Em 14 de fevereiro, celebra-se o amor em todas as suas formas no Valentine’s Day. Apesar de forte nos Estados Unidos, a data tem certa influencia no Brasil. Ela foi criada em homenagem a São Valentim, um bispo que realizava casamentos em segredo, desafiava a proibição do imperador, na Roma Antiga. Ao redor do globo, é dia de declarações, flores, chocolates e — por que não? – livros.
Amor e literatura são um par perfeito. Quem não gosta de torcer pelo final feliz de um casal apaixonado? Não é à toa que o romance é o gênero literário mais popular entre os leitores. De amores clássicos a paixões modernas. Das comédias românticas enemies-to-lovers aos livros hots contemporâneos. O amor se manifesta de múltiplas maneiras e cada leitor pode encontrar o seu par perfeito nos romances.
No Brasil a data também é conhecida por Dia Mundial do Amor. E para celebrar esse dia tão especial, confira a seleção de romances para você ler ou presentear quem mais ama!
As coisas que nunca superamos – Naomi tinha a vida perfeita e estava prestes a se casar até que larga o noivo no altar para ir ao resgate de Tina, sua gêmea malvada. Mas ela não esperava que a irmã roubaria seu dinheiro e carro e a deixaria para trás com uma sobrinha que até então desconhecia. Tudo parecia prestes a desmoronar até que Naomi conhece Knox, um brutamontes que vai ajudá-la a se reerguer.
(Autora: Lucy Score Editora: Alta Novel | Onde encontrar: Amazon)
A culpa é do meu ex – Quando o reencontro inusitado entre ex-namorados no mesmo ambiente de trabalho os leva a um embate carregado de memórias, a explosão é certa! Com personagens cativantes, diálogos ácidos e reflexões profundas sobre expectativas amorosas, A Culpa é do Meu Ex é uma comédia romântica obrigatória para os adoradores de um bom enemies-to-lovers com segunda chance.
(Autora: Mila Wander | Editora: Lucenses Editorial | Onde encontrar: Amazon)
A Irresistível Face da Mentira – Felipe Prado é um irresistível empresário com objetivos ambiciosos. Bonito e milionário, coleciona sucesso no mundo dos investimentos e com as mulheres com quem se envolve, ainda que mantenha o casamento fracassado com Vanessa Prado. Até que ele desaparece sem deixar rastros, e sua reputação é colocada à prova. A irresistível face da mentira é um livro surpreendente e com muitos toques de sensualidade, prendendo o leitor da primeira à última página.
(Autoras: Tatiana Amaral, Juliana Dantas, Evy Maciel, Nana Simons | Editora: DVS Editora | Onde encontrar: Amazon, DVS)
Amarras do Destino – No coração agitado da floresta, onde o verde da natureza domina, nasce uma amizade improvável entre Lunna, uma menina curiosa e determinada, e Poti, um jovem indígena que tem uma conexão profunda com as suas raízes ancestrais. À medida que os anos passam, a inocente amizade se transforma em um amor intenso, florescendo como as cores da primavera em suas vidas. Este primeiro volume, que faz parte de uma duologia, é uma emocionante jornada de amor e autodescoberta que transcende barreiras culturais e temporais.
(Autora: Mary Cristiane | Onde encontrar: Amazon)
Amor errado – História sobre amore sempre fizeram parte da vida de Mia; emoções que ela nunca vivenciara além das aulas como professora de literatura. Até que um dia as páginas ganharam cores e tornaram Mia a protagonista de um romance onde a tristeza deixara marcas profundas que o tempo nunca fora capaz de apagar. Fugir da dor passou a ser a melhor opção para aplacar a culpa que sentia. Buscando escapar da dor e da culpa, ela enfrenta um passado não resolvido que retorna, exigindo uma segunda chance. Em meio a emoções complexas, Mia percebe que encontrar equilíbrio entre certo e errado pode ser a única solução para reescrever sua história de amor.
(Autora: Cristina Valori | Editora: Qualis Editora | Onde encontrar: Amazon)
Meu sol de primavera – Lidar com questões amorosas, enfrentar as dificuldades do dia a dia na escola e nas relações interpessoais, além de encarar profundas transformações físicas e emocionais. A adolescência é uma fase de desafios universais. E o que muda o fato da jovem ser cristã? Absolutamente nada. Neste livro, a autora explora temas que ressoam com a juventude, o que inclui a complexidade do primeiro amor.
(Autora: Queren Ane | Editora: Mundo Cristão | Onde encontrar: Amazon)
O dia em que te beijei – Neste romance de época, que encerra a trilogia Deusas de Londres, o leitor acompanha a história de Cecília. Agora conhecida como Marshala, a jovem foge de seu passado doloroso em uma pequena cidade após ser abandonada no altar. Estabelecendo-se como uma renomada modista em Londres, ela acredita ter deixado seu antigo eu para trás. No entanto, o passado ressurge com a volta do duque de Lamberg, Vicenzo, que nunca esqueceu a mulher que incendiou seu coração e sua casa. Determinado a provar seu amor por Marshala, o duque embarca em uma jornada para encontra-la, desencadeando uma mistura intensa de amor e ódio, em que o passado e presente se entrelaçam em meio a vestidos luxuosos, palavras afiadas e o fogo ardente de uma paixão inacabada. Esta obra pode ser lida de forma independente.
(Autora: Paula Toyneti | Editora: The Gift Box | Onde encontrar: Amazon)
Orgulho & Preconceito – Este clássico da literatura traz a história dos Bennets, que são nobres, porém, sem dinheiro. Esta família é composta pelo pai, pela mãe e por cinco moças, todas em idade de se casar e nenhuma com direito a herdar a propriedade da família. Para assegurar o futuro delas é preciso encontrar pretendentes de boa posição – uma busca que atormenta a senhora Bennet e, consequentemente, todos na família.
(Autora: Jane Austen | Editora: Via Leitura | Onde encontrar: Amazon)
Tudo me leva até você – Em meio ao glamour e mistérios de Hollywood, Emi Price, uma estagiária de cinema decidida a esquecer o passado amoroso, se depara com uma carta perdida de uma lenda do cinema. Ao investigar o segredo do astro, a protagonista se envolve em uma busca fascinante pela herdeira desconhecida, a aspirante a atriz Ava. Neste romance, a autora tece uma trama envolvente de amizade, amor e descobertas, revelando como a magia do cinema pode mudar destinos, por trás e diante das câmeras.
(Autora: Nina LaCour | Editora: Plataforma21 | Onde encontrar: Amazon)