A primeira obra de literatura do mundo feita inteiramente de plástico reciclado e reciclável. Essa é a proposta de Poemas de Plástico, do poeta e dramaturgo Pedro Tancini, que realiza o lançamento no sábado (23/11) de um livro em formato inédito no mercado editorial. Com início às 18 horas, o evento acontece no centro cultural Al Janiah, na Bela Vista, em São Paulo.
A programação conta com uma série de atividades voltadas para leitores, escritores e aspirantes à carreira literária. Além de venda de exemplares e duas sessões de autógrafos, haverá uma palestra de Pedro Tancini às 18h30min sobre o processo de escrita e publicação de obras de poesia. Às 19h30min, ocorrerá um bate-papo sobre Poemas de Plástico, que terá participação do autor e também do designer gráfico Delfin.
As páginas do livro de poesia são impressas em papel sintético produzido principalmente com tampinhas de garrafa PET coletadas por catadores. Já as capas de cada exemplar são personalizadas pelo próprio autor, com colagem de pedaços de plástico que ele retirou das praias do estado de São Paulo.
Em meio a versos que desbravam as margens da folha e desafiam as estruturas padrões de um trabalho poético, a obra em si é a tentativa de se fazer durar em um sistema onde tudo parece descartável e o nosso futuro como humanidade se mostra cada vez mais ameaçado. “O livro é uma busca por sobreviver psiquicamente e emocionalmente nesse mundo que nos violenta diariamente e, mais do que isso, vislumbrar caminhos possíveis de superação do capitalismo também por meio da poesia”, comenta o autor.
Programação completa
18h – Sessão de autógrafos
18h30min – Palestra sobre o processo de escrita e publicação de livros de poesia
19h30min – Bate-papo sobre Poemas de Plástico, com o autor Pedro Tancini e o designer gráfico Delfin
20h30min – Sessão de autógrafos
Evento de lançamento do livro Poemas de Plástico
Data: 23/11 (sábado)
Horário: a partir de 18 horas
Local: Al Janiah
Endereço: Rua Rui Barbosa, nº 269, Bela Vista – São Paulo/SP
—
Sobre o autor: Pedro Tancini é poeta, dramaturgo, ator, diretor, produtor e fundador do Coletivo Parêntesis de Teatro. É graduado em Comunicação Social pela ESPM, mestre em Comunicação e Práticas de Consumo também pela ESPM e pesquisa sobre os impactos do capitalismo contemporâneo nas sociedades do século XXI. Como autor, escreveu oito peças de teatro, publicou o livro de contos “Nove Autores – Nova Histórias” e a edição “Erramos” da revista literária “Moreia” junto de outros escritores. Teve, ainda, poemas, dramaturgias e crônicas selecionados por diversos editais e premiações. Em 2024, lançou os livros “Teatro à Venda”, “Professores Online” e Poemas de Plástico.
Redes sociais do autor: @pedrotancini | @coletivoparentesis