija na boca. Seu único refúgio em busca da paz e da afirmação pessoal é a casa da vovó, uma pessoinha linda e vanguardista, suporte e retaguarda dos Terto Aurora, capaz tanto de lhe acalmar com uma canja de galinha quanto aprontar as tiradas mais loucas. Com a morte do vovô e com a reclamação dos haveres do espólio por alguns herdeiros representados pela bisavó de Amanda, uma mulher arengueira de espírito belicoso, a vida da família dá um duplo twist carpado. E tudo isso porque o desaparecimento da vovó em circunstâncias hilárias e extravagantes, agrava o drama pessoal da neta e marca o destino de toda família Terto Aurora.

Francisco LeiteSobre o autor: Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, professor da Universidade Estadual da Paraíba, jurista, escritor e poeta.  Na literatura, além do romance de estreia “O Pequeno Davi” (Editora Hibis), escreveu uma coletânea de contos chamada “Crimes de Agosto”, uma coletânea de prosa poética (este em parceria com Lu Cavichiolli), chamada “Decifra-me ou te devorarei” e um romance autobiográfico chamado “Os longos olhos da espera” (Lura Editora), todos disponíveis na Amazon.

 

 

 

 

 

 

Posted on