Histórias com protagonistas femininas tem ganhado cada vez mais destaque entre as prateleiras das livrarias trazendo representatividade para a literatura. O mesmo movimento tem acontecido nos últimos anos com narrativas que visibilizam o amor entre mulheres, os chamados romances sáficos.
Para contribuir com as indicações de leitura deste gênero, separamos seis livros que celebrar o amor. Aqui você vai encontrar heroínas que viajam no tempo, constroem uma carreira, opõem-se a regimes autoritários, tudo isso, enquanto vivem um grande amor.
As obras vão deixar seu coração quentinho! Confira a lista completa:
Em todas as gotas de chuva
Em Vila das Íris, uma cidade pacata do interior, duas famílias eram conhecidas por sua intensa e decadente rivalidade no passado. No entanto, para Atena Lisboa e Cordélia Salgueiro, a hostilidade era apenas uma invenção de seus familiares para animar o dia a dia e alimentar os egos. Até que, por coincidência, o destino as faz dividir o mesmo assento em uma viagem de trem que promete refazer um trajeto nostálgico para ambas. Lado a lado, a um banco de distância, é provável que a disputa familiar seja rapidamente banida.
(Autora: Englantine | Editora: Qualis | Onde encontrar: Amazon)
O priorado da laranjeira – A maga
Neste best-seller sáfico, Samantha Shannon apresenta uma civilização comandada por mulheres. O mundo está dividido em dois povos rivais que nutrem crenças diferentes sobre os dragões: um vê as criaturas como místicas e as adora como seres divinos, o outro acredita que são feras ruins e terrivelmente perigosas, capazes de devastar a humanidade. Porém, quando um dragão ancestral das trevas ressurge e ameaça a vida de todos, as duas sociedades terão que deixar de lado as diferenças para lutarem juntas por um bem maior: salvar o mundo desta fera.
(Autora: Samantha Shannon | Editora: Plataforma21 | Onde encontrar: Amazon)
Liz Flores é uma farsa
Liz Flores é uma escritora aspirante, que sonha em ser agenciada por ninguém menos que Valentina Rosa, uma das melhores agentes literárias do país. Mas, tudo que conseguiu foi se tornar assistente pessoal de Diana Marinho, a agente do departamento de influencers. Quando surge a oportunidade de promoção, Liz recebe a proposta de fingir ser a namorada de Diana para agradar o comitê de diversidade da empresa. Em troca, ela terá a chance de ter seu livro lido por Valentina. Em meio a mentiras, uma rotina exaustiva e um livro a ser finalizado, Liz se vê envolvida em uma farsa romântica que pode custar não só seu sonho, mas os resquícios de sua sanidade.
(Autora: Victoria Mendes | Editora: Qualis | Onde encontrar: Qualis)
Um dia de céu noturno II
Com imersão no matriarcado e representatividade LGBTQIAP+, este é um prequel que se passa 500 anos antes da fantasia “O priorado da laranjeira”, best-seller de Samantha Shannon. Na história, Glorian, sucessora do rainhado, Tunuva, a irmã do Priorado e Dumai Wulf, amante de dragões, se unem para enfrentar um maligno e ancestral cuspidor de fogo. Em um mundo marcado por lendas, segredos, medo do desconhecido e forças que parecem se opor e se complementar, a vida dos personagens criados se entrelaça de modo surpreendente neste segundo volume, apresentando o desfecho magnífico e emocionante de Um dia de céu noturno.
(Autora: Samantha Shannon | Editora: Plataforma21 | Onde encontrar: Amazon)
Nevernight – A sombra do Corvo
Primeiro volume da trilogia “As crônicas da Quasinoite”, esta é uma história intensa e visceral, inspirada nas civilizações greco-romanas. Com protagonismo bissexual e romance sáfico, a obra apresenta Mia, uma jovem que busca se aprimorar no ofício de matar: sua missão é ceifar a vida de cada um dos responsáveis por extinguir sua família quando era criança. O tom sarcástico da narrativa é um elemento extra – instiga os leitores a entrarem na atmosfera deste universo repleto de ameaças.
(Autora: Jay Kristoff | Editora: Plataforma21 | Onde encontrar: Amazon)
Ela se tornou o Sol
Em um vilarejo assolado pela fome numa planície amarelada e poeirenta, duas crianças recebem dois destinos. Para os camponeses esfomeados das Planícies Centrais, a grandeza é algo que só se encontra em histórias. Quando o vilarejo é atacado por bandidos e as duas crianças se tornam órfãs, é Zhu Chongba quem sucumbe à dor e morre. Desesperada para escapar da própria morte predestinada, a garota usa a identidade do irmão para viver num monastério como um jovem noviço. Lá, impulsionada pelo desejo ardente de sobreviver, Zhu aprende que é capaz de fazer o que for preciso, não importa o quanto seja cruel, para continuar escondida de seu destino.
(Autora: Shelley Parker Chan | Editora: Alta Novel | Onde encontrar: Amazon)