fbpx
 

Garimpo Editorial lança Ossos Inquietos, o primeiro livro escrito por Melvin Starr

Home » Sala de Imprensa » Garimpo Editorial lança Ossos Inquietos, o primeiro livro escrito por Melvin Starr

Se desvendar um assassinato hoje já é difícil, imagine em 1363

“Uctred imaginou ter descoberto ossos de porco, mas não sabia por que eles estavam no fosso que ficava na base do muro do castelo de Bampton, nem deu importância a isso. Então, ele encontrou a caveira.” É com essa narrativa que Melvin Starr resolve começar a história de Hugh de Singleton, um cirurgião que viveu por volta de 1360 na pequena cidade de Bampton.

Tudo começa com a descoberta de uma ossada no fosso do castelo. De quem seria? Como foi parar ali? O recém chegado Hugh acaba se tornando o responsável por descobrir o misterioso assassinato, já que é o único cirurgião da cidade e pode encontrar nas ossadas alguns vestígios que levem ao assassino.

Mas quem espera uma história de detetives da idade média, se engana. Starr narra sua história com uma riqueza de detalhes impressionante e muita pesquisa, o que faz o leitor sentir que tudo aquilo que se passa na história realmente aconteceu. Não há nada encoberto por fantasias ou cenas que fogem da realidade.

Outro espetáculo à parte são as cirurgias medievais narradas pelo personagem Hugh, como no momento em que ele precisa extrair uma pedra de um paciente. “Pedi banha de porco à sua esposa e, com ela, lubrifiquei vários dedos. Eu iria colocá-los, então, no reto de Alfred até sentir sua bexiga. Com sorte, eu também sentiria a pedra […] Usei uma navalha pequena para cortar a bexiga e extrair a pedra com um dedo. Alfred arfou novamente. Você faria o mesmo. A maioria provavelmente gritaria. Suspeito que eu teria gritado.”

Publicado originalmente em 2008 e pela primeira vez lançado no Brasil, Ossos Inquietos fez tanto sucesso no exterior que Starr já preparou mais duas histórias com o inteligente e carismático cirurgião Hugh de Singleton (que não pode ser chamado de doutor, afinal, nunca se formou como médico).

Você pode encontrar Melvin Starr em http://melstarr.net/ e o livro pode ser adquirido nas melhores livrarias do país e no site da Garimpo Editorial.

Trechos do Livro

“Encontrei um aposento no andar superior de uma hospedaria chamada Stag and Hounds, na Rua Principal; um estabelecimento onde jantei muitas vezes quando era estudante, mas não por escolha. O aluguel de um lugar assim custava seis centavos por mês — mais do que eu poderia pagar, mas eu queria pendurar minha placa em um lugar visível e bem movimentado. Desfiz a mala com meus poucos pertences, alinhei meus instrumentos cirúrgicos, pendurei uma placa acima de minha janela com meu nome e profissão gravados nela e esperei pacientes.”

“Uma onda de mau cheiro do fosso lá embaixo convenceu-me a deixá-la voltar para seu lugar. Um homem poderia levantar a proteção e empurrar um corpo pela abertura. Contudo, parecia-me que o mais provável era que seriam necessários dois homens
para a tarefa.”

“A causa de sua dor era uma unha encravada bastante infeccionada; uma das piores que vi. O espantoso era o fato de ela conseguir andar […] Assim, ajudei-a a subir na mesa e fui trabalhar. Ela fez o que disse. Reprimiu um ou dois gemidos e se contorceu quando fiz a incisão no dedo machucado. Apenas isso. Terminei meu trabalho rapidamente, lavei mais uma vez o dedo com vinho e depois ajudei a velha senhora a ficar em pé.”

“Não dormi bem naquela noite, com uma caixa de ossos debaixo de mim sobre uma mesa. Digo para mim mesmo agora que fiquei com insônia por causa da minha curiosidade, que tentar dormir sobre o que restou de um corpo não era a causa de minha insônia. A verdade está em algum lugar entre eu e os ossos, como muitas vezes acontece.”

O autor
Depois de anos lecionando História, Melvin R. Starr se tornou um especialista em estudos medievais. Seu interesse peculiar pelas técnicas usadas pela medicina da Europa na Idade Média, bem como pela linguagem da época, o habilitaram a desenvolver a série de “crônicas de Hugh de Singleton”, misto de médico, investigador e criminalista.

OSSOS INQUIETOS
(The Unquiet Bones)
Melvin R. Starr
Tradução: Valéria Lamin
256 páginas
16×23 cm
Acabamento: Brochura com orelhas
Categoria: Ficção
Preço: R$ 34,90
Áreas de interesse: História, Suspense, Mistério
Links úteis: http://melstarr.net/
Lançamento: Agosto de 2010
ISBN: 978-85-62877-17-9

Posted on