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Executivo que treinou mais de 1.500 profissionais lança manual para revolucionar a gestão de operações

Com 20 anos de liderança em grandes empresas, especialista em gestão operacional Paulo Roberto Costa da Silva Júnior orienta nova geração de colaboradores e líderes em livro com linguagem simples, direta e aplicável

30 de maio de 2025
Tempo de leitura: 5 mins de leitura

72% das empresas no Brasil não conseguem contratar candidatos com as habilidades necessárias para as vagas disponíveis, segundo levantamento da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). Essa realidade também é perceptível entre os novos profissionais em cargos operacionais. Muitos têm potencial, mas não dominam conceitos básicos, gerando custos e ineficiências. 

Para contribuir com a solução desse dilema, o executivo de Operações Paulo Roberto Costa da Silva Júnior lança o Manual Prático da Gestão de Operações. A obra é fruto de 20 anos de experiência na gestão operacional de empresas que atendiam mais de 10 milhões de veículos anualmente e da formação de mais de 1.500 colaboradores. O guia, de caráter acessível, funciona como recurso prático para líderes que precisam de resultados rápidos e sustentáveis. 


Ao longo de duas décadas de atuação na liderança operacional das três maiores empresas de estacionamentos do país — Estapar, Moving (atual Park Indigo) e Auto Park — o autor acumulou vivência em todas as etapas do setor. Foi responsável pela implantação de mais de 90 estacionamentos em grandes shoppings centers, hospitais de renome, como Rede D’or e Unimed, centros de eventos, como Expominas, e universidades, como PUC e Univali.
 

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Desenvolveu e geriu ainda centrais de controle automatizadas, com tecnologia de ponta, executou projetos de mobilidade, elaborou manuais de qualidade e esteve à frente de expansões comerciais. Isso tudo liderando simultaneamente centenas de colaboradores em diversos estados. 

Advogado, com MBA em Finanças, graduação em Gestão das Organizações e especializações em liderança, qualidade e negócios, Paulo é hoje sócio e CEO da PARCS GROUP, empresa de consultoria sediada em Orlando (EUA) e sócio, no Brasil, do escritório Takahashi e Silva Advogados Associados.  

As páginas do guia reúnem os principais tópicos que os trabalhadores da área precisam conhecer e aplicar para se destacar em ambientes operacionais. Logo nos primeiros capítulos, o autor explica o que é a gestão de operações e como ela se relaciona com áreas de suporte, estabelecendo uma visão ampla e integrada.  

São explorados fundamentos como liderança eficaz, excelência no atendimento ao cliente, gestão do tempo e de processos. Ao tratar dos hábitos dos líderes eficazes, Paulo entrega um conteúdo inspirador e prático para desenvolver competências comportamentais que impactam diretamente o rendimento do estafe. 

O leitor encontrará temas estratégicos e operacionais que vão desde o planejamento e organização do dia a dia até a gestão de estoque, passando pela cadeia de suprimentos, manutenção e riscos. O autor também dedica atenção especial a ferramentas de melhoria contínua, como a análise de dados, a gestão de qualidade e de projetos. Além disso, são tratados tópicos críticos como gestão de crise, controle de custos e atuação do RH dentro das operações. 

Como diferenciais, o livro tem linguagem direta, evita teorias desconectadas da realidade, foca em resultados, ensina como elevar a produtividade das equipes, e tem conteúdo aplicável a múltiplos setores, indo além do segmento de estacionamentos. Com a crescente demanda por gestão ágil e eficiente, a novidade chega como um treinamento rápido para aqueles que buscam capacitação e para empresas que necessitam desenvolver de forma rápida e objetiva seus times de operações.  

Manual prático da gestão de Operações evita jargões técnicos excessivos e apresenta dicas práticas, exemplos reais e orientações aplicáveis ao dia a dia de empresas de diversos setores, tornando-se uma ferramenta valiosa para acelerar o aprendizado e alcançar a excelência operacional. Com foco na disseminação do conhecimento e no fortalecimento de uma cultura de gestão moderna, essa leitura é indispensável para quem quer transformar desafios em resultados concretos. 

FICHA TÉCNICA
Título: Manual prático da gestão de Operações – Como se tornar especialista na área de Operações
Autoria: Paulo Roberto Costa da Silva Júnior
Número de páginas: 124
Preço: R$ 40,10
Onde encontrar: Amazon | Uiclap
Baixe a capa do livro em alta AQUI.
Baixe a foto do autor em alta AQUI.

Sobre o autor: Paulo Roberto Costa da Silva Júnior é executivo com 20 anos de experiência em Gestão de Operações e trajetória consolidada nas maiores empresas de estacionamento do Brasil, como Estapar, Moving (atual Park Indigo) e Auto Park Estacionamentos. Advogado e graduado em Gestão das Organizações, possui MBA em Finanças e diversos cursos de especialização nas áreas de negócios, liderança e qualidade. É sócio do escritório Takahashi e Silva Advogados Associados e também sócio e CEO da PARCS GROUP, empresa de consultoria com sede em Orlando/EUA. Reconhecido por sua atuação estratégica e técnica, liderou a implantação de mais de 90 operações no Brasil, desenvolveu projetos de tecnologia, qualidade, mobilidade e coordenou equipes com centenas de colaboradores. É também autor de artigos científicos e vencedor de prêmios como o Top de Marketing ADVB/RS e Excelência em Serviços da revista Amanhã/PR. 

Rede social do autor: LinkedIn

Tags: Não Ficção
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