Trabalhador. Coxinha. Pai da vacina contra a Covid-19 no Brasil. Marqueteiro. O governador que limpou o Rio Pinheiros. Político elitista. Empresário visionário. As muitas alcunhas de João Doria, adotadas com o mesmo entusiasmo por admiradores e detratores, atestam a força mobilizadora de um dos personagens centrais da história política recente do Brasil.
A jornada de ascensão deste publicitário paulistano ao patamar de inspiração máxima para quem empreende e aos cargos de prefeito e governador da cidade e do estado de São Paulo está agora eternizada nas páginas de João Doria – O Poder da Transformação, biografia assinada pelo cientista social, jornalista e escritor Thales Guaracy, publicada pela Matrix Editora.
Prefaciada pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, a obra é resultado de um extenso trabalho de pesquisa documental e das entrevistas de Guaracy com o biografado, além de seus aliados e desafetos. No lançamento, o autor tece uma narrativa intimista da vida pública e privada de Doria ao repercutir as vitórias e derrotas desta figura de relevância nacional. O livro mergulha na mente do homem de negócios que sempre desafiou o impossível e do governante que implementou conceitos do empreendedorismo na política.
João sempre foi um realizador, como mostrou tanto na iniciativa privada como na gestão pública, mas é mais que isso. É alguém com esse espírito do servidor público, demonstrado mais uma vez na prefeitura e depois no governo de São Paulo. Exemplo para o Brasil de que a democracia funciona. Ela pode servir para a escolha de liderança com espírito público, competência, realismo e coragem, no caminho de uma política construtiva, voltada para resultados reais. […] Com seu perfil, João representa o avanço que pedimos hoje em dia na vida política e empresarial brasileira. Em uma e outra, ele deixa sua marca, dá sua contribuição ao país. Sua visão, treinada no campo da iniciativa privada, cuja necessidade de eficiência ele transporta para o serviço público, é hoje ainda mais essencial.
FHC no prefácio de João Doria – O Poder da Transformação
Os bastidores dos desafios à frente da Embratur, da criação do Movimento Cansei, das críticas aos governos do PT, em especial a Lula, da dobradinha eleitoral conhecida como “BolsoDoria”, das desavenças internas no PSDB e dos embates com Bolsonaro por conta das decisões relacionadas à pandemia recheiam os conteúdos inéditos do livro. Na biografia, também é possível encontrar passagens emocionantes da relação afetuosa de Doria com o pai, exilado durante a Ditadura Militar, e trechos fascinantes que comprovam a sagacidade para implementar ideias revolucionárias que alavancariam negócios, inclusive os próprios empreendimentos.
O combate à Covid-19 ganha destaque especial no livro pelo caráter pioneiro e corajoso das resoluções do então governador para frear a disseminação da doença mesmo à custa de sua popularidade. Foi por insistência de Doria que o Instituto Butantan passou a fabricar a CoronaVac, meses depois aplicada na enfermeira Mônica Calazans, primeira brasileira imunizada contra o coronavírus. Isso tudo sob a mira do Gabinete do Ódio, liderado pelo clã do presidente da República, que não poupava esforços para desacreditar a ciência, incentivar o consumo indiscriminado de medicamentos sem eficácia comprovada e debochar dos milhares de mortos.
Com estilo pessoal criticado pelos inimigos e capacidade administrativa elogiada por simpatizantes, o ex-governador se firmou no cenário político como figura polêmica pelos enfrentamentos que fez a núcleos políticos de Brasília e à morosidade do sistema público. Com narrativa detalhada, o livro de Thales Guaracy mostra como a trajetória de Doria na vida pública foi abreviada por conchavos de poderosos que se incomodavam com a acensão de um adversário personalista na política e inovador na gestão.
João Doria – O Poder da Transformação é uma imersão na história pessoal, empresarial e política de um dos brasileiros que melhor exemplifica como a política pode ser diferente. É um convite para que mesmo aqueles que não se identificam ou não gostam de Doria conheçam as origens, os princípios, as referências e as aspirações dele para uma melhor compreensão das decisões e posicionamentos tomados como empresário no comando de grandes negócios e como gestor público à frente das maiores economias do Brasil.
FICHA TÉCNICA
Título: João Doria – O Poder da Transformação
Autor: Thales Guaracy
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-6556163208
Formato: 16 x 2.5 x 23 cm
Páginas: 320
Preço: R$ 72,00
Onde encontrar: Matrix Editora e Amazon
Baixe a capa do livro em alta AQUI.
Sobre o autor
Thales Guaracy é cientista social, jornalista e escritor. Formado pela Universidade de São Paulo, recebeu o prêmio Esso de Jornalismo Político. Foi editor de veículos como Veja, Exame, Forbes, VIP, Playboy e o Estado de São Paulo. