A infância é tempo de imaginação, mas também de descobertas que moldam a forma de enxergar o mundo. Quando a literatura traz debates sobre preservação ambiental e curiosidades sobre a vida, ela ajuda os pequenos leitores a crescer com empatia, discernimento e senso de responsabilidade social.
Dos encantos das florestas vibrantes, aos céus mágicos e oceanos misteriosos, nesta lista, você encontra seis livros infantis para presentear no Dia das Crianças. Alguns títulos mostram a importância de cuidar da natureza e de construir relações de respeito e colaboração. Outros celebram a curiosidade, o aprendizado cotidiano e os pequenos encantos do dia a dia, como a descoberta de novos sabores, cores ou formas de brincar.
São leituras que divertem, encantam e ampliam horizontes desde cedo, inspirando as crianças a crescerem conscientes, gentis e conectadas com tudo e todos à sua volta.
A canção da árvore
VR Editora
Uma jornada lírica e encantadora ao lado de Pássaro e seus amigos animais. Explorando bosques vibrantes e céus noturnos mágicos, o pequeno leitor voa por cada página e descobre a história da árvore — e o que acontecerá quando chegar a hora de Pássaro partir. Lindamente ilustrado e contado com sensibilidade, este lançamento aborda a busca universal por pertencimento e mostra a importância da comunidade, da amizade e do cuidado com a natureza.
Guardiões da Criação
Editora Mundo Cristão
Em uma aventura ecológica pelos biomas do Brasil, animais falantes e protetores da natureza apresentam a importância da preservação ambiental. Entre as personagens, está Carla Yanomami, que compartilha a relação ancestral e sustentável de seu povo com a floresta amazônica; e a botânica Júlia Tupinambá, que cultiva mudas de plantas nativas. Com narrativa poética e ilustrações vibrantes, este lançamento ensina o valor da biodiversidade brasileira e inspira cada um a se tornar guardião do planeta.
O conto da Baleia
Caminho Suave
“Onde a terra vira céu e o céu vira mar, vi pela primeira vez a baleia… e ela pela primeira vez me dirigiu o olhar.” Assim começa uma viagem poética de deslumbramento e descoberta, além de uma amizade muito especial. Mas esta é também uma jornada que escancara uma dura realidade: como a poluição causada pelo descarte inadequado de lixo, sobretudo plástico, e a falta de cuidado com a natureza estão destruindo os oceanos e os seres que neles vivem. Um livro encantador sobre meio ambiente, amizade, esperança e amor.
Uma eleição saborosa
Ciranda na Escola
Na Fazenda Valiosa, a convivência seguia tranquila… até que uma dúvida foi plantada: qual seria o alimento mais importante? Legumes, frutas, verduras até a vaca entrou na disputa! Foi então que todos decidiram organizar uma eleição bem animada para eleger o campeão da nutrição. Escrito por Elisabete da Cruz e ilustrado com muito charme por Daniel Cabral, este livro é um convite divertido à valorização da diversidade alimentar e da convivência respeitosa.
O grande contador de pedrinhas
Matrix Editora/Trix
Dois meninos, em tempos diferentes, compartilham a mesma paixão: contar as coisas do mundo. Entre ovelhas, pipas e dinossauros, eles descobrem que os números não são um mistério, mas parte do cotidiano. Com uma narrativa delicada, a escritora Denise Crispun mostra a beleza da curiosidade, do aprendizado e da forma única como cada criança enxerga a vida.
O menino que selecionava sabores
Editora Mercado de Letras
Neste lançamento, o escritor, professor e psicanalista Francisco Neto Pereira Pinto apresenta Ravi, um menino de três anos com paladar seletivo. A narrativa mostra como o vínculo com sua avó transforma sua relação com a comida. Entre descobertas e afeto, o garoto aprende a experimentar novos sabores sem pressões. A obra ressalta o valor do acolhimento e da escuta respeitosa na infância. Com delicadeza, oferece lições importantes para crianças e adultos.





