• Quem somos
  • Fale com a LC
  • Trabalhe conosco
  • Política de Privacidade
LC - Agência de Comunicação
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Blog
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Blog
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
Sem resultados
Ver todos os resultados
LC - Agência de Comunicação
Sem resultados
Ver todos os resultados

Em defesa de toda uma geração nas escolas

* Maíra Lot Micales

29 de novembro de 2024
Tempo de leitura: 3 mins de leitura

Nos últimos dias, quem é mãe com filhos em idade escolar acompanhou os debates nos grupos de WhatsApp sobre o uso de celulares nas escolas. As discussões ferveram ainda mais com a aprovação de uma lei estadual em São Paulo, que proíbe celulares, tablets e outros dispositivos conectados à internet em todas as áreas das escolas públicas e privadas, aguardando apenas a sanção do governador. 

As mães questionam: “Como vou falar com meu filho?”; “O que ele vai fazer no intervalo? “Por que não pode usar?”. Meu Deus! Meus questionamentos são opostos: estamos perdendo nossos filhos para as telas? Cadê a conexão familiar? Recreio não é para brincar e conversar? E os prejuízos do ensino remoto durante a pandemia? 

Muitas escolas não reavaliaram o impacto das telas no aprendizado e no comportamento dos alunos. Pesquisas mostram que o uso excessivo de tecnologia contribui para queda no desempenho escolar, aumento de ansiedade, déficit de atenção, isolamento social e até para a hostilidade entre alunos. Mesmo assim, há quem insista: “Bullying não tem relação com telas.” Discordo. Será que essa mãe do “zap” enlouqueceu consumida pelo mundo virtual? 

Leia também:

Terapia transpessoal: caminho para o bem-estar diante da angústia contemporânea

Da TV ao pó

Imaginação para acolher crianças em tratamento médico

O contraste com outros países é evidente. Na Austrália, redes sociais estão proibidas para menores de 16 anos. Na China, há restrições severas para todas as idades. Lá, veem-se pessoas interagindo, produzindo e estudando. Por outro lado, aqui no Brasil, escolas antes reconhecidas por bons resultados acadêmicos agora têm crianças e adolescentes presos às telas, entre jogos, redes sociais e apostas digitais. E nestes mesmos colégios se acumulam bullying e outras situações com consequências ainda mais nefastas. 

A solução? Governos estaduais e federal devem proibir telas em sala de aula e durante o intervalo, restringindo seu uso apenas para alunos com necessidades especiais ou fins pedagógicos específicos. Mesmo as escolas finlandesas, referência em educação, estão abandonando o excesso de tecnologia e voltando ao ensino tradicional. 

Leis como a de São Paulo são passos importantes, mas é preciso mais: regulamentação do acesso às redes sociais para menores de 16 anos e educação midiática para alunos, professores e pais, tornando-a disciplina obrigatória. Não podemos deixar crianças e adolescentes à mercê de redes sociais manipuladoras ou expostos a conteúdos nocivos sem critério. 

Não sou contra a tecnologia, mas precisamos aprender a usá-la com consciência. Foi sobre isso que falei na Brazil Conference, em Harvard, em abril deste ano, debatendo a educação midiática, pauta prioritária da UNESCO. 

Menos telas, mais conhecimento, mais seres sociais, mais gente com recheio de gente! 

* Maíra Lot Micales é mãe, autora de livros infantis, Publisher do
livro“Larga esse celular” e brasileira preocupada
 

 

Redação LC

Redação LC

Somos um time de jornalistas apaixonados por livros e cultura.
Tem uma boa redação? Faça parte da nossa equipe, clique aqui.

Continue lendo:

Terapia transpessoal: caminho para o bem-estar diante da angústia contemporânea
Artigos

Terapia transpessoal: caminho para o bem-estar diante da angústia contemporânea

21 de maio de 2025
Da TV ao pó
Artigos

Da TV ao pó

16 de maio de 2025
Imaginação para acolher crianças em tratamento médico
Artigos

Imaginação para acolher crianças em tratamento médico

16 de maio de 2025
O que a mãe natureza ensina sobre liderança?
Artigos

O que a mãe natureza ensina sobre liderança?

16 de maio de 2025
Inscrever
Login
Notificar sobre
guest
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
[the_ad id="21159"]
Inscreva-se para receber nossas notícias em primeira mão
Escritórios em: São Paulo/SP e Jaraguá do Sul/SC
contato@lcagencia.com.br | comercial@lcagencia.com.br
Editoras atendidas pela LC:

© 2025 – Feito com 💖 por Equipe LC

wpDiscuz
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Notícias
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
  • Trabalhe conosco