fbpx
 

O Cristianismo é bom para o mundo? – Um Debate

Home » Sala de Imprensa » O Cristianismo é bom para o mundo? – Um Debate

Douglas Wilson e Christopher Hitchens colocam a prova tudo o que você pensa no livro

São dois “pesos pesados”. De um lado, Douglas Wilson, apologista cristão, pastor da Christ Church, nos Estados Unidos, bacharel em Estudos Clássicos e mestre em Filosofia. Do outro, Christopher Hitchens, jornalista britânico, ateu convicto, analista político, articulista das revistas Harper”s, The New Yorker e da brasileira Época.

Estamos no primeiro round. Em vez de socos cruzados e supercílios sangrando: ideias, convicções e fatos são debatidos pelos “combatentes” e postas à prova em O cristianismo é bom para o mundo? – um debate, que a Garimpo Editorial lança este mês.

Em 2007, a Christianity Today, revista de circulação nacional nos EUA, promoveu um debate entre Wilson e Hitchens. O tema: até que ponto o cristianismo contribuiu para o progresso ou para o atraso do mundo? Se deixou legados para a sociedade moderna ou serviu apenas como obstáculo ao desenvolvimento. O encontro dos dois pensadores logo virou livro e um documentário (clique aqui e veja o site). E agora é um dos livros mais aguardados aqui no Brasil.

Dividido em seis capítulos, chamados de Rounds, como no boxe, a leitura desliza entre páginas de um confronto ácido. Wilson, o que acredita em Deus, é tão satírico que chama Hitchens de ‘puritano’, em contraponto, o neoateu se deleita no fato de que não existem provas concretas que Deus existe. No final, onde se poderia acreditar que exista raiva pela divergência, nasceu uma amizade entre os dois pensadores.

O juiz desta luta é você, leitor. Teste sua crença ou descrença.

Sobre os combatentes

Douglas Wilson é teólogo e pastor da Christ Church, nos Estados Unidos e acadêmico da Nova Faculdade Saint Andrews. É bacharel em Estudos Clássicos e mestre em Filosofia pela Universidade de Idaho. Ajudou a fundar a Confederação das Igrejas Evangélicas Reformadas. Escreveu vários livros, entre os quais Letter from a Christian Citizen [Carta de um cidadão cristão] e Heaven Misplaced: Christ’s Kingdom on Earth [O céu no lugar errado: o Reino de Cristo na terra]. É provocador, hábil, barbudo e alegre.

Christopher Hitchens é um jornalista britânico e analista político de prestígio formado em Oxford. Considerado um autêntico representante do movimento chamado “neoateísmo”, é autor de diversos livros, incluindo God Is Not Great [Deus não é grande]. Escreve regularmente para as revistas The Nation, Harper”s e The New Yorker. Foi considerado um dos cem maiores intelectuais pelos leitores das revistas Foreign Policy e Prospect. Hitchens mora nos Estados Unidos, em Washington D.C. Intelectual, alto e divertido.

Ficha Técnica

O CRISTIANISMO É BOM PARA O MUNDO? ― UM DEBATE
Autores:Douglas Wilson e Christopher Hitchens
Tradução: Robinson Malkomes
Número de páginas: 80
Formato:14x20cm
Categoria:Cristianismo, Ateísmo, Filosofia
Lançamento:março de 2010
Preço sugerido: R$ 21,90

 

Posted on