A melhor maneira de conhecer a fé cristã é remontar às próprias origens. Mais precisamente ao século I, período de formação da igreja. Ao beber desta fonte, o escritor e tradutor Getúlio Cidade resgata e confirma a intrínseca ligação do cristianismo com o judaísmo, conteúdo agora revelado em A Oliveira Natural – As Raízes Judaicas do Cristianismo, publicado pela PoD Editora.
A obra resulta de uma extensa pesquisa que ultrapassa duas décadas e inclui estudos sobre o hebraico bíblico e moderno na Rosen School of Hebrew, em Israel. Além dos ensinamentos da Bíblia Sagrada, o autor carioca baseou-se em fontes históricas, acadêmicas e em referências da literatura rabínica. Por isso, já nas primeiras páginas elucida as intenções ao abordar a cultura judaico-cristã.
“ Conhecer essas raízes não significa judaizar a Igreja gentílica, adotar costumes judeus […] Vai bem além de símbolos externos e consiste em conhecer o contexto religioso, sociocultural e histórico em que a Bíblia foi escrita, bem como seus valores transmitidos desde tempos imemoriais até a chegada do Messias, quando se iniciou o cristianismo. Este, por sua vez, era uma mera ramificação dentro do judaísmo, não uma nova religião, sendo desvinculado dele por imposição do império romano somente séculos mais tarde.”
A Oliveira Natural, p. 21 – Getúlio Cidade
Dividido em dois livros, este primeiro volume apresenta o começo da mescla de crenças ao explorar o relacionamento entre judeus e gentios ao longo da história. Um dos capítulos mostra Jesus como judeu em todos os aspectos da vida, do nascimento à morte. Outra figura importante é o rabino Paulo, responsável por legar mais da metade dos títulos do Novo Testamento por intermédio de suas cartas às igrejas no primeiro século.
A obra também adentra nas festas bíblicas, chamadas nas Escrituras Sagradas de Festas do Senhor, especificamente as que ocorrem na primavera de Israel – Páscoa, Asmos, Primícias e Pentecostes –, com detalhamento em profundidade raramente encontrada. Getúlio Cidade mostra a Páscoa como realmente foi concebida, desde a primeira noite, por ocasião da saída do Egito, cerca de 1300 a.C, até a última ceia.
A Oliveira Natural apresenta um conteúdo inédito e é um dos poucos livros em língua portuguesa que abordam, de forma didática, o tema com profundidade histórica e detalhada. Ao recordar as palavras do apóstolo Paulo referindo-se a Israel no título da obra, o autor contribui para revelar as origens judaicas que nutrem e enobrecem a fé cristã, fato muitas vezes negligenciado.
FICHA TÉCNICA:
Título: A Oliveira Natural
Subtítulo: As Raízes Judaicas do Cristianismo
Editora: PoD Editora
ISBN 978-65-86147-62-9
Formato: 15x21cm
Páginas: 298
Preço: R$38,00 (físico) e R$15,73 (eBook)
Link de compra: Amazon e PoD Editora
Clique AQUI para baixar a capa em alta resolução.
Para baixar a foto em alta do escritor Getúlio Cidade, clique AQUI.
Sobre o autor: Getúlio de Alvarenga Cidade é cristão, tradutor e natural da cidade do Rio de Janeiro, onde dedica-se, há mais de vinte anos, a pesquisar e a estudar as raízes judaicas do cristianismo, o que o conduziu a uma estreita ligação com Israel, seu povo e sua cultura, incluindo o aprendizado do hebraico bíblico e moderno. É graduado pela Escola Naval, possui mestrado em ciências navais pela Escola de Guerra Naval e pós-graduações em instituições de ensino militares e civis, no Brasil e no exterior, incluindo a National Defense University nos Estados Unidos da América. É Capitão-de-Mar-e-Guerra da reserva da Marinha do Brasil, onde serviu durante 32 anos.
Redes sociais: Facebook | Instagram
Site do autor: www.aoliveiranatural.com.br