Ainda não decidiu qual vai ser a sua última leitura do ano? Dá tempo de descobrir novos autores gaúchos que merecem entrar na sua estante! Nesta seleção, você encontra cinco opções para fechar 2025 com uma história marcante.
Da ciência ao suspense, da distopia à reflexão sobre tecnologia, passando por contos que traduzem sentimentos em imagens potentes, cada indicação abre uma janela diferente para entender o mundo e a nós mesmos.
Confira as dicas e escolha sua preferida:
Híbridos: o futuro do trabalho entre humanos e máquinas
Cientista de dados e filósofo da cultura analítica reconhecido globalmente, Ricardo Cappra investiga em Híbridos a interdependência entre pessoas e máquinas na era dos algoritmos. Ele aborda o papel da inteligência artificial na redefinição do trabalho, questionando conceitos como controle, autonomia, memória, criatividade e subjetividade. Um debate atual sobre como usar a tecnologia como aliada, e não ameaça, da humanidade.
(Autor: Ricardo Cappra | Editora: Actual/Alta Books | Onde encontrar: Amazon)
Sem remorso: eles pensaram que sairiam impunes…
Ex-militar e repórter investigativo, Valentin vê tudo desabar quando um ataque brutal tira a vida de sua esposa grávida. Após sobreviver por pouco, o protagonista desperta do coma para a lentidão e a inércia do sistema penal, que nada faz para punir os culpados do crime. Em meio à recuperação física e emocional, consumido pela dor e pela impunidade, ele decide finalmente agir com as próprias mãos. Um thriller intenso sobre amor, perda e a fronteira perigosa entre justiça e vingança.
(Autor: Luciano Manzato | Editora: Viseu | Onde encontrar: Amazon)
A psicologia da procrastinação
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Marcelo Hugo da Rocha une bases conceituais e situações do cotidiano para revelar que procrastinar não é uma simples ausência de disciplina, mas sim uma consequência de estratégias mentais de autoproteção e da tentativa de aliviar tensões de forma imediata. Com o apoio de metáforas, o autor evidencia ainda que reconhecer os próprios padrões é o ponto de partida para recuperar o comando da própria trajetória.
(Autor: Marcelo Hugo da Rocha | Editora: SINOPSYS | Onde encontrar: Amazon)
Ascensão Imortal
No segundo livro da trilogia de Sebastian Dumon, o planeta entra em uma nova era. Após ser atacado por uma imortal e também se transformar, Lucas Moretti se torna peça central de um projeto capaz de mudar o rumo da humanidade. Impulsionadas pela promessa de prolongar a vida, clínicas especializadas se multiplicam pelo mundo. Nesta distopia, o autor investiga os limites da ética e questiona quais futuros são possíveis em uma sociedade altamente tecnológica, porém ainda profundamente desigual.
(Autor: Sebastian Dumon | Onde encontrar: Amazon)
Contos do Tempo e da Terra, do Fogo e do Mar
Com rigor literário e sensibilidade, Ricardo Pegorini reúne 30 contos que revisitam as forças elementares — ar, terra, fogo e água. Do humor sutil à reflexão filosófica, da crônica cotidiana à fábula existencial, a obra reflete sobre o instante que se transforma em eternidade e sobre o comum que, tocado pela imaginação, adquire contornos épicos e fantásticos. Ao capturar fragmentos da experiência humana, o livro revela ainda como a mente está ligada ao tempo e aos elementos da natureza.
(Autor: Ricardo Pegorini | Editora: Olho de Pan | Onde encontrar: Loja UICLAP)





