fbpx
 

Diálogos da vida real transcritos para a literatura

Home » Sala de Imprensa » Diálogos da vida real transcritos para a literatura

Conversa entre escritor Eduardo Ribeiro Dias com a mãe, ao se assumir gay, é o ponto de partida do romance “Sobre Pedras e Flores”

Capa do livro “Sobre Pedras e Flores” | Divulgação

Grande parte do diálogo entre Elias e o pai, no primeiro capítulo do livro Sobre Pedras e Flores, é inspirado na conversa que o escritor Eduardo Ribeiro Dias teve com a mãe ao se assumir gay na juventude. O romance é a obra de estreia na literatura do autor mineiro radicado em Londrina, Paraná.

“Sabe, pai”, comecei contando os sons de cada palavra que deixava sair: “eu sei que você e a mãe tem algumas ideias do que vocês querem pra mim, pro meu futuro, mas eu acho que não vou conseguir fazer tudo do jeito que vocês esperam.” Encarei a tela azul. “Principalmente com relação a formar uma família.” Meu polegar corria pelas bordas da unha do dedo médio. “É que, sabe, se eu tiver uma — uma família, eu quero dizer —, provavelmente não será com uma mulher”, eu concluí, pensando que talvez tivesse sido mais fácil dizer com todas as letras aquilo que eu precisava, mas entendendo que, naquele momento, era o melhor que eu conseguiria fazer.
Sobre Pedras e Flores, p. 15

Eduardo utilizou das próprias experiências na narrativa para transmitir sentimentos aos personagens e torná-los reais e identificáveis. Um destes personagens, Isaac, enfrenta as consequências dos próprios atos que levaram ao fim do casamento com Lílian. Em uma noite sem rumo ele conhece Elias, que aos 32 anos encara dúvidas quando à carreira e às ausências que finge não sentir.

O encontro que aparentemente não mudaria a vida de nenhum dos dois tem desdobramentos inesperados quando os protagonistas são colocados frente a frente para lutar contra os traumas e fantasmas do passado. Ao leitor, ficam mensagens acolhedoras sobre luto familiar, bullying na adolescência e homofobia, além da luta diária contra quem são e a descoberta de quem querem, de fato, ser.

Complexos e reais, os personagens de Sobre Pedras e Flores agradam especialmente o leitor que busca narrativas LGBTQIA+ mais densas, que vão além do despertar da sexualidade. “Sobre Pedras e Flores é apenas uma de muitas histórias que me mantém acordado à noite e que serão, muito em breve, transportadas às páginas de livros”, torce Eduardo.

FICHA TÉCNICA:
Título: Sobre Pedras e Flores
Autor: Eduardo Ribeiro Dias
ISBN:  6525413923
Páginas: 388
Formato: 23 x 15 cm
Valor: R$ 66,99
Link de venda: Amazon  
Clique AQUI para baixar a capa em alta.
Baixe a foto do autor em alta AQUI.

Autor Eduardo Ribeiro Dias | Divulgação

Sobre o autor: Eduardo Ribeiro Dias é professor. Nasceu no norte de Minas Gerais, onde se formou em Letras-Inglês e viveu até os 25 anos. Desde lá mora em Londrina, Paraná. É, também, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Sobre Pedras e Flores é o romance de estreia na literatura.

Redes sociais:
Instagram
Site

Posted on