O início do ano é um convite à pausa e à escolha de leituras que provocam reflexões. Entre narrativas ambientadas no sertão nordestino, periferias urbanas e estradas sem destino definido, surgem personagens atravessados por perdas, desigualdades e pela necessidade de reinventar a existência. São histórias que expõem feridas sociais ao mesmo tempo que celebram a resistência humana.
A seleção abaixo também abre espaço para o fantástico, o humor crítico e as inquietações do presente. Viagens absurdas, encontros improváveis e reflexões sobre tecnologia e inteligência artificial ampliam o repertório do leitor e dialogam com temas urgentes do nosso tempo. Confira!
Maria Caminhoneira Sertania
Ambientada no sertão pernambucano entre as décadas de 1970 e 1990, a trama acompanha a trajetória de Maria, uma mulher preta, sertaneja e mãe solo que assume a boleia de um caminhão-pipa para sustentar a família. Após perdas profundas, ela transforma um sonho improvável em força de sobrevivência, enfrentando machismo, racismo e desigualdades sociais. Inspirado no cordel, o autor e jornalista Samuel Britto celebra ainda a cultura popular do sertão nordestino.
(Autor: Samuel Britto | Editora: Viseu | Ond e encontrar: Amazon)
O Dr. Andarilho
Neste lançamento, Jorge Curi narra a jornada de Kauã, um médico que perde a memória após um acidente e passa a vagar sem identidade ou destino. Guiado por um dom intuitivo de cura, ele percorre estradas e encontros que revelam uma força interior resistente ao esquecimento. Entre dor, fé e compaixão, o protagonista reconstrói sua humanidade em gestos simples e transformadores. Mais do que recuperar o passado, o personagem descobre um novo sentido para existir.
(Autor: Jorge Curi | Editora: Independente | Onde encontrar: Amazon)
O tubarão da Berrini
Marcolino é um jovem da periferia paulistana moldado pela violência estrutural e pela ausência do Estado. Desde a infância enfrentou o medo, a exclusão e os abusos moldados por um ambiente hostil. Certo dia, um assalto malsucedido termina em um tiro policial que o deixa paraplégico e redefine seu destino. Neste romance, Marcos Clementino expõe as feridas sociais brasileiras ao revelar como vidas são limitadas ou reinventadas desde cedo.
(Autor: Marcos Clementino | Editora: Viseu | Onde encontrar: Amazon)
Macadâmia
Pablo Pablo levava uma vida monótona como locutor de carro de som até embarcar numa road trip inusitada. Ao lado de uma ex-celebridade de pele azul, um adolescente imortal e um casal de gêmeos xifópagos, ele atravessa um universo fantástico que revela situações bizarras a cada curva, em uma viagem tão caótica quanto divertida. Com humor afiado e críticas sociais, esta fantasia dialoga com fãs de ficção especulativa ao estilo d’O Guia do Mochileiro das Galáxias.
(Autor: Lucas Paio | Editora: Independente | Onde encontrar: Amazon)

Vamos falar de inteligência artificial
Em um momento em que a inteligência artificial atravessa rotinas pessoais e profissionais, a obra de Maria da Graças Cleophas é uma boa companhia para começar o ano com mais consciência digital. Em formato de perguntas diretas, o livro-caixinha convida o leitor a refletir sobre os usos, os riscos e os impactos da IA no dia a dia. Ao longo da leitura, surgem temas como ética, privacidade, criatividade e as transformações no mundo do trabalho.
(Autora: Maria da Graças Cleophas | Editora: Matrix Editora | Onde encontrar: Amazon)
Como surgiu o primeiro Griot
Baseado em antigos relatos africanos, este livro revela a história dos Griots, mestres da palavra e contadores de histórias, de geração em geração, que preservam a memória e a cultura de seus povos na África Ocidental. Testemunhas do passado, cantores do presente e mensageiros do futuro, os Griots carregam uma tradição ancestral passada de pai para filho. Na obra, o professor de literaturas africanas, Rogério Andrade Barbosa, convida o leitor a conhecer as origens, a importância e a magia dos Griots, cuja arte une história, música e identidade cultural.
(Autor: Rogério Andrade Barbosa | Editora: Cortez Editora | Onde encontrar: Amazon)





