fbpx
 

Reconhecer e validar pessoas: os desafios da gestão humanizada

Home » Sala de Imprensa » Reconhecer e validar pessoas: os desafios da gestão humanizada

Eleito em 2017 pela revista Forbes como um dos 25 melhores CEOs do Brasil, empresário Sandro Gonzalez sugere, em lançamento da Editora Hábito, uma visão diferenciada sobre o que é liderar

Capa do livro “O valor das pessoas” | Divulgação

Inspiração para empresários, gestores, gerentes e estudantes, Sandro Gonzalez é referência nacional quando o assunto é gestão humanizada. Os princípios que nortearam Sandro, eleito o CEO mais admirado do Brasil pela Você S/A, em 2016, e um dos 25 melhores CEOs do país pela Forbes, em 2017, deram origem ao livro O valor das pessoas, publicado pela Editora Hábito.

Os 13 capítulos detalham a visão humanizada do autor sobre o que é liderar e os desafios enfrentados por ele ao assumir a empresa comandada pelo pai até entregá-la ainda melhor ao sucessor. Ao fim de cada etapa, o escritor propõe o momento “inspire-se” e “pratique”: Sandro cita outras referências sobre os assuntos apresentados e sugere alguns exercícios mentais para contribuir com o desenvolvimento da leitura.

A jornada do mineiro como líder começou aos 16 anos, quando o pai se ausentou do comando da empresa para assistir a Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Sendo apenas um funcionário da loja de peças que funcionava junto à transportadora, ele foi pego de surpresa com o acidente de moto envolvendo o gerente de operações, pessoa resignada para tomar conta da Transpes durante o período. Sandro não teve dúvida: orientado por ligações do pai dia sim e dia não, assumiu o papel com o apoio de outros colegas deu sequência ao trabalho.

Em uma das ligações que fez, eu disse: “Pai, fique tranquilo, porque aqui eu vou tomando conta dos negócios com a ajuda dos amigos, dos outros funcionários e vai dar tudo certo”. E foi assim que começou a minha jornada na Transpes Minas: na ausência do meu pai e com o gerente de operações internado em um hospital. Eu saía da loja de peças para ingressar num universo que enchia os meus olhos havia muito tempo!
O valor das pessoas, p. 39

Da clássica história do naufrágio do Titanic, Sandro retirou seis lições simples, embora fundamentais, para uma jornada bem-sucedida na liderança de equipes e empresas. São elas: o perigo da soberba, o perigo do individualismo, o perigo da procrastinação, perigo da obsolescência, perigo da falta de um planejamento e o cuidado com a falta de integridade. “Há vezes em que as derrotas, os fracassos e os desastres podem nos ensinar mais do que as próprias vitórias, o êxito e o triunfo”, explica Sandro ao analisar o que poderia ter evitado ou diminuído o número de mortes da tragédia do transatlântico.

Para conhecer a história de uma das principais empresas do país, aprender sobre gestão humanizada de excelência ou inspirar-se com a trajetória de um dos CEOs mais admirados do Brasil: O valor das pessoas é um guia para modelos de gestão centrada em pessoas, sem perder de vista o sucesso do negócio.

FICHA TÉCNICA:
Título: O valor das pessoas
Autor: Sandro Gonzalez
Editora: Hábito
ISBN: 978-65-996667-7-3
Número de páginas: 224
Preço: R$ 49,90
Links de venda: Editora Hábito
Clique AQUI para baixar a capa em alta.
Baixe a foto do autor em alta AQUI.

Autor Sandro Gonzalez | Divulgação

Sinopse: Em um mundo em que o empreendedorismo tem crescido exponencialmente, é difícil encontrarmos modelos de liderança que nos inspiram e nos incentivam a um trabalho centrado em pessoas, sem perder de vista o lucro. Com dezenas de prêmios e décadas de experiência à frente de uma das maiores empresas de transporte do país, a Transpes, Sandro traz nesta obra uma visão humanizada e diferenciada sobre o que é liderar e a melhor forma de gerir pessoas. Com uma linguagem acessível, O valor das pessoas traz o que realmente importa quando falamos em crescimento saudável.

Sobre o autor: Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, com MBA pela DBU University de Dallas (EUA), Gonzalez é especializado nas áreas em que atua com diplomas pelas prestigiadas fundações Getúlio Vargas e Dom Cabral. Empresário e presidente do Conselho da Holding Transpes, que inclui a Transpes e empresas nas áreas de educação (Inova BH) e saúde (Saúde BH). Tendo atuado como presidente da Transpes até dezembro de 2019, foi eleito o CEO mais admirado do Brasil pela Revista Você S/A em 2016, das mais de 1.500 empresas avaliadas, e eleito pela revista Forbes um dos 25 Melhores CEOs do Brasil em 2017.

Instagram: @sandrocgonzalez

Posted on