• Quem somos
  • Fale com a LC
  • Trabalhe conosco
  • Política de Privacidade
LC - Agência de Comunicação
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
    • Assessoria de Imprensa – Press LC
    • Assessoria de Imprensa – Master LC
    • Produção de livros
    • Leitura Coletiva
    • Leitura Crítica
    • Cursos para escritores
    • Mentoria Arquitetos do Livro
    • Mentoria DNA Best-Seller
    • Consultoria com Plano de Marketing
    • Consultoria de Marketing + Criativos LC
    • Assessoria e Consultoria para Editoras
    • Desenvolvimento de Sites
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Blog
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
    • Assessoria de Imprensa – Press LC
    • Assessoria de Imprensa – Master LC
    • Produção de livros
    • Leitura Coletiva
    • Leitura Crítica
    • Cursos para escritores
    • Mentoria Arquitetos do Livro
    • Mentoria DNA Best-Seller
    • Consultoria com Plano de Marketing
    • Consultoria de Marketing + Criativos LC
    • Assessoria e Consultoria para Editoras
    • Desenvolvimento de Sites
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Blog
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
Sem resultados
Ver todos os resultados
LC - Agência de Comunicação
Sem resultados
Ver todos os resultados

Titã da publicidade brasileira, Luiz Lara conecta passado, presente e futuro em biografia

Em autobiografia publicada pela Matrix Editora, empresário revela bastidores do mercado e reflexões sobre o futuro da comunicação

23 de outubro de 2025
Tempo de leitura: 5 mins de leitura

Em A Alma Brasileira do Negócio – Da era de ouro à era digital, como a comunicação transforma o mundo, Luiz Lara oferece uma imersão única na própria trajetória como um dos mais influentes empreendedores da comunicação no Brasil.

Escrita em parceria com o jornalista Thales Guaracy e publicada pela Matrix Editora, a obra resgata as origens do biografado, revela os bastidores da criação da Lew’Lara, agência cofundada em 1992 com Jaques Lewkowicz, e reflete sobre a consolidação tecnologia e da IA no mercado publicitário. 

Retrato da evolução da publicidade no Brasil e testemunho de como a comunicação molda negócios e sociedades, o lançamento detalha a participação de  Lara na realização de campanhas icônicas que marcaram gerações, como a ascensão da TIM, o crescimento da Adidas, a humanização do Banco Real, depois Santander, as campanhas de Natura e Nissan, a transformação da Schincariol em Schin, e a inesquecível campanha da Friboi estrelada por Tony Ramos. 

Leia também:

Quando a escrita se torna espelho

O Brasil é para amadores?

Entre perdas e afetos, o florescer da esperança

Com maestria, o empresário mostra como a propaganda não apenas vende, mas educa, cria hábitos e conecta emocionalmente pessoas e marcas. Para isso, o autor traça um panorama da evolução da publicidade, desde a chamada “Era de ouro”, marcada pelas premiações internacionais, até a revolução digital impulsionada pela popularização dos smartphones. 

Ao compartilhar experiências pioneiras em marketing, ele reforça que a verdadeira força da comunicação reside no talento humano, na criatividade e na ousadia, fatores que destaca como insubstituíveis para qualquer negócio. Lara destaca a inteligência artificial e as ferramentas digitais como recursos para otimizar processos, mas que não substituem a intuição e a sensibilidade dos profissionais da área. 

Sem esconder os momentos de dificuldades, Lara compartilha desafios pessoais e empresariais, como os episódios de instabilidade econômica durante a trajetória da Lew’Lara e o período de depressão após a venda da agência, em 2007. O autor também lança um olhar para o futuro da comunicação, destacando a integração definitiva entre mídias digitais e tradicionais, a personalização contínua das experiências de consumo e o uso da tecnologia como apoio. 

A Alma Brasileira do Negócio revela como a publicidade, guiada por ética, propósito e criatividade, pode transformar negócios, gerar impacto social e deixar um legado duradouro. Ao combinar memórias, análises de mercado, filosofia de gestão e exemplos concretos, Luiz Lara se consolida como referência para empreendedores, publicitários e qualquer pessoa interessada em entender a força transformadora da comunicação no Brasil. 

FICHA TÉCNICA
Título: A Alma Brasileira do Negócio – Da era de ouro à era digital, como a comunicação transforma o mundo
Autoria: Luiz Lara com Thales Guaracy
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-602-5
Páginas: 184
Preço: R$ 54,00
Onde encontrar: Matrix Editora | Amazon
Baixe a capa do livro em alta AQUI.
Baixe a foto do autor em alta AQUI.

Foto: Leonardo Rodrigues

Sobre o autor: Luiz Lara é publicitário e fundador da Lew’Lara\TBWA e da iD\TBWA. Profissional de atendimento e planejamento, atuou na construção e no posicionamento de muitas marcas e conquistou vários prêmios ao longo de sua carreira, entre eles Caboré, Colunistas e Effie. Atualmente é chairman do Grupo TBWA no Brasil e sócio da TO BE GOOD, atuando em advocacy e comunicação. Foi presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) e organizou o 4º e o 5º Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação. É presidente pro bono do Conselho do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) e membro da Assembleia Geral da ESPM. Atua em várias organizações do terceiro setor: é membro do Conselho da Childhood, do Instituto de Cidadania Empresarial, da Fundação Osesp e da Fundação Bienal de São Paulo, entre outras instituições. 

Rede social do autor: LinkedIn 

Sobre a Matrix Editora: Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país, com mais de 1.100 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.  

Tags: matrix editoraNão Ficção
Redação LC

Redação LC

Somos um time de jornalistas apaixonados por livros e cultura.
Tem uma boa redação? Faça parte da nossa equipe, clique aqui.

Continue lendo:

Quando a escrita se torna espelho
Sem categoria

Quando a escrita se torna espelho

4 de dezembro de 2025
O Brasil é para amadores?
Sem categoria

O Brasil é para amadores?

4 de dezembro de 2025
Entre perdas e afetos, o florescer da esperança
Sem categoria

Entre perdas e afetos, o florescer da esperança

3 de dezembro de 2025
Uma jornada real de dor, propósito e renascimento transformada em movimento coletivo de superação
Sem categoria

Uma jornada real de dor, propósito e renascimento transformada em movimento coletivo de superação

3 de dezembro de 2025
Inscrever
Login
Notificar sobre
guest
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
[the_ad id="21159"]
Inscreva-se para receber nossas notícias em primeira mão
Escritórios em: São Paulo/SP e Jaraguá do Sul/SC
contato@lcagencia.com.br | comercial@lcagencia.com.br
Editoras atendidas pela LC:

© 2025 – Feito com 💖 por Equipe LC

close button
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Notícias
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
  • Trabalhe conosco
wpDiscuz