O dízimo, portanto, nada mais é que a contribuição de cada paroquiano ou paroquiana para que a Paróquia sobreviva dignamente e cresça, mantendo-se por si própria. Ali está a casa de Deus, onde O cultuamos com nossas celebrações e orações.
Pág. 6, Cardeal Orani João Tempesta
O livro “Como Implantar o Dízimo nas Paróquias e Dioceses” chega a sua 3ª edição revisada e ampliada com o título “Dízimo – fazei a experiência”, , revelando a importância da contribuição dos dízimos para as igrejas. O autor faz, inicialmente, uma abordagem histórica do surgimento do dízimo que não foi inventado pela Igreja, mas está presente desde os primórdios do Judaísmo. Para comprovar sua tese, Kater mostra trechos bíblicos, ainda em Gênesis, nos quais Abraão e Jacó fizeram votos com Deus de retribuírem com a décima parte de tudo o que ganhassem.
A prática do dízimo, é apresentada também como a capacidade de ser senhor do dinheiro ao invés de servi-lo. “Por minha experiência, conversando com muitas pessoas a respeito do dízimo, posso garantir: o dinheiro tem sido, nesta nossa caminhada terrestre, um dos grandes obstáculos a nos impedir de mergulharmos profundamente numa experiência de Deus”,
Dízimo, fazei a experiência, Pág. 19
Voltado principalmente para líderes religiosos, “Dízimo – fazei a experiência” aponta ainda alguns mitos a serem desconstruídos para que a prática do dízimo seja implantada nas paróquias. Entre eles, está o de que a Igreja Católica é rica e de que o Vaticano possui incontáveis tesouros guardados.
Para o autor, é fundamental esclarecer que a aparente riqueza da Igreja, é fruto de uma antiga tradição de um passado remoto. Faz-se ainda necessário apresentar, objetivamente, as necessidades da Igreja, falando, por exemplo, do custo mensal de um seminarista e da diferença entre os seminários diocesanos (mantidos exclusivamente por uma diocese) e religiosos (mantidos por uma congregação religiosa). Lembrar também da necessidade que a igreja tem de investir nos novos meios de comunicação, e ressaltar a obrigação que a Igreja tem de investir em obras sociais, amparando e protegendo os pobres e
marginalizados, procurando também evangelizá-los para que conheçam o Caminho, a Verdade e a Vida, cumprindo assim o que manda o Evangelho.
Assim, Kater Filho resume a função do dízimo:
“O dízimo não pode ser confundido com uma simples troca material com Deus ou uma maneira estratégica de levantarmos recursos financeiros para a Igreja. A reflexão sobre o dízimo deve focar também o seu aspecto transformador de vidas, levando aqueles que o praticam a uma verdadeira sede de evangelização, após terem aceito o desafio e experimentado a fidelidade de Deus.”
Dízimo, fazer a experiência, Pág. 35
O tema deste livro é um grande desafio para muitas pastorais da Igreja pelo mundo afora. Porém, com maestria e propriedade, o autor da obra, Kater Filho, traz um caminho a ser percorrido frente aos desafios. O livro é muito mais que um manual: ele relata a história do dízimo na Igreja, fala sobre sua importância para quem vive mais intensamente nas pastorais, ensina como implantar eficazmente o dízimo na Igreja e, principalmente, serve como um grande testemunho para que entusiasme os leitores nessa experiência da graça de Deus.
Sobre o autor: Antonio Miguel Kater Filho é casado, pai de cinco filhos, leigo católico, palestrante e pregador de retiros. Consultor de Marketing há mais de 20 anos, dedica-se a diversos trabalhos de evangelização. Teólogo formado pelo Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus dos Padres Dehonianos em Taubaté. Formado em Administração de Empresas com especialização pela ESPM e mestre pela Universidade de São Paulo – USP. Músico e compositor. Criou, dirigiu e apresentou o Programa Louvemos ao Senhor pela Rede Vida de Televisão, durante 4 anos, aos domingos. Produziu novelas e minisséries católicas. Fundador e diretor do IBMC – Instituto Brasileiro de Marketing Católico, é responsável pela criação de matérias sobre Marketing Católico no Brasil e no exterior.
FICHA TÉCNICA
Autor: Antonio M. Kater Filho
I.S.B.N.: 978-85-276-1583-9
Formato: 14×21 cm
Edição: 3ª
Indicação: Pastoral do Dízimo, Leitores em Geral.
Número de Páginas: 120
Preço Sugerido: R$ 24,90
Editora Ave-Maria na internet:
Site: www.avemaria.com.br
Facebook: EditoraAveMaria
Twitter: @editoravemaria
Youtube: EditoraAveMaria
Faça o download da capa em alta resolução aqui.