Alegria, tristeza, medo… os livros podem despertar todas as emoções que você pode imaginar! Essa é a graça de ler: sorrir com as conquistas dos personagens, sentir medo nas cenas tensas, se apaixonar junto com os protagonistas, ficar ansioso pelo plot twist e mandar o tédio embora com ótimas histórias.
Pensando em cada sentimento que as obras proporcionam aos leitores, separamos algumas indicações baseadas nas emoções da sequência de Divertida Mente. Escolha sua próxima leitura e aventure-se por cada emoção literária:
Alegria
Corajosas 2: releitura cristã dos contos de fadas ganha novas princesas no cenário contemporâneo brasileiro. Com inspiração em histórias clássicas como Bela Adormecida, Mulan, Pequena Sereia e Rapunzel, as protagonistas enfrentam desafios reais com fé e coragem. Escritas por Thaís Oliveira, Maria S. Araújo, Arlene Diniz e Queren Ane, as narrativas abordam relacionamentos, autoaceitação e superação, prometendo uma leitura alegre e inspiradora.
(Onde encontrar: Amazon)
Recalculando a rota: ambientado no subúrbio do Rio de Janeiro, neste romance contemporâneo bem-humorado, a autora Aimee Oliveira narra a história de Vivian, uma jovem da periferia carioca que enfrenta desafios pessoais e profissionais em busca de uma condição de vida melhor. Porém, quando o ex-namorado de Vivian sofre um acidente e é acolhido na casa da moça durante a recuperação, a protagonista precisará lidar com sentimentos do passado enquanto corre atrás dos próprios sonhos.
(Onde encontrar: Amazon)
Por uma infância feliz: a pediatra francesa Catherine Gueguen compartilha as mais recentes descobertas da neurociência e levanta uma bandeira em prol do desenvolvimento infantil saudável através de relações afetivas saudáveis. Defensora da parentalidade positiva, a médica rechaça castigos e ameaças verbais como mecanismos educativos e advoga por uma criação que valorize o bem-estar das crianças.
(Onde encontrar: Amazon)
Tristeza
Eu queria poder te dizer: Como lidar com o luto na infância? É isso que o pequeno leitor vai descobrir neste livro, escrito por Jean-François Sénéchal e ilustrado por Chiaki Okada. Ao acompanhar a jornada emocional de uma raposinha que perdeu a avó, a personagem mostra que falar sobre os sentimentos, escrever carta de despedida, ir a lugares que frequentavam juntas e até reviver recordações felizes são formas de compreender e lidar com o luto e a tristeza.
(Onde encontrar: Amazon)
As estações dentro de mim: uma narrativa comovente e afetuosa sobre o poder transformador da amizade! Em As estações dentro de mim, a autora Bianca Pozzi ensina os pequenos leitores a lidarem com a tristeza e a melancolia. Na trama, uma garota começa o seu dia se sentindo triste e sozinha até que encontra um cãozinho precisando de ajuda: de repente, sua vida ganha novos significados. Este livro infantil, a proporciona momentos de desenvolvimento social e emocional das crianças.
(Onde encontrar: Amazon)
Tia Beth: esta obra deLeonardo de Moraesnarra a ditadura militar brasileira sob o olhar de uma mãe que perdeu um filho para o regime. Décadas depois dos acontecimentos trágicos, ela decide conversar pela primeira vez sobre as memórias com um sobrinho que nunca viveu este período histórico. Apesar das gerações serem diferentes, ambos percebem como passado e presente se unem em diversos aspectos na sociedade.
(Onde encontrar: Amazon)
Ansiedade
Pega leve!: no emaranhado de responsabilidades, expectativas, desafios e cobranças, torna-se quase inevitável sentir o peso do esgotamento emocional. Em uma era marcada pela hiperconectividade, pela busca incessante do sucesso e pela aceleração desenfreada do cotidiano, o cansaço emerge como um protagonista silencioso, infiltrando-se na mente e no coração de indivíduos que não querem ficar para trás na corrida da vida. Neste cenário turbulento, Davi Lago propõe uma pausa ou, talvez, um freio para lidar com as pressões sem perder a alma.
(Onde encontrar: Amazon)
Além da ansiedade: ideal para ter dias mais leves, sabendo lidar com a ansiedade, o best-seller Davi Lago aborda nesta obra de que forma este mal emocional emergiu como o principal desafio de saúde mental global, ultrapassando até mesmo a depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde. Com uma abordagem não simplista, o autor explora o fenômeno complexo da ansiedade, oferecendo uma compreensão clara e objetiva à luz da Bíblia.
