O Dia da Consciência Negra será feriado nacional pela primeira vez neste ano, em 20 de novembro. A data, que homenageia Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos contra a escravidão, marca um momento de celebração das comunidades negras e de memória sobre a resistência ao racismo estrutural no Brasil.
Neste cenário, a literatura é uma ferramenta poderosa para engajar os leitores na busca por transformações sociais. Para se aprofundar na luta antirracista e abrir os olhos a novas perspectivas, a lista abaixo reúne quatro livros Young Adult com protagonismo negro, que abordam temas como identidade, empoderamento e a importância de combater o preconceito.
Confira todas as indicações:
Onde repousam as mentiras: Prestes a iniciar o penúltimo ano do ensino médio na prestigiada Academia Alfred Nobel, Sade Hussein, que até então teve educação domiciliar, não imagina que o desaparecimento de sua colega de quarto, Elizabeth, a tornaria a principal suspeita do caso. Quando aparentemente todos demonstram não se importar com o sumiço da aluna, cabe a Sade e ao melhor amigo da desaparecida, Baz, investigarem o caso. Este suspense psicológico denuncia a impunidade da violência sexual contra a mulher, além de escancarar o preconceito de gênero e o racismo.
(Autora: Faridah Àbíké-Íyímídé | Onde encontrar: Amazon)
Ás de Espadas: Quando Chiamaka e Devon passam a ser chefes de turma, parece um excelente começo de ano para os dois. Afinal, isso pode ajudá-los a entrar em boas universidades. Mas alguém chamado “Ases” começa a enviar mensagens para todos os alunos da escola, revelando segredos dos jovens sobre detalhes íntimos de suas vidas e ameaçando seus futuros, planejados com tanto esforço. E o que parecia apenas uma brincadeira de mau gosto se transforma em um jogo perigoso e assustador. Esta história traz protagonismo negro e LGBTQIAPN+, além de debater o racismo, preconceito de classe e homofobia.
(Autora: Faridah Àbíké-Íyímídé | Onde encontrar: Amazon)
Ana Laura (com certeza) já superou sua ex: Após um namoro caótico e um término conturbado, Ana Laura precisa se reerguer e buscar forças para superar a ex-namorada. E ela não tem tempo a perder: quando a ex retorna a Porto Alegre, a determinação de Ana Laura em não demonstrar fraqueza a faz arquitetar um plano arriscado. A ideia? Subornar Clara, sua reservada colega de trabalho, para se passar por sua namorada. Mas, quando a linha entre o fingimento e a realidade começa a desaparecer, o namoro de mentira parece cada vez mais verdadeiro.
(Autor: I.K. Prado | Onde encontrar: Qualis Editora)
A magia que nos pertence: Em um Rio de Janeiro onde a magia se cria com memórias, e histórias estranhas são apenas normais, Amanda, Madu, Diego e Alícia se unem para localizar um algoritmo de redes sociais que ganhou corpo e está à solta na cidade. Entre festas animadas, criaturas estranhas e uma realidade tecnológica, os quatro amigos descobrem que não há nada mais mágico do que poder contar um com o outro. Este romance carioca oferece muita representatividade por meio de protagonistas negros e LGBTQIAPN+.
(Autora: Fernanda Nia | Onde encontrar: Amazon)