• Quem somos
  • Fale com a LC
  • Trabalhe conosco
  • Política de Privacidade
LC - Agência de Comunicação
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
    • Assessoria de Imprensa – Press LC
    • Assessoria de Imprensa – Master LC
    • Produção de livros
    • Leitura Coletiva
    • Leitura Crítica
    • Cursos para escritores
    • Mentoria Arquitetos do Livro
    • Mentoria DNA Best-Seller
    • Consultoria com Plano de Marketing
    • Consultoria de Marketing + Criativos LC
    • Assessoria e Consultoria para Editoras
    • Desenvolvimento de Sites
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Blog
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
    • Assessoria de Imprensa – Press LC
    • Assessoria de Imprensa – Master LC
    • Produção de livros
    • Leitura Coletiva
    • Leitura Crítica
    • Cursos para escritores
    • Mentoria Arquitetos do Livro
    • Mentoria DNA Best-Seller
    • Consultoria com Plano de Marketing
    • Consultoria de Marketing + Criativos LC
    • Assessoria e Consultoria para Editoras
    • Desenvolvimento de Sites
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Blog
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
Sem resultados
Ver todos os resultados
LC - Agência de Comunicação
Sem resultados
Ver todos os resultados

Quando política e religião se misturam

Em novo livro, cientista político Victor Araújo traça paralelo entre o voto da população evangélica e a propagação do conservadorismo

10 de novembro de 2022
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
Livro “A Religião Distrai os Pobres?” | Divulgação

Além das propostas e dos planos de governo, os aspectos socioculturais dos candidatos também impactam diretamente o resultado das eleições. O voto por afinidade religiosa, por exemplo, ganhou força nas últimas décadas. Para analisar e discutir a relação entre religião e política, especialmente entre os grupos evangélicos, o cientista político Victor Araújo lança o livro A Religião Distrai os Pobres? pelo selo Edições 70, da editora Almedina Brasil.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha em 2020 mostra o crescimento da população evangélica no Brasil. De acordo com o levantamento, 31% dos brasileiros são adeptos da religião, percentual que representa mais de 65 milhões de pessoas – em 2000, por exemplo, este público era de 15,6%. Segundo o autor, esta parcela da população tende a eleger candidatos conservadores que defendem a “moral e bons costumes” e se opõem à redistribuição de renda.

O livro é fruto da tese de doutorado de Araújo, que recebeu o prêmio Capes de melhor trabalho nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, do Ministério da Educação. Na obra, o autor explora de forma aprofundada a mentalidade e os comportamentos dos eleitores evangélicos no Brasil e mostra como este grupo contribuiu para a propagação do conservadorismo.

A combinação de vulnerabilidade, baixo acesso à informação e conservadorismo moral permite às lideranças mobilizar os fiéis contra seus inimigos nas urnas.
A Religião Distrai os Pobres?, pg. 93

Para compreender o impacto do voto evangélico no Brasil de hoje, Araújo retorna aos anos 1970, quando uma onda de redemocratização atingiu a América Latina. Naquele período, a redução da desigualdade e a redistribuição de renda estiveram em pauta entre os eleitores. Estes tópicos mais à esquerda diferem da atual onda conservadora – uma tendência mundial,  inclusive.

Com uma linguagem fácil e exemplos práticos, o cientista político mostra como o pensamento do eleitor brasileiro foi do “política e religião não se misturam” para o discurso “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.

FICHA TÉCNICA:
Livro: A religião distrai os pobres? O voto econômico de joelhos para a moral e os bons costumes
Autor: Victor Araújo
Editora: Editora Almedina Brasil, Edições 70
ISBN: 9788562938573
Páginas: 112
Formato: 14x21x0,5
Preço: 49,00
Onde encontrar: Editora Almedina, Amazon
Clique AQUI para baixar a capa em alta.
Baixe a foto do autor em alta AQUI.

Autor Victor Araújo | Divulgação

Sobre o autor: Natural de Minas Gerais, Victor Araújo é PhD em Ciência Política e Pesquisador Sênior na Universidade de Zurique (UZH), onde leciona sobre política da América Latina e sobre como utilizar métodos estatísticos e computacionais para entender como e por que as pessoas votam. Já recebeu prêmio Capes de melhor trabalho nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, bem como uma menção honrosa no prêmio de teses da Anpocs.

 

Leia também:

IA no Direito: livro ensina advogados a utilizar o ChatGPT de forma estratégica

Para superar a IA, especialista mundial em Storytelling defende a re-humanização do marketing

Doutor em Administração ensina como usar IA para impulsionar as vendas no digital

 

 

 

Sobre a editora: Fundada em 1955, em Coimbra, a editora Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos nas áreas de filosofia, administração, economia, ciências sociais e humanas, educação e literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.

Tags: almedina brasilNão Ficção
Redação LC

Redação LC

Somos um time de jornalistas apaixonados por livros e cultura.
Tem uma boa redação? Faça parte da nossa equipe, clique aqui.

Continue lendo:

IA no Direito: livro ensina advogados a utilizar o ChatGPT de forma estratégica
Sem categoria

IA no Direito: livro ensina advogados a utilizar o ChatGPT de forma estratégica

17 de dezembro de 2025
Para superar a IA, especialista mundial em Storytelling defende a re-humanização do marketing
Sem categoria

Para superar a IA, especialista mundial em Storytelling defende a re-humanização do marketing

17 de dezembro de 2025
Doutor em Administração ensina como  usar IA para impulsionar as vendas no digital
Sem categoria

Doutor em Administração ensina como usar IA para impulsionar as vendas no digital

17 de dezembro de 2025
Seis obras para exercer a fé
Sem categoria

Regar a alma para florescer a relação com Deus

17 de dezembro de 2025
Inscrever
Login
Notificar sobre
guest
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
[the_ad id="21159"]
Inscreva-se para receber nossas notícias em primeira mão
Escritórios em: São Paulo/SP e Jaraguá do Sul/SC
contato@lcagencia.com.br | comercial@lcagencia.com.br
Editoras atendidas pela LC:

© 2025 – Feito com 💖 por Equipe LC

close button
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Notícias
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
  • Trabalhe conosco
wpDiscuz