Em tempos de smartphones e tablets, em que as crianças aprendem a mexer com tecnologia antes mesmo de serem alfabetizadas, a Editora Mundo Mirim incentiva as famílias a desenharem no chão com giz, cantarem velhas cantigas e brincarem juntas. É o caso do trabalho da autora Lenice Gomes e as ilustrações de Cláudia Cascarelli no livro Brincadeiras de A a Z.
Segundo um estudo realizado pela AVG Technologies no ano passado com famílias do mundo todo, 66% das crianças entre 3 e 5 anos de idade consegue jogar no computador, 47% sabe como usar um smartphone e apenas 14% sabe amarrar os sapatos sozinha, o que não impressiona no Brasil, onde o mesmo estudo constatou que 97% das crianças entre 6 e 9 anos usam internet e 54% delas estão no Facebook.
Com tanta interação tecnológica, quase não sobra tempo para as brincadeiras tradicionais. Assim, esconde-esconde, amarelinha, queimada, entre tantas outras, estão deixando de fazer parte do repertório lúdico da infância, com prejuízos para sociabilização, por exemplo, já que é no território do brincar que as crianças aprendem a se relacionar com os outros, exercitando sentimentos como a empatia, a paciência e a amizade.
Brincadeiras de A a Z não apenas relembra as mais tradicionais brincadeiras infantis com suas cantigas passadas pela tradição oral, como também ensina como brincar. Tudo em páginas ilustradas multicoloridas para prender a atenção dos pequenos.
Como um passaporte à nostalgia da infância, o livro é ainda um convite para que pais e professores adentrem ao universo das crianças, interagindo e ensinando, cantando e brincando em roda, pulando amarelinha, jogando bola e mostrando que os jogos infantis são tão inspiradores quanto a própria infância. Eles entretêm e divertem ao mesmo tempo que educam.
Falando em brincar, conhece o Kudoda, jogo originário do país africano Zimbábue, por exemplo? Você encontra todas as instruções na página 25, além da canção que o acompanha. Tudo o que será preciso para se divertir serão 20 bolinhas, uma tigela e um exemplar de Brincadeiras de A a Z.
Sobre a autora: Nascida em Pernambuco, Lenice Gomes é especialista em Literatura Infantil/Juvenil, escritora e com licenciatura e bacharelado em História é autora de diversos livros infantis, entre eles “Brincando adivinhas”, recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Sobre a ilustradora: Paulistana desde a primavera de 1968, Claudia Cascarelli tem sua história escrita por diversos guardados e inúmeras vontades. São imagens, histórias, lembranças, sons e sentimentos guardados carinhosamente e vontades que saltam feito pipoca, estas são difíceis de guardar. É professora de Artes e gosta muito de desenhar e colorir. Já ilustrou textos de vários escritores, livros de vários formas e tamanhos, um exercício fantástico, porque os pensamentos se misturam e resultam numa gostosa brincadeira!
FICHA TÉCNICA
Ilustração: Claudia Cascarelli
Autora: Lenice Gomes
I.S.B.N.: 978-85-8232-013-6
Código: 9788582320136
Formato: 23x21cm
Edição: 1ª
Indicação: Pré-leitor (até 6 anos), pais e agentes de leitura
Número de Páginas: 56 págs
Ano: 2013
Preço: R$ 35,90
Editora mundo mirim na web:
www.mundomirim.com.br
www.twitter.com/@mundomirim
www.facebook.com/EditoraMundoMirim
www.youtube.com/EditoraMundoMirim
Faça o download da capa em alta resolução aqui.