Que o Sul brasileiro leva em sua história grandes nomes da literatura, isso não é segredo. Mas que tal voltar o olhar também para os escritores e produções contemporâneas? O momento não poderia ser mais oportuno: julho traz consigo o Dia Nacional do Escritor, celebrado no dia 25.
Tem livros de escritores paranaenses, catarinenses e gaúchos para todos os gostos e idades. De obra infantil, poema e romances a thriller, e não ficção com especialistas em meio ambiente e gestão, para quem precisa de conselhos para o cotidiano. Confira as premissas na seleção abaixo e inclua na sua wishlist a próxima leitura que vai valorizar os talentos literários do Sul brasileiro.
PARANÁ
Retorno ao ventre
Escritor, poeta e doutorando em Estudos Literários, Jr. Bellé construiu uma poesia narrativa para falar sobre a luta dos povos indígenas no Sul do país e ressaltar a importância da resistência das populações originárias. A obra, concebida após o autor conhecer o passado da própria família, resulta de um extenso trabalho de pesquisa documental, principalmente sobre a história do Paraná – e foi traduzida para o kaingang.
(Autor: Jr. Bellé | Onde encontrar: Editora Elefante)
Cartas a um jovem gestor tributário
Neste guia para profissionais em início de carreira, Augusto Flores reúne conselhos e reflexões sobre diversos aspectos da vida profissional. A partir das experiências em quase 30 anos de jornada, o autor aborda questões práticas, como a negociação de prazos, a importância da paciência e humildade nas relações corporativas, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a importância do desenvolvimento contínuo e ético.
(Autor: Augusto Flores | Onde encontrar: Amazon)
Fragilidades
Duas vezes finalista do Prêmio Jabuti, com 20 anos de carreira literária e mais de 40 livros publicados, Cléo Busatto agora explora as complexidades da vida da mulher pela voz de personagens que tentam encontrar a liberdade em diferentes contextos. Os contos abordam conflitos internos, desafios e superações femininas, que convidam a reflexões sobre as fragilidades humanas, mas também encorajam a encontrar força nessas vulnerabilidades.
(Autora: Cléo Busatto | Onde encontrar: Amazon)
Memórias de um tropeiro
Em uma homenagem ao movimento tropeiro no Brasil, Jorge Antonio Salem revisita as memórias de João Azevedo, mais conhecido como João Boiadeiro, nos anos 1950, quando liderou comitivas de animais a cavalo nas travessias pelo Paraná, outros estados e até países. Repleto de fotografias e detalhes históricos, o livro destaca a importância do tropeirismo na formação cultural e econômica do Brasil.
(Autor: Jorge Antonio Salem | Onde encontrar: Amazon)
SANTA CATARINA
Não se esqueça de mim!
Romance regional ambientado em uma vila de pescadores em Governador Celso Ramos, Não se esqueça de mim! é uma homenagem à comunidade pesqueira da região catarinense. O livro conta a história de uma mulher que, depois de perder o marido em alto mar, luta contra as desigualdades de gênero para sustentar a família. Narrado pela filha da protagonista, o enredo espelha a vida de pessoas que precisam se reconstruir em meio ao luto.
(Autora: Solange Ocker | Onde encontrar: Amazon)
Baile de Máscaras
Neste thriller psicológico, o leitor é levado a uma cidade fictícia do Brasil, onde a violência é a moeda de troca. Durante um Baile de Máscaras, diferentes personagens escondem suas verdadeiras intenções. A grande pergunta é: quem assassinou em plena festa de formatura uma mulher idosa que retornou ao vilarejo depois de anos? E por quê? Entre idas e vindas no tempo, a trama do catarinense Lucas Pagani resgata o passado dos protagonistas, revelando uma teia de mentiras que percorre gerações.
(Autor: Lucas Pagani | Onde encontrar: Editora Ascensão)
As estrelas sempre brilham acima das nuvens escuras
A partir de diálogos cheios de sentimentos, a escritora catarinense Pat Müller brinda os leitores com uma ficção cristã regada a emoção. Ela conta a história de Vicky, uma jovem prestes a se formar no ensino médio que acredita ter o futuro perfeitamente planejado. Em um dia chuvoso, ela viaja no tempo e se encontra com uma versão de si mesma que nunca imaginou. A garota será confrontada pelos próprios erros e inicia uma jornada de perdão, redenção e autodescoberta.
(Autora: Pat Müller | Editora: Mundo Cristão | Onde encontrar: Amazon)
Dino não quer comer
Quando Dino se recusa a comer, Mamãessauro e Papaissauro se unem para ajudá-lo em uma emocionante jornada. Com a orientação da nutricionista Elisa de Espíndola e da fonoaudióloga Jéssica Batista, a narrativa apresenta uma abordagem lúdica e instrutiva para lidar com a seletividade alimentar em crianças. As belas ilustrações de Bernardo Amin complementam a história, tornando este livro uma ferramenta às famílias que buscam soluções criativas para ajudar seus filhos a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis.
(Autores: Bernardo Amin, Elisa De Espíndola e Jéssica Batista | Editora: Tudo! | Onde encontrar: Amazon)
Mulheres enraizadas
No devocional Mulheres enraizadas, a pastora catarinense e escritora best-seller Viviane Martinello convida mulheres a refletirem sobre a importância de construir raízes espirituais para gerar bons frutos em vida. Baseado na parábola de Lucas 13, o livro guia as leitoras para uma transformação de cura pessoal por meio do aprofundamento no relacionamento feminino com Deus.
(Autora: Viviane Martinello | Editora: Vida | Onde encontrar: Amazon)
RIO GRANDE DO SUL
Planeta Hostil
Ao ler este livro, prepare-se para uma visão arrepiante de como as ações humanas alteraram irreversivelmente a Terra, transformando-a em um reino imprevisível e perigoso. O planeta, que deveria ser a nossa casa, está agora à beira de uma catástrofe ambiental. Das alterações climáticas ao esgotamento dos recursos, cada capítulo revela as duras realidades que enfrentamos. Um livro não apenas para nos deixar alarmados, mas um apelo à ação.
(Autor: Marco Moraes | Matrix Editora | Onde encontrar: Amazon)
Bem-estar Digital
Este livro é um convite para transformar a sua relação com a tecnologia, de forma equilibrada e enriquecedora. Rafael Terra, renomado especialista em tendências digitais, compartilha 12 princípios fundamentais para cultivar uma vida digital que promova oportunidades, saúde, felicidade e paz interior. Ao adotar estas práticas, você será incentivado a criar um ambiente online que respeite seus limites pessoais e valoriza conexões humanas autênticas.
(Autor: Rafael Terra | DVS Editora | Onde encontrar: Amazon)
O veneno na montanha
Embora a continuação dessa duologia ainda não tenha chegado às livrarias, quem acompanha a escritora gaúcha Bianca Jung sabe que, em breve, a história de Kalina Kaster ganhará uma continuação. Nesta obra, a jovem protagonista comete um crime para entrar na prisão de Insula, onde precisa recuperar algo. Acessar a toca das aranhas foi fácil, mas ela terá forças para não se deixar enroscar nas teias pegajosas?
(Autora: Bianca Jung | Editora: Qualis | Onde encontrar: Amazon)