• Quem somos
  • Fale com a LC
  • Trabalhe conosco
  • Política de Privacidade
LC - Agência de Comunicação
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
    • Assessoria de Imprensa – Press LC
    • Assessoria de Imprensa – Master LC
    • Produção de livros
    • Leitura Coletiva
    • Leitura Crítica
    • Cursos para escritores
    • Mentoria Arquitetos do Livro
    • Mentoria DNA Best-Seller
    • Consultoria com Plano de Marketing
    • Consultoria de Marketing + Criativos LC
    • Assessoria e Consultoria para Editoras
    • Desenvolvimento de Sites
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Blog
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
    • Assessoria de Imprensa – Press LC
    • Assessoria de Imprensa – Master LC
    • Produção de livros
    • Leitura Coletiva
    • Leitura Crítica
    • Cursos para escritores
    • Mentoria Arquitetos do Livro
    • Mentoria DNA Best-Seller
    • Consultoria com Plano de Marketing
    • Consultoria de Marketing + Criativos LC
    • Assessoria e Consultoria para Editoras
    • Desenvolvimento de Sites
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Blog
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
Sem resultados
Ver todos os resultados
LC - Agência de Comunicação
Sem resultados
Ver todos os resultados

A “guerra invisível” do policial militar

*Gerson Junior

30 de abril de 2025
Tempo de leitura: 2 mins de leitura

Nas ruas brasileiras, o policial militar enfrenta uma rotina marcada por riscos, carência de recursos e cobrança constante. Considerado a linha de frente da segurança pública, o PM vive um paradoxo: é exigido como solução para os problemas da criminalidade, mas pouco amparado pelo Estado que o designa para esta missão. 

O policial militar hoje não conta com uma segurança jurídica adequada para sua “guerra invisível”, pois todos veem o que lhes é mostrado. Por onde? Pela televisão, pelo jornal, pela internet… Mas nem sempre é culpa da mídia, que expõe a realidade que ela também não conhece. É também responsabilidade da sociedade, afinal o policial é um cidadão oriundo da nossa sociedade. Então como poderia ele ser um “alienígena”, ou uma espécie de super-humano, com superpoderes do Batman ou do Homem-Aranha? 

Mas devemos prestar atenção em um ponto crucial: os super-heróis citados anteriormente se escondem atrás de uma máscara, que de certa forma os protegem da violência e das represálias quando estão fora de ação. Infelizmente, nossos policiais, e eu me incluo nesse montante, não contam com este artifício. No máximo, irão tirar o colete balístico e sua boina da cabeça, porém, por dentro, é apenas um ser humano igual a você. 

Leia também:

O início, o fim e o meio do jeitinho brasileiro

O consumidor que não reclama é o novo alerta vermelho do varejo

O problema dos três corpos: o terapeuta, o paciente e o código

E este ser humano respira, sente fome, sente frio e saudade da família. Mas acima de tudo: ele também sente medo. E o que ele faz com o medo? Ele ignora e corre para o perigo, mesmo vendo todas as outras pessoas esbarrando nele por estarem correndo para o sentido contrário, ou seja, para longe do mal e longe do que lhes dá medo. 

Qual a sua recompensa? Bem, vejamos: quando ele acerta, ele só fez o que é pago para fazer e nada mais. Quando um deles erra, ele serve de rótulo para que a sociedade, juntamente com os veículos midiáticos, o use de parâmetro para tentar nivelar uma tropa inteira de ótimos profissionais. 

Por isso digo que estamos em uma guerra constante, onde a gente mata e morre, mas a guerra invisível que enfrentamos é a mais desleal e difícil de vencer. 

*Gerson Junior é cabo da Polícia Militar e autor do livro “Rádio Patrulha Auto II”

Redação LC

Redação LC

Somos um time de jornalistas apaixonados por livros e cultura.
Tem uma boa redação? Faça parte da nossa equipe, clique aqui.

Continue lendo:

O início, o fim e o meio do jeitinho brasileiro
Artigos

O início, o fim e o meio do jeitinho brasileiro

8 de dezembro de 2025
O consumidor que não reclama é o novo alerta vermelho do varejo
Artigos

O consumidor que não reclama é o novo alerta vermelho do varejo

8 de dezembro de 2025
O problema dos três corpos:   o terapeuta, o paciente e o código
Artigos

O problema dos três corpos: o terapeuta, o paciente e o código

8 de dezembro de 2025
O melhor perfil é você: siga e curta
Artigos

O melhor perfil é você: siga e curta

8 de dezembro de 2025
Inscrever
Login
Notificar sobre
guest
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
[the_ad id="21159"]
Inscreva-se para receber nossas notícias em primeira mão
Escritórios em: São Paulo/SP e Jaraguá do Sul/SC
contato@lcagencia.com.br | comercial@lcagencia.com.br
Editoras atendidas pela LC:

© 2025 – Feito com 💖 por Equipe LC

close button
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Notícias
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
  • Trabalhe conosco
wpDiscuz