Para contribuir com aqueles que enfrentam o desafio de reencontrar os rumos da própria trajetória, o comunicador, escritor e palestrante Alvaro Fernando lança a obra Seja protagonista – Assuma o controle da sua vida e da sua carreira. No livro, publicado pela DVS Editora, o autor propõe caminhos para ajudar profissionais que estão insatisfeitos com os próprios rumos profissionais e pessoais.
Graduado em Direito pela USP, foi no universo da publicidade que Alvaro consolidou uma carreira sólida e premiada. Compositor e produtor de áudio, criou trilhas sonoras e jingles para marcas como iFood, Nestlé, Itaú, Fiat, Bradesco, Melitta, Shell e Coca-Cola, que lhe garantiram os prêmios Profissionais do Ano, New York Festivals, Cannes Lions e London Festival. Neste lançamento, ele desenvolve um método que mescla vivências pessoais, filosofia hinduísta e estratégias de Programação Neurolinguística (PNL).
Com apresentações surpreendentes, que incluem a criação de trilhas sonoras ao vivo e interação com o público, Alvaro Fernando é destaque em eventos corporativos, institucionais e educacionais realizados por grandes empresas e associações de todo o país. Gigantes como Mercedes-Benz, Ajinomoto, Caixa Econômica Federal e Medtronic estão entre os clientes atendidos pelo palestrante.
Na obra, ele aborda a importância de assumir o protagonismo em um cenário tomado pela inteligência artificial. Segundo o autor, essa tecnologia representa a maior revolução da linguagem e já impacta profundamente a maneira como pessoas trabalham, aprendem e se relacionam. O desafio, para ele, é não apenas aprender a usar essa ferramenta, mas manter, mesmo com tantos avanços, a autonomia e a consciência crítica sobre suas escolhas.
Alvaro defende a compreensão de que seres humanos são, por essência, mais emocionais que racionais e que o raciocínio lógico é usado somente a fim de justificar as decisões guiadas pelas emoções. Para exemplificar, relembra a série Breaking Bad, em que o público se conecta afetivamente com protagonistas mesmo que eles cometam atos condenáveis.
Segundo o palestrante, reconhecer o predomínio das emoções é o primeiro passo para assumir o comando do leme e conduzir, com mais consciência, os rumos da própria trajetória. Entender que a razão nem sempre é o centro das decisões humanas permite uma nova forma de interpretar comportamentos, identificar processos de manipulação e evitar padrões repetitivos.
A construção de relações sólidas e a habilidade de delegar também ganham destaque neste lançamento como um caminho para construir rotinas mais leves. Com experiência na liderança de equipes criativas, o escritor apresenta as cinco perguntas-chaves que ajudam a definir se uma tarefa pode – ou deve – ser delegada: a pessoa sabe? cumpre o prazo? entrega com qualidade? identifica dúvidas e busca suporte? traz resultados?
Ele enfatiza também que, para tornar o ambiente de trabalho mais colaborativo, é necessário ir além de estratégias e planejamento. Nesse sentido, afirma que o protagonismo deve ser construído em movimento, adaptado às novas realidades e obstáculos que surgem no percurso, além de decisões consistentes e o foco em resultados. Para isso, propõe estratégias práticas visando combater a paralisia e reforçando que são os pequenos passos, repetidos com intenção, que geram mudanças duradouras.
Em Seja protagonista, Alvaro Fernando aponta ferramentas para que o leitor se torne o personagem principal da própria história. Ele mostra como identificar com clareza o ponto de partida e onde se deseja chegar, e indica técnicas para traçar metas realistas, lidar com a complexidade das decisões profissionais e desenvolver autoconhecimento. Com uma abordagem acessível e voltada para resultados, oferece estratégias aplicáveis a diferentes contextos, especialmente para quem busca mais autonomia, clareza e direção na vida e no trabalho.
FICHA TÉCNICA
Título: Seja protagonista – Assuma o controle da sua vida e da sua carreira
Autoria: Alvaro Fernando
Editora: DVS Editora
ISBN: 978-6556951461
Páginas: 224
Preço: R$ 79,00
Onde encontrar: Amazon
Baixe a capa do livro em alta AQUI.
Baixe a foto do autor em alta AQUI.
Sobre o autor: Graduado em Direito pela USP, Álvaro Fernando é músico e já criou mais de 3 mil jingles e trilhas sonoras para marcas como iFood, Coca-Cola, Bradesco, Volkswagen, Audi, Vivo e Knorr. Com prêmios internacionais no currículo, construiu uma sólida carreira na publicidade antes de se tornar um dos palestrantes mais procurados do país. Sua comunicação cativante, marcada por histórias, leveza e bom humor, conquistou plateias em todo o Brasil ao abordar temas como protagonismo, criatividade e propósito. É autor do livro Comunicação e Persuasão: O poder do diálogo, também pela DVS Editora, obra em que defende a honestidade e a sinceridade como pilares para relações pessoais e profissionais vencedores.
Redes sociais do autor: LinkedIn | Site | TikTok
Sobre a DVS Editora: Fundada em 2001, a DVS Editora se consolidou como referência no mercado editorial ligado à carreira, inovação e negócios, oferecendo conteúdo diferenciado sobre orientação pessoal e profissional. Ao longo dos anos, lançou dois novos selos: Abajour Books, literatura para o público adulto; e Catatau Livros Infantis, voltada ao público mirim. A editora segue com o objetivo de publicar e promover conteúdo criativo e inovador em busca do crescimento pessoal e profissional.
Redes sociais da editora: Instagram | Facebook | LinkedIn | Twitter | Site