(Onde encontrar: Amazon)
A culpa não é sua: a escritora Laura K. Connell, compartilha dicas valiosas para identificar relações tóxicas e impor limites saudáveis. Combinando experiências pessoais e pesquisas científicas, o livro ajuda a lidar com a ansiedade e conquistar liberdade emocional. Abordando temas como vícios, manipulação e culpa, Connell guia o leitor na construção de uma vida mais plena e autêntica. Uma leitura essencial para quem busca superar traumas e evitar autossabotagem.
(Onde encontrar: Amazon)
Inveja
Que vença o melhor: capitão de torcida e presidente do grêmio estudantil, Jeremy não vai permitir que se assumir um garoto trans arruíne o último ano escolar. Em vez de se esconder e dar espaço aos transfóbicos de plantão, decide fazer barulho e se candidatar ao título de Rei do Homecoming, o evento anual mais importante do colégio. O detalhe é que o ex-namorado dele, Lukas, estrela do futebol americano da escola e líder do comitê do baile, é um dos principais candidatos a ganhar a coroa. Com bom humor e delicadeza, Z. R. Ellor se aproveita do enredo escolar para aprofundar temas tão comuns entre os jovens, mas pouco abertamente falados na vida real: a dificuldade de lidar com o luto e preconceito LGBTQIA+ na sala de aula.
(Onde encontrar: Amazon )
Uma pitada de sorte: escrito por G. B. Baldassari, esta é uma obra new adult sáfica que celebra o amor. A uruguaia Amélia, tentando se firmar na alta gastronomia de Buenos Aires, encontra a esperança e o romance através de um recado escondido em seu livro favorito. Inspirado nas comédias românticas dos anos 2000, este livro aborda os dramas e as alegrias da juventude, destacando a importância da amizade e a busca por um lugar no mundo. Uma leitura envolvente que une representatividade, diversão e romance.
(Onde comprar: Amazon)
Os nossos refúgios: neste romance friends-to-lovers, escrito pela best-seller Emma Lord, o leitor conhece Riley: uma jovem recém-formada no ensino médio, que se muda para Nova York após ser rejeitada por dez universidades. Em busca de novos sonhos, ao reencontrar o melhor amigo, Tom, eles partem em uma aventura para realizar “Lista de Refúgios” que escreveram na infância. Entre novas amizades e descobertas, os personagens exploram os próprios sentimentos e descobrem o amor onde menos esperam.
(Onde encontrar: Amazon)
Tédio
Inspetor Sopa e o Crime do Mosteiro: Nesta série policial de Andréa Gaspar, o detetive brasileiro Inspetor Sopa investiga o assassinato de um monge no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. Com ares de Sherlock Holmes e um toque de brasilidade, Sopa desvela um intrincado mistério. O livro mistura suspense e cultura, revelando a rica história e os encantos da vida urbana brasileira. Sopa, como um “flâneur”, guia os leitores por becos e botecos, explorando temas como samba-jazz e a formação das favelas. Uma leitura envolvente que une investigação e curiosidades culturais.
(Onde encontrar: Amazon)
Ilhas Flutuantes: duas mortes interligadas através do tempo, um assassino misterioso e um chefe de polícia determinado a resolver o caso mesmo que custe a própria vida. Este é o pano de fundo deste suspense policial, escrito pelo autor nacional J.L Amaral. Essa narrativa vai fazer os leitores de suspenses quebrarem a cabeça para solucionar o caso junto com o protagonista, o delegado Vitor.
(Onde encontrar: Amazon)
Filho da mãe: Escrita pelo vice-cônsul João Filipe da Mata, este livro explora as complexidades de um jovem diplomata brasileiro que retorna ao país após uma perda. Entre memórias de infância, aventuras amorosas e desafios diplomáticos, João Paulo busca liberdade e pertencimento. Em uma road trip por Minas Gerais, ele enfrenta tensões do passado e descobre novas verdades. Uma obra envolvente que aborda a dualidade de viver no exterior e a busca por identidade e representatividade LGBTQIAP+.
(Onde encontrar: Amazon)
Medo
Terra de almas perdidas: Jefferson Sarmento reinventa a lenda do cramulhão da garrafa em seu livro de terror “Terra de Almas Perdidas”. Jonas Almozart fez um pacto para salvar sua amante Luiza, que agora vive sem envelhecer. Em uma fuga desesperada, Jonas se refugia em um circo na Enseada dos Novenos e se envolve na busca pelo cramulhão da garrafa, enfrentando uma figura perversa idolatrada pela cidade. Com suspense, mistério e ilustrações impactantes, a obra explora os limites da ganância e as contradições humanas.
