fbpx
 

Encontros Sagrados – de Roma a Jerusalém

Home » Sala de Imprensa » Encontros Sagrados – de Roma a Jerusalém

Norte-americana cumpre peregrinação da Europa ao Oriente Médio

Quando o mundo parece agitado, sem controle, o que você faz? Tamara Park arruma as malas. E não é para fugir do caos não. A escolha é para se encontrar. A mudança na vida desta escritora começou quando ela estava morando no Oriente Médio. Tinha chegado há poucas semanas para cursar uma pós-graduação quando soube que o seu país tinha sofrido um atentado, o marcante 11 de setembro de 2001.

Apesar do clima e das incertezas e até do curso cancelado, ela decidiu ficar e se aventurar por lá. “Atravessei penosamente túneis antigos, subi o monte Sinai caminhando, mergulhei com snorkel no mar Vermelho e nadei nua no mar da Galileia. Saboreei uísque e bolo com o arcebispo grego, café e chocolate com o mukhtar sírio e muito, mas muito, chá com comerciantes”.

Por conta da violência cada vez maior da “intifada insurreição palestina”, Tamara mudou-se para um bairro palestino na cidade velha e frequentou aulas de hebraico na cidade nova. Viu de perto como as divisões políticas se transformaram em dilemas pessoais. “Os problemas não podiam mais continuar abstratos. Eles estavam ligados às pessoas com quem eu me importava — em ambos os lados”.

No meio dos bombardeios frequentes, vendo mulheres palestinas perderem seus filhos – as ambulâncias não chegavam a tempo –, o número de adolescentes israelenses usando drogas aumentando, que Tamara tenta encarar a vida com muito mais coragem e criatividade.

Na volta para os Estados Unidos, depois de dez meses, ela se sentiu transformada e percebeu também o quanto seu país tinha mudado depois do atentado terrorista. “As bandeiras americanas estavam por toda parte. A Lei Patriota, criada pelo governo de George W. Bush em 2001 para combater o terrorismo, estava em vigor. As divisões estavam ficando mais nítidas e os riscos, mais altos”.

Tamara ainda convivia com os porquês. Sua inquietude não poderia ficar diante do que lia no noticiário ou notas governamentais. Ela precisava das respostas para entender os conflitos religiosos e, por isso, decidiu traçar um caminho de peregrinação. Para a jornada, convidou dois amigos, a Krista, com que trabalhou em Bruxelas e Eric, o amigo que conheceu em Jerusalém.

“Estou curiosa para saber como nós três vamos nos dar — se nos odiaremos uns aos outros, se gostaremos uns dos outros ou uma certa combinação de ambos — antes de terminar essa jornada sagrada”.
Mas, afinal, esta aventura deu certo? A resposta você vai encontrar no livro “Encontros Sagrados – De Roma a Jerusalém” que descreve esta envolvente viagem. Um diário extraordinário sobre as culturas, os conflitos, as perseguições e os preconceitos que se passam nas cidades e regiões que constituem o eixo das três principais religiões monoteístas — o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

Além de todo o seu cunho literário, a escritora Tamara Park contextualiza o leitor com dados oficiais e curiosidades sobre cada cidade que visita. Nesta obra, você vai saber, por exemplo, que aproximadamente 90% dos italianos se identificam como católicos romanos e somente uma pequenina fração desse número frequenta a missa em algum domingo.

Sinopse
Encontros sagrados — De Roma a Jerusalém descreve uma aventura extraordinária, na qual Tamara percorre as cidades e regiões que constituem o eixo das três principais religiões monoteístas — o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. Conhecer culturas e conversar com gente que enfrentou guerras, conflitos étnicos, estagnação econômica e até perseguição religiosa levam a autora ao conhecimento de outras visões da espiritualidade que jamais imaginara.

A autora
Tamara Park é bacharel em Telecomunicações pela Universidade Liberty, no Estado de Virginia, Tamara Park concluiu o mestrado em Divindade no Seminário Gordon-Conwell, em Massachusetts. Tamara também faz parte da liderança de grupos pequenos e formação espiritual da comunidade Warehouse 242, situada na região urbana de Charlotte, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Quando não está ouvindo rádio, lendo algum livro de Henri Nouwen ou se divertindo com as piadas do site The Onion, trabalha também como produtora de televisão, encarregada de programas realizados pela Halogen TV, especializada em conteúdo voltado para a capacitação e a consciência social entre a juventude.

ENCONTROS SAGRADOS ― DE ROMA A JERUSALÉM
(Sacred Encounters ― From Rome to Jerusalem)
Tamara Park
Tradução: Lenita Ananias
336 páginas
16x23cm
Preço: R$ 37,90
Áreas de interesse: Espiritualidade, Viagem, Peregrinação, Autoconhecimento, Cristianismo, Aventura, Mulher
Links úteis: twitter.com/tamarapark;
Lançamento: junho de 2010
ISBN: 978-85-62877-12-4

Mais informações: www.garimpoeditorial.com.br

Assessoria de Imprensa
Lilian Comunica
assessoria@liliancomunica.com.br
(11) 2275-6787

Posted on