Com a chegada de novembro, nada melhor do que se deixar envolver por boas histórias que atravessam tempos, lugares e emoções do Brasil e do mundo. Neste sentido, a literatura nacional continua revelando autores que exploram com sensibilidade e intensidade tanto os abismos da alma humana quanto os grandes dilemas contemporâneos.
Pensando nisso, as sugestões a seguir percorrem diferentes gêneros — do romance histórico ao suspense psicológico —, mostrando a diversidade e a vitalidade da produção literária brasileira. Confira abaixo:
Espíritos Vadios – Fogo na Fornalha, de André L. Nakamura
Na sequência da saga “Espíritos Vadios”, André L. Nakamura transforma o solo paraibano em palco de uma guerra sem fronteiras, onde a busca desenfreada por poder ultrapassa os limites da moral e desafia as leis estabelecidas. Ambientada nas tensões políticas do Brasil do século XX, o autor constrói uma trama impulsionada por traições, emboscadas e jogos de influência, revelando os mecanismos ocultos de uma sociedade em ebulição.
(Onde encontrar: Clube dos Autores)
Irmãos Lafayette, de Mandi Castro
Ambientado no Brasil dos anos 1980, o terceiro volume da saga criada por Mandi Castro acompanha os gêmeos Martim e Nina em uma nova travessia pelo tempo. Após vivenciarem o Primeiro Reinado e a Semana de Arte Moderna, eles retornam ao epicentro de um dos momentos mais emblemáticos da história recente: as Diretas Já. Nesta nova jornada, os irmãos se veem diante das consequências das escolhas individuais e de acontecimentos que colocam em xeque a própria natureza.
(Onde encontrar: Estante Virtual)
Sedução e morte no judiciário, de Wadih Habib Bomfim
Com suspense e densidade psicológica de um drama moral, o novo thriller de Wadih Habib conduz o leitor por uma trama intensa, em que cada decisão pode significar a sentença final do protagonista, Severino. Após abandonar a magistratura para perseguir o sonho de se tornar advogado, ele vê sua vida tomar um rumo inesperado ao se envolver em uma perigosa rede de intrigas e mortes. À medida que a história avança, o personagem se verá em dilemas éticos e críticas sociais.
(Onde encontrar: https://seducaoemortenojudiciario.com/)
O alquimista de bastos, de Gabriel Ract
Entre laboratórios e segredos, o escritor Gabriel Ract constrói este romance histórico épico, que aborda um jogo de forças entre o cético e o místico, o humano e o divino. A narrativa acompanha Damian Willard, um jornalista britânico infiltrado como estudante em uma prestigiada universidade parisiense. Sua missão é investigar o desaparecimento de alunos do curso de esoterismo, mas logo a operação secreta se transforma em uma experiência de fé, desejo e destruição.
(Onde encontrar: Editora Letramento)
Ascensão Imortal, de Sebastian Dumon
No segundo livro da trilogia escrita por Sebastian Dumon, o planeta está em uma nova era. Nesta distopia, o protagonista Lucas Moretti se une a nomes importantes na tentativa de combater os avanços violentos promovidos pelas elites e pelos governos. Com uma narrativa repleta de reviravoltas e um ritmo intenso, o livro reflete sobre os limites da ética e questiona qual o futuro possível de uma sociedade tecnológica, mas ainda desigual.
(Onde encontrar: Amazon)





