• Quem somos
  • Fale com a LC
  • Trabalhe conosco
  • Política de Privacidade
LC - Agência de Comunicação
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Blog
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Blog
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
Sem resultados
Ver todos os resultados
LC - Agência de Comunicação
Sem resultados
Ver todos os resultados

Filosofia no cotidiano: doutor em Educação defende ensino menos enciclopédico

Especialista em metodologias e ensino da Filosofia, Fábio Antônio Gabriel defende maior relação entre teoria e prática em sala de aula para formação do senso crítico

29 de junho de 2023
Tempo de leitura: 4 mins de leitura

Em um país que discutiu, há pouco tempo, a possível exclusão de disciplinas das ciências humanas da matriz curricular do Ensino Médio, o doutor em Educação, Fábio Antônio Gabriel, reforça a importância de manter esse debate vivo. No livro O ensino de filosofia enquanto experiência filosófica, o professor aponta caminhos para uma docência mais cativante para os alunos – que não se resuma à memorização dos conceitos filosóficos – e busca desmistificar a visão de que a disciplina é instrumento para doutrinar política e ideologicamente os alunos. 

 Nas duas primeiras partes da obra, Fábio avalia as diretrizes curriculares do ensino da Filosofia e sua aplicação pelos docentes. Explica que os alunos, além de conhecerem grandes pensadores da história, suas obras e opiniões, precisam ser incentivados a usarem esses conceitos para refletir sobre a sociedade atual e entender a própria realidade. Desta forma, os filósofos podem contribuir para a formação de opinião, e noções de ética e moral, por exemplo.  

 Em outras palavras, busca-se superar o entendimento meramente linear, enciclopédico, do ensino de Filosofia, no processo ensino-aprendizagem, em que se supõe que os estudantes tenham uma predisposição natural para o pensar não tendente à prática, e que todo o processo de reflexão ocorreria de modo racional.
O ensino de filosofia enquanto experiência filosófica, pág. 28
 

Leia também:

Geovanna Tominaga reforça o valor das experiências em livro infantil

Romance cristão explora limites da fé e do amor em tempos de guerra

Para quem cansou de tentar agradar a todos

 O autor expõe também os resultados de uma pesquisa qualitativa feita com professores e alunos sobre a aprendizagem. Ele conclui que docentes conhecem as diretrizes da disciplina e as aplicam em sala de aula; já os alunos entendem a importância da matéria na vida escolar e desejam que as aulas não se reduzam ao simples “decorar” do conteúdo, mas que gerem debate com o objetivo de proporcionarem uma experiência filosófica, ou seja, a relação entre teoria e vida. 

 Resultado de pesquisas para o mestrado e doutorado, O ensino de filosofia enquanto experiência filosófica apresenta, porém, uma escrita que permite alcançar, além de professores e gestores de educação, futuros profissionais e amantes do pensamento crítico. O livro contempla as vivências de um professor que atua há 16 anos nas salas de aula da educação básica, apoiado por outros educadores, como a professora de pós-graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ana Lúcia Pereira, que assina o prefácio da obra. 

 FICHA TÉCNICA
Título: O ensino de filosofia enquanto experiência filosófica: possibilitar ao estudante de filosofia “criar conceitos” e/ou “avaliar o ‘valor’ dos valores”
Autora: Fábio Antônio Gabriel
Editora: Pimenta Cultural
ISBN/ASIN: 978-65-5939-582-8
Formato: 14 x 21cm
Páginas: 240
Preço: R$ 57,90
Link de venda: Amazon
Baixe a capa do livro em alta AQUI.
Baixe a foto do autor em alta AQUI.

Sobre o autor: Fábio Antônio Gabriel é mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); bacharel em Teologia (PUC PR), Letras (UNINTER), Pedagogia (UNIMES) e Ciências Sociais (UNIMES). Atua na educação básica como professor de filosofia, na Rede Estadual de Paraná, em Santo Antônio da Platina (PR) 

Natural de Quatiguá (PR), Fábio é especialista (latu sensu) em Filosofia e Ética; Metodologia do ensino de Filosofia e Sociologia; Ensino Religioso; Gestão e Organização da Escola com ênfase em direção escolar; Psicopedagogia clínica e institucional. Tem 16 anos de experiência em sala de aula e na produção de artigos sobre ensino de Filosofia e Educação. 

Site do autor: http://www.fabioantoniogabriel.com/  

Facebook: https://www.facebook.com/fabio.a.gabriel.5 

 

Tags: Não Ficção
Redação LC

Redação LC

Somos um time de jornalistas apaixonados por livros e cultura.
Tem uma boa redação? Faça parte da nossa equipe, clique aqui.

Continue lendo:

Geovanna Tominaga reforça o valor   das experiências em livro infantil
Sem categoria

Geovanna Tominaga reforça o valor das experiências em livro infantil

13 de junho de 2025
Romance cristão explora   limites da fé e do amor   em tempos de guerra
Sem categoria

Romance cristão explora limites da fé e do amor em tempos de guerra

13 de junho de 2025
Para quem cansou de tentar agradar a todos
Sem categoria

Para quem cansou de tentar agradar a todos

13 de junho de 2025
Ensinar o ‘PARE’ é proteger as crianças do abuso
Sem categoria

Ensinar o ‘PARE’ é proteger as crianças do abuso

13 de junho de 2025
Inscrever
Login
Notificar sobre
guest
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
[the_ad id="21159"]
Inscreva-se para receber nossas notícias em primeira mão
Escritórios em: São Paulo/SP e Jaraguá do Sul/SC
contato@lcagencia.com.br | comercial@lcagencia.com.br
Editoras atendidas pela LC:

© 2025 – Feito com 💖 por Equipe LC

wpDiscuz
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Quem somos
  • Produtos e Serviços
  • Livros Divulgados
    • Autoajuda e Esoterismo
    • Ficção
    • Infantojuvenil
    • Não Ficção
  • Notícias
    • Geral
    • Entrevistas
    • Artigos
  • Fale com a LC
  • Trabalhe conosco