Desde outubro do ano passado, 2017 foi instituído como o Ano Mariano pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A decisão se deu devido aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul. E para celebrar e viver esse jubileu, a Editora Ave-Maria apresenta aos fiéis o livro “101 títulos de Nossa Senhora na devoção popular”, de Pe. Roque Vicente Beraldi, obra que promete acompanhar os fiéis neste ano.
O livro traz aos leitores explicações sobre os diferentes títulos que já foram atribuídos a Nossa Senhora em cada lugar em que as graças de Deus foram, por meio dela, derramadas. A obra é fruto das publicações feitas, desde 1996, pelo autor, na coluna “Maria na devoção popular”, da Revista Ave Maria. Os títulos são distribuídos em quatro capítulos relacionados aos privilégios, aos fatos históricos, às virtudes e aos lugares de devoção ou aparição de Nossa Senhora.
A origem do título “Imaculado Coração de Maria”, por exemplo, tem uma explicação. Apesar de terem sido muitos os santos que engrandeceram a Mãe de Deus, falando sobre prerrogativas, foi só a partir de São João Eudes que apareceram escritores sagrados que o fizeram. Entre eles, está Santo Antonio Maria Claret.
“Ele, de um modo todo especial, propagou a devoção ao Coração de Maria. Depois da declaração do dogma da Imaculada Conceição por Pio IX, em 1850, acrescentou a palavra “Imaculado” ao Coração. Como arcebispo da ilha de Cuba, escreveu uma carta pastoral convidando o clero e o povo da arquidiocese a venerar a santa Mãe de Deus com o título do Imaculado Coração de Maria”.
101 títulos de Nossa Senhora na devoção popular, Pág. 10
Outro título bastante conhecido e que muitos não imaginam a origem do nome é Nossa Senhora das Dores:
“Quanto à origem, não se duvida de que os primeiros cristãos, certamente, terão dado a Maria condolências pelos sofrimentos que Jesus padeceu, ao ser preso e condenado injustamente, por ter sido coroado de espinhos, ter carregado a cruz até o Calvário e sido crucificado. Ela permaneceu ao pé da cruz quando seu Filho morreu pela salvação da humanidade!”
101 títulos de Nossa Senhora na devoção popular, Pág. 18
2017 também é marcado pelo 1º centenário da aparição de Nossa Senhora na cidade de Fátima em Portugal. Essa aparição é marcada por diversos sinais e milagres. Essa e muitas outras histórias de aparições da Virgem Maria também constam no livro “101 títulos de Nossa Senhora na devoção popular”. Essa obra torna-se essencial para todos os que desejam viver este ano santo repleto do amor da Mãe de Jesus.
Para baixar a capa em alta clique aqui.
Ficha técnica:
ISBN: 978-85-276-1343-9
Formato: 14×21
Número de páginas: 208
Preço: R$ 32,90
Sobre o autor:
Pe. Roque Vicente Beraldi é missionário claretiano. Nasceu em 17 de novembro de 1921, na cidade de São José do Rio Pardo (São Paulo). Em 1933 ingressou no Seminário Claretiano. Fez a profissão dos votos religiosos em 1939. Depois de cursar Filosofia e Teologia foi ordenado sacerdote em 1946. Uma vez ordenado continuou seus estudos formando-se em Letras Anglo-germânicas e Pedagogia. Teve formação musical pelo Conservatório Paulista de Canto Orfeônico. Foi professor de latim em muitos colégios e faculdades. Foi diretor dos colégios claretianos em São Paulo, Guarulhos e Batatais. Além de diretor da Faculdade de Educação Física e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras José Olympio, ambas em Batatais. Foi também Vice-Diretor do Seminário Claret, em Rio Claro, e Diretor do Noviciado Claretiano, em Campinas. Atualmente é Vigário-Paroquial na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em São Paulo. É articulista da Revista Ave Maria e publicou diversas novenas devocionais pela Editora Ave-Maria.