Lançamento da DVS Editora, o livro Web Analytics – Uma abordagem à cultura de análise de dados nas empresas, assinado pelo especialista em SEO e BI Erick Beltrami Formaggio, oferece um guia acessível e didático para quem deseja entender como os clientes interagem com os negócios online, quais conteúdos atraem mais atenção, de onde vêm os acessos das páginas de um site e até mesmo identificar problemas que podem estar afastando oportunidades de lucro.
Ao longo da obra, o autor reforça a importância de interpretar corretamente as informações obtidas por ferramentas como o Google Analytics para embasar decisões do dia a dia de analistas que trabalham com marketing digital. Segundo ele, apenas com um profundo conhecimento dos dados coletados é possível otimizar campanhas, melhorar a experiência do usuário, aumentar as taxas de conversão e, consequentemente, maximizar os resultados.
Com quase 20 anos de experiência em diversas áreas da tecnologia, Formaggio explora temas essenciais para a implementação de uma cultura de decisões informadas, abordando projetos e programas de BI (Business Intelligence), a pirâmide de indicadores e as ferramentas de leitura desses indicadores.
Para ilustrar todas as etapas de implementação de um projeto na área, o autor apresenta o caso hipotético de Sophie, uma profissional de web analytics que deve introduzir a cultura de dados no setor de e-commerce de uma empresa. A jornada dela serve como uma bússola para os leitores, oferecendo um passo a passo detalhado sobre a realização de um projeto.
“A ideia de colocar a personagem Sophie para protagonizar a história, na qual ela é contratada como analista em uma empresa, é criar uma identificação com profissionais da área. Ao mesmo tempo, abrir um canal de comunicação entre a obra e o leitor, permitindo que, ao ilustrar certos acontecimentos, ele possa se sentir imerso e refletir sobre experiências semelhantes“, destaca Formaggio.
Acompanhando a trajetória de Sophie, os leitores podem compreender de forma prática os principais indicadores que um negócio online deve monitorar, as ferramentas mais relevantes de Web Analytics, as diferentes fontes de tráfego — como busca orgânica, campanhas pagas, redes sociais e e-mail marketing — e como identificar quais canais trazem mais receita e quais campanhas estão performando melhor.
O autor explica ainda como construir visualizações de informações eficazes com dashboards e discute o uso da inteligência artificial para aprimorar as análises. Por fim, o leitor é orientado sobre as habilidades essenciais para quem atua na área e recebe dicas valiosas para se manter atualizado nesse campo dinâmico que está em constante evolução.
Em Web Analytics, Erick Beltrami Formaggio mostra o caminho para que profissionais de marketing, empreendedores, analistas ou gestores de e-commerce dominem a análise de dados no ambiente digital. A aplicação das lições valiosas do especialista representa uma vantagem competitiva para empresas e organizações em um mercado cada vez mais data driven.
FICHA TÉCNICA
Título: Web Analytics – Uma abordagem à cultura de análise de dados nas empresas
Autor: Erick Beltrami Formaggio
Editora: DVS Editora
ISBN: 978-6556951300
Páginas: 248
Preço: R$ 84,00
Onde encontrar: Amazon
Baixe a capa do livro em alta AQUI.
Sobre o autor: Erick Beltrami Formaggio Bacharel em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão de Negócios, Data Science, Tecnologias Aplicadas à Educação, Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, e Segurança da Informação, Erick construiu uma base sólida em diversas áreas da tecnologia. Especialista em SEO e Web Analytics, é autor do livro SEO – Search Engine Optimization: Conceitos, Práticas e Casos Importantes, referência para profissionais na área. Atualmente, é Head de Performance na OSF Digital.
Redes sociais do autor: Instagram | LinkedIn | YouTube
Sobre a DVS Editora: Fundada em 2001, a DVS Editora se consolidou como referência no mercado editorial ligado à carreira, inovação e negócios, oferecendo conteúdo diferenciado sobre orientação pessoal e profissional. Ao longo dos anos, lançou dois novos selos: Abajour Books, literatura para o público adulto; e Catatau Livros Infantis, voltada ao público mirim. A editora segue com o objetivo de publicar e promover conteúdo criativo e inovador em busca do crescimento pessoal e profissional.
Redes sociais da editora: Instagram | Facebook | LinkedIn | Twitter | Site