fbpx
 

Onde está Deus no sofrimento?

Home » Sala de Imprensa » Mundo Cristão » Onde está Deus no sofrimento?

A pergunta que não quer calar, novo livro de Philip Yancey, propõe postura ativa ante a dor: buscar esperança e cuidar dos que sofrem

Capa_Livro_APerguntaquenaoquercalar_MC.jpgEntender onde está Deus em meio à dor não é tarefa fácil. Quando a tristeza é extrema e as doenças e a morte vitimam o ser humano, a busca pela compreensão de como um Deus bom pode permitir tais experiências chegam à mente e ao coração. É justamente nessa hora que a verdade expressa em amor tem seu efeito curativo.

Poucos escritores desenvolveram tamanho talento e sensibilidade para abordar a difícil questão do sofrimento como Philip Yancey. Tal reconhecimento é atestado por diversos livros editados nas mais variadas línguas e nos convites nacionais e internacionais que recebe para falar sobre dramas individuais ou coletivos que afetam milhões em todo o mundo.

Jornalista, escritor premiado e pregador internacionalmente reconhecido, Philip é famoso por seu talento e habilidade para verbalizar as questões que angustiam o homem. Em A pergunta que não quer calar, seu mais novo livro que chega ao Brasil pela Editora Mundo Cristão, ele expõe com inteligência e cuidado fatos importantes da experiência humana, elucidando a perspectiva a ser considerada quando a difícil questão vem à tona: “Por quê? ”. Sem apontar uma resposta óbvia e definitiva, que não existe, o autor ajuda os leitores a encontrar um caminho pavimentado pela esperança e pela fé.

Na obra, que é sequência de seu primeiro livro Onde está Deus quando chega a dor, Yancey compartilha algumas das experiências obtidas por meio do contato com gente que passou pelas mais difíceis situações e oferece encorajamento num relato emocionante, permeado de verdades e conselhos baseados na Palavra de Deus.

Por uma razão qualquer, Deus escolheu responder às agruras da condição humana não brandindo uma varinha mágica que fizesse o mal e o sofrimento desaparecerem, mas absorvendo isso pessoalmente. “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós”, escreveu João no prólogo do seu evangelho (Jo 1.14). Diante do sofrimento, não bastam palavras. Precisamos de algo mais: a Palavra que se fez carne, prova concreta de que Deus não nos abandonou. Como disse Dietrich Bonhoeffer: “Só um Deus sofredor pode ajudar”. P. 73

 De acordo com o autor, praticamente todas as passagens sobre o sofrimento que encontramos no Novo Testamento evitam enfatizar a causa para concentrar-se na reação, a qual pode acontecer de duas maneiras importantes: Primeiro, descobrir um significado em meio ao sofrimento e, segundo, oferecer ajuda real e prática aos necessitados. Um livro que estimula o leitor à reflexão e à ação.

Jesus me ensina que Deus está do lado de quem sofre. Deus entrou no drama da história humana como um de seus personagens não como uma exibição de onipotência, mas de uma forma extremamente íntima e vulnerável. Numa escala menor, interpessoal, Jesus conheceu as espécies de sofrimento comum a todos nós. E como reagiu ele? Evitando teorias filosóficas e lições teológicas, ele estendeu as mãos e ofereceu cura e compaixão. Ele perdoava pecados, curava os aflitos, expulsava demônios e até vencia a morte. De sua breve passagem pela terra, ganhamos não apenas um sinal nítido e brilhante do futuro, mas também um claro exemplo de como nós, seus seguidores, devemos reagir em relação a quem sofre. P. 76

 A pergunta que não quer calar, de Philip Yancey, está nas livrarias de todo o país.

Ficha técnica
Editora: Mundo Cristão
Autor: Philip Yancey
ISBN: 978-85-433-0108-2
Páginas: 144
Formato: 14×21
Preço: R$ 26,90

Sobre o autor: Philip D. Yancey formou-se com louvor na Columbia Bible College e obteve dois diplomas de mestrado: um em Comunicação na Escola de Pós-graduação Wheaton College e outro em Língua Inglesa na Universidade de Chicago. Foi editor da revista Campus Life de 1971 a 1978. Nesse período, a circulação da revista cresceu de 50 mil para 250 mil exemplares e foi duas vezes eleita o “Periódico do ano” pela Evangelical Press Association [Associação da imprensa evangélica]. Desde 1978, trabalha como colaborador independente. Mais de 600 artigos seus apareceram em 80 publicações diferentes, entre elas Readers Digest, Publishers Weekly, National Wildlife, The Saturday Evening Post, Christian Century e The Reformed Journal. Já ganhou da ECPA onze prêmios Gold Medallion e seu livros já venderam cerca de vinte milhões de exemplares em todo o mundo. O autor ainda escreveu três livros em co-autoria com o pioneiro médico missionário Dr. Paul Brand: As maravilhas do corpo (Edições Vida Nova), In his Image (À sua imagem) e A dádiva da dor (Mundo Cristão). Também foi co-editor da The student Bible (A Bíblia do estudante), outra obra premiada com o Gold Medallion. Atualmente, Yancey e a esposa, Janet, moram em Evergreen, Colorado. Gostam de fazer caminhadas, da vida animal e de todas as outras maravilhas das Montanhas Rochosas.

Faça o download da capa em alta resolução aqui.

Posted on