Com o lançamento do livro Tecnologia Intencional: como artistas, bicicletas e cavalos transformam carreiras e negócios, o Chief Technology Officer (CTO) da StoneCo, Marcus Fontoura, compartilha lições práticas e profundas sobre como liderar e transformar organizações em um mundo cada vez mais digital.
Publicada pela Citadel Grupo Editorial, a obra terá o valor arrecadado com as vendas repassado integralmente para a Fundação Estudar, instituição sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento de jovens potenciais brasileiros.
Respaldado por mais de 20 anos de carreira, Fontoura aborda temas como atração e retenção de talentos, construção de plataformas tecnológicas padronizadas e o papel de uma liderança que valorize a criatividade e a diversidade. Seus ensinamentos estão fundamentados na vasta experiência do autor em papéis de gestão de tecnologia e liderança em empresas globais como IBM, Yahoo, Google, Microsoft e, atualmente, a Stone.
Dividido em três temas centrais — Cultura, Tecnologia e Liderança —, o livro discute a criação de ambientes que incentivam a inovação e a experimentação, essenciais para o sucesso das equipes de tecnologia. Na primeira parte, Marcus destaca a importância de atrair e manter os “artistas“, ou seja, os melhores talentos, oferecendo orientações sobre como montar e motivar equipes eficientes e diversas.
O autor também explora a estrutura organizacional, ressaltando a seriedade de distribuir corretamente a senioridade entre os colaboradores e criar uma cultura de inovação. Apresenta ainda o conceito de “bicicletas“, uma metáfora para a construção de infraestruturas tecnológicas reutilizáveis, que superam soluções imediatas para problemas pontuais.
Fontoura enfatiza a relevância das ferramentas de engenharia e processos consistentes, como a revisão de código, que melhoram a eficiência e funcionam como ferramentas de aprendizado. Ele aborda a inevitabilidade de erros em tecnologia e ensina como lidar com imprevistos, utilizando a analogia dos “cavalos” para explicar a gestão de incidentes.
O protagonismo do elemento humano é outro ponto central. Ao defender a diversidade como um motor de inovação, mostra como ela promove o diálogo entre diferentes experiências e culturas. Indo além das políticas de cotas, argumenta que é fundamental ter líderes que criam ambientes onde todos se sintam à vontade para colaborar de forma criativa.
Em um momento em que a revolução da Inteligência Artificial exige que as empresas integrem a gestão tecnológica de forma estratégica, Marcus Fontoura convida os leitores a repensarem a tecnologia como uma força transformadora nos negócios e na sociedade.
Com lições práticas e embasadas em experiências reais, Tecnologia Intencional é um guia acessível e inspirador para gestores e líderes que desejam transformar suas organizações. A novidade é indicada tanto para profissionais experientes quanto para iniciantes no campo.
FICHA TÉCNICA
Título: Tecnologia Intencional: Como Artistas, Bicicletas e Cavalos Transformam Carreiras e Negócios
Autor: Marcus Fontoura
Editora: Citadel Grupo Editorial
ISBN: 978-6550475147
Dimensões: 15.5 x 1.6 x 23 cm
Páginas: 320
Preço: R$ 64,90
Onde encontrar: Amazon
Baixe a capa do livro em alta AQUI.
Baixe a foto do autor em alta AQUI.
Sobre o autor: Marcus Fontoura é o CTO da StoneCo, onde lidera a organização de engenharia, focando a construção de plataformas financeiras altamente eficientes e a promoção de uma cultura de engenharia excepcional. Anteriormente, Marcus teve uma carreira de mais de vinte anos em grandes empresas de tecnologia nos Estados Unidos, incluindo a Microsoft, onde foi technical fellow e corporate vice president (2013-2022), atuando como arquiteto-chefe para o Azure Compute e liderando a equipe de eficiência do Azure. Também atuou no Google (2011-2013), Yahoo! Research (2005-2010) e IBM Almaden Research Center (2000-2005). Concluiu seu doutorado em 1999 na PUC-Rio, em um programa conjunto com o Computer Systems Group da University of Waterloo, no Canadá. Também foi pesquisador de pós-dou- torado no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Princeton por um ano (1999-2000).
Redes sociais do autor: LinkedIn | Site
Sobre a editora: Transformar a vida das pessoas. Foi com esse conceito que o Citadel Grupo Editorial nasceu. Mudar, inovar e trazer mensagens que possam servir de inspiração para os leitores. A editora trabalha com escritores renomados como Napoleon Hill, Sharon Lechter, Clóvis de Barros Filho, entre outros. As obras propõem reflexões sobre atitudes que devem ser tomadas para quem quer ter uma vida bem-sucedida. Com essa ideia central, a Citadel busca aprimorar obras que tocam de alguma maneira o espírito do leitor.
Redes sociais da editora: Site | Instagram | Facebook | YouTube