• Quem somos
  • Fale com a LC
  • Trabalhe conosco
  • Política de Privacidade
LC - Agência de Comunicação
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
    • Assessoria de Imprensa – Press LC
    • Assessoria de Imprensa – Master LC
    • Produção de livros
    • Leitura Coletiva
    • Leitura Crítica
    • Cursos para escritores
    • Mentoria Arquitetos do Livro
    • Mentoria DNA Best-Seller
    • Consultoria com Plano de Marketing
    • Consultoria de Marketing + Criativos LC
    • Assessoria e Consultoria para Editoras
    • Desenvolvimento de Sites
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Blog
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
    • Assessoria de Imprensa – Press LC
    • Assessoria de Imprensa – Master LC
    • Produção de livros
    • Leitura Coletiva
    • Leitura Crítica
    • Cursos para escritores
    • Mentoria Arquitetos do Livro
    • Mentoria DNA Best-Seller
    • Consultoria com Plano de Marketing
    • Consultoria de Marketing + Criativos LC
    • Assessoria e Consultoria para Editoras
    • Desenvolvimento de Sites
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Blog
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
Sem resultados
Ver todos os resultados
LC - Agência de Comunicação
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ascensão dos devocionais

Magno Paganelli

21 de maio de 2024
Tempo de leitura: 3 mins de leitura

A literatura devocional – como chamamos hoje –, nasceu no século passado, nos países do norte e, naturalmente, influenciaram a produção cristã no Brasil, com títulos como Boa Semente e Pão Diário. Este último, surgiu nos Estados Unidos, em 1938, como reprodução transcrita de conteúdos de rádio, que passaram a ser utilizados no formato impresso. O livro foi traduzido para dezenas de idiomas e distribuídos em 150 países, dentre os quais o nosso. 

No final dos anos 1990, algumas igrejas brasileiras utilizavam os devocionais para mobilizar seus membros a desenvolverem uma vida espiritual ativa e dinâmica. Manter a regularidade na prática da oração e leitura da Bíblia não é, definitivamente, um empreendimento atraente para a carne, embora seja necessária para o espírito. 

Já nos anos 2000, com o percebido crescimento dos evangélicos, deu-se a proliferação dos devocionais temáticos. Editoras identificaram um público próximo dos conteúdos que cabiam naquele formato, e vimos o lançamento de devocionais para casais, família, mulheres, pequenos grupos, além de antigos sermões de pregadores consagrados, sendo vertidos para o formado devocional. Este é o caso das mensagens de Charles Spurgeon, Billy Graham, Max Lucado, John Piper e tantos outros. 

Leia também:

O início, o fim e o meio do jeitinho brasileiro

O consumidor que não reclama é o novo alerta vermelho do varejo

O problema dos três corpos: o terapeuta, o paciente e o código

Com a onda dos influenciadores nas redes sociais, o papel dos devocionais foi potencializado, levando alguns títulos a tornarem-se best-sellers e a figurarem nas listas dos livros mais vendidos do país por meses. E, não somente um título, mas alguns deles têm marcado presença firme na lembrança e no interesse do público leitor. 

A razão para isso não é uma só. O crescimento da população evangélica sem dúvida lança a base para esse sucesso. A praticidade que um devocional proporciona é outro motivo, pois dá a sensação de que se pode separar uns minutos dentro de uma rotina alucinada como a nossa e fazer a manutenção da vida espiritual e emocional. 

Devocionais, pela sua proposta, são reflexões breves e diretas, cobrindo diferentes assuntos na temática da espiritualidade, embora possam voltar-se para públicos que esperam uma orientação específica (como casais e identidade feminina).  

Assim, a linguagem de um devocional tende a atrair pessoas não habituadas a leituras mais densas e, por isso mesmo, entendemos a razão do sucesso dos devocionais, num país com fama de que não lê tanto quanto poderia, quando comparado a outros na mesma situação, mas que consome uma literatura que pode ser o início de uma experiência duradoura e formadora de novos leitores. 

*Magno Paganelli é bacharel em Teologia, mestre em Ciências da Religião, doutor e
pós-doutor em História Social, além de professor, editor e autor de quase 40 livros; sua
publicação mais recente é o devocional “Caminhando com Deus Pai”
(Acaz Editorial/Citadel)
 

Redação LC

Redação LC

Somos um time de jornalistas apaixonados por livros e cultura.
Tem uma boa redação? Faça parte da nossa equipe, clique aqui.

Continue lendo:

O início, o fim e o meio do jeitinho brasileiro
Artigos

O início, o fim e o meio do jeitinho brasileiro

8 de dezembro de 2025
O consumidor que não reclama é o novo alerta vermelho do varejo
Artigos

O consumidor que não reclama é o novo alerta vermelho do varejo

8 de dezembro de 2025
O problema dos três corpos:   o terapeuta, o paciente e o código
Artigos

O problema dos três corpos: o terapeuta, o paciente e o código

8 de dezembro de 2025
O melhor perfil é você: siga e curta
Artigos

O melhor perfil é você: siga e curta

8 de dezembro de 2025
Inscrever
Login
Notificar sobre
guest
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
[the_ad id="21159"]
Inscreva-se para receber nossas notícias em primeira mão
Escritórios em: São Paulo/SP e Jaraguá do Sul/SC
contato@lcagencia.com.br | comercial@lcagencia.com.br
Editoras atendidas pela LC:

© 2025 – Feito com 💖 por Equipe LC

close button
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Notícias
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
  • Trabalhe conosco
wpDiscuz