(Onde encontrar: Amazon)
O convidado: nesta obra, Henri Lui revela um mundo de crimes e traições. A chegada de Fiódor, um suposto sobrinho órfão, à casa da rica família Marah desencadeia uma série de revelações sombrias. Mas Fiódor esconde sua verdadeira identidade: ele é Xavier, um jovem pobre que matou para assumir uma nova vida. Entre corrupções, amores ilícitos e egocentrismos, este romance explora os segredos ocultos por trás de uma fachada de perfeição.
(Onde encontrar: Amazon)
Os canibais da Rua do Arvoredo: ambiciosos, José Ramos e Catarina Palse escolhiam juntos a presa: homens, afortunados e, geralmente, imigrantes alemães. Enquanto a missão dela era seduzir e atraí-los para a casa onde moravam, a dele era transformar o corpo humano em cadáver. Um século e meio depois, é possível que a história se repita? Neste triller, o escritor e roteirista Tailor Diniz apresenta uma narrativa instigante e provocadora em torno de um novo boato sobre o consumo de carne humana na capital do Rio Grande do Sul.
(Onde encontrar: Amazon)
Vergonha
Herdeiro do Império: neste romance proibido, escrito pela best-seller da Amazon, Jussara Leal, a leitora conhece Bruno Negrão e Maia Galina: herdeiros de famílias rivais da máfia dos jogos de apostas ilegais. Com intensidade comparável à de Romeu e Julieta, esta é uma trama de paixão avassaladora, segredos e traições. Para além das cenas sensuais, a autora oferece uma mistura eletrizante de ação, enquanto aborda questões como machismo e poder feminino.
(Onde encontrar: Amazon)
Sacrificada: nesta nova obra da best-seller da Amazon Jéssica Macedo, Mari, uma princesa sem poderes, é enviada como um presente ao harém do temido rei Arden de Haddan. Sobrevivendo aos ataques de fúria do rei, Mari revela-se imune aos poderes elementares, despertando a obsessão de Arden. Enquanto ele a treina, testando suas habilidades, a relação entre eles evolui de repulsa e pavor para uma paixão intensa. “Sacrificada” abre a trilogia “O Império do Caos,” uma dark fantasy onde o poder tem um preço alto e as intrigas políticas dominam.
(Onde encontrar: Amazon)
Minha mão na sua boca e um verso sobre o amor: um livro dedicado a todas as pessoas que amam, frustram-se, irritam-se e continuam apaixonadas da mesma maneira. Neste conjunto de poemas, Elisa Marques atravessa diferentes fases de um romance e escreve sobre todos os sentimentos, bons, ruins e contraditórios, que sucedem desse relacionamento. Com referências pop e clássicas, a poeta faz uma miscelânea das experiências compartilhadas entre os amantes no mundo contemporâneo.
(Onde encontrar: Amazon)
Raiva
A árvore do yoga: este é um livro seminal que sintetiza a filosofia e prática do yoga, ensinada por B.K.S. Iyengar, renomado por democratizar esta filosofia milenar no Ocidente. Com base em suas aulas na Europa nos anos 1980, a obra oferece um guia acessível para integrar movimentos e posturas yoguicas no cotidiano, promovendo saúde, bem-estar e harmonia mental. Ideal tanto para iniciantes quanto para praticantes avançados, este livro é uma introdução essencial aos princípios fundamentais do yoga, enriquecida pela sabedoria acumulada de uma vida dedicada à prática e ao ensino, que auxilia no controle do estresse e raiva.
(Onde encontrar: Amazon)
ZensorialMente: nesta obra, Estanislao Bachrach, neurocientista e pesquisador em biologia molecular, guia os leitores por uma jornada de introspecção sensorial. O autor compartilha técnicas práticas para transformar a raiva e outras emoções negativas em bem-estar físico e mental. Com exercícios de mindfulness, meditação e inteligência sensorial, Bachrach ensina a reconhecer e gerenciar sensações sutis, promovendo uma vida mais calma e equilibrada. Ideal para quem busca paz interior e maior controle emocional no dia a dia.
(Onde encontrar: Amazon)
Nojo
Cocô, Xixi e Pum: quando o Cocô, o Xixi e o Pum se encontraram, fizeram uma bagunça e tanto! É que eles descobriram que tinham o mesmo sonho: não queriam mais morar nas fraldas nem ficar manchando colchões por aí. O desfralde é sempre um momento desafiador, tanto para as crianças quanto para os responsáveis. Inspirado na vivência que a autora Maíra Lot Micales teve como mãe, este livro vai arrancar muitas risadas do pequeno leitor e incentivá-lo a tomar coragem para abandonar as fraldas de uma vez por todas.
(Onde encontrar: Amazon)