fbpx
 

CASAMENTO: felizes para sempre ou até que a comodidade os separe?

Home » Sala de Imprensa » CASAMENTO: felizes para sempre ou até que a comodidade os separe?

Ensaio da escritora e palestrante carioca Alessandra Camargo une prosa e poesia para descrever as etapas e estrutura de um casamento; capítulos da obra vão desde a paquera até o que acontece depois do “sim”

Casamento – Instituição falida?Já que é para escrever sobre casamento, a autora e palestrante Alessandra Camargo celebra a união entre prosa e poesia na obra Casamento – Instituição falida?. O assunto sério é abordado de forma descontraída com versos poéticos ao fim de cada capítulo para arrematar a análise.

Dividida em duas obras, o livro incentiva o leitor a conhecer seus próprios valores. A primeira parte passeia pelos processos de atração que podem levar a um casamento, como a paquera, o primeiro beijo, a paixão platônica, o namoro…, além de refletir sobre a influência dos contos de fadas no ideal romântico.

“Citando o casamento, que é o nosso assunto, é uma situação de extremo desconforto e sofrimento para os envolvidos. A pessoa ciumenta que vive com a mente povoada por constantes conflitos e dúvidas, sempre se achando enganada e desrespeitada, e a pessoa ao seu lado o foco da desconfiança e dos inquéritos, sentindo-se sufocada, cercada.”
“Casamento – Instituição falida? pág. 76)

A reunião de todas as poesias apresentadas ao fim de cada capítulo se assemelha perfeitamente ao diário de um apaixonado: do flerte ao primeiro beijo, do namoro ao casamento, das dúvidas se tomou a decisão certa até a certeza do amor eterno. Cada etapa de uma vida construída a dois pode ser degustada nas poesias de Alessandra.

Para mulheres que buscam a compreensão de si mesmas e a independência emocional, Casamento – Instituição falida? é leitura reflexiva sobre os padrões e expectativas da sociedade sobre o casamento moderno.

Ficha Técnica:
Título
: Casamento – Instituição falida?
Autor: Alessandra Camargo
ISBN: 978-989-51-4666-6
Páginas: 108
Formato: 21,7×14 cm
Preço e-Book: R$ 20,00
Preço impresso: R$ 27,00
Link de venda: 
http://bit.ly/3izXu1i
Baixe a capa em alta aqui.

Sinopse: O diferencial desta obra começa no fato de celebrar uma união entre a prosa e a poesia livre. Será que esta união dará certo?

São observações sobre a estrutura do casamento e sua importância na vida atual, o que remete a pergunta sobre ser ou não uma instituição falida, de uma forma bem humorada, com um texto simples, mas pontual. Capítulos curtos e de fácil leitura. Visa incentivar o leitor a conhecer seus próprios valores e se perguntar o quão objetivos eles são em seu comportamento social.

A primeira parte faz um breve passeio pelos processos de atração que podem levar ao casamento, como a paquera por exemplo, além de refletir sobre a influência dos contos de fadas no ideal romântico e a questão da união estável.

A segunda parte segue com observações sobre elementos que fazem parte do enlace desde o dia D; sem deixar escapar assuntos como sexo e fidelidade.

Sobre a autora: Uma leitora assídua que desde tenra idade se aventura no mundo da poesia. Atriz profissional que busca compreender as menores nuances de cada personagem.Em cada tema abordado, seja por escrito ou numa palestra, o seu objetivo é o de convidar a uma reflexão íntima. Nada de pensamentos prontos, finalizados, mas argumentos e questões para serem colocadas na vivência de cada pessoa. Como escritora tem 3 obras publicadas: “Casamento – Instituição Falida?”, “Os Sonhos de Lívia” e “Alegria na Poesia”.

 

Posted on