Nervosismo, ansiedade, impulsividade e desequilíbrio são sintomas que comprovam a desarmomia do corpo e da mente. Pessoas com essas características podem trazer prejuízos para a ordem familiar e para o ambiente corporativo. No entanto, segundo o escritor, mentor de líderes e cientista social Cláudio Alves Borges, é possível combater crenças negativas e limitantes para curar feridas internas e fortalecer o bem-estar pessoal e profissional.
De acordo com o especialista, o primeiro passo para uma transformação efetiva é a autorresposanbilidade pelas próprias ações e escolhas, seguida da mudança de comportamentos autodestrutivos. Autor de Ressignificando Escolhas do Caminho, ele apresenta abaixo maneiras de se tornar mais autoconsciente e melhorar as relações interpessoais. Confira:
1 – Reserve um tempo para meditar
A meditação é uma técnica que permite conduzir a mente para um estado de paz interior e focar no presente com atenção plena no aqui e agora. Reserve de cinco a dez minutos, de uma a duas vezes por dia, para concentrar-se na própria respiração. Isso ajuda a melhorar a memória e permite ao indivíduo conhecer a própria essência.
2 – Trabalhe o autoconhecimento
Conhecer a si mesmo é indispensável para o crescimento, plenitude, evolução e paz interior. Para isso, é preciso ter noção das próprias fraquezas, pois, assim, fica mais fácil de se blindar das mazelas e corrigir erros, tornando-se mais forte e preparado para vencer os desafios da vida com confiança e serenidade. A meditação, por exemplo, é uma boa forma de trabalhar o autoconhecimento, além, claro, da terapia.
3 – Busque aprender coisas novas
O conhecimento é o alicerce da existência humana, pois liberta, dignifica, melhora a autoestima e contribui para a evolução do corpo e da mente. Busque aprender coisas novas por meio de livros, filmes, séries, músicas, exercícios físicos ou outros métodos que mais lhe interessar. O importante é explorar as diferentes possibilidades que o conhecimento fornece para a mente.
4 – Limite o tempo de uso das redes sociais
É saudável limitar o tempo de uso das redes sociais. Escolha horários para usar a internet e tente não passar mais do que o limite diário estabelecido como meta pessoal. Embora o mundo virtual ofereça recursos para interagir com a família e amigos, facilite demandas de trabalhos e forneça infinitas possibilidades de conhecimento, é preciso utilizar a inteligência emocional e valorizar as relações além das telas.
5 – Estimule diariamente a inteligência espiritual
Independentemente de crença ou dogmas religiosos, buscar o equilíbrio e a paz interior para apreciar a verdadeira essência da vida tem sido um dos maiores dilemas da sociedade. Mas, afinal, como é possível atingir essa plenitude? O primeiro passo é entender que inteligência espiritual não se trata de religião, mas, sim, de viver e praticar a paciência, a tolerância, a misericórdia, o não julgamento, a compaixão, a oração e a caridade. Por fim, busque encontrar sentido na existência fortalecendo o amor próprio e pelo próximo.
—
Sobre o autor: Escritor, palestrante e mentor de líderes, Cláudio Alves Borges é natural de Uberlândia (MG). De origem humilde, aos nove anos deu início à sua jornada de trabalho como engraxate e vendedor de picolés, mas com o passar do tempo demonstrou uma habilidade empreendedora notável. Formado em Ciências Sociais, já foi executivo de grandes empresas e consultor de multinacionais, sendo professor homenageado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ressignificando Escolhas do Caminho marca sua estreia na literatura.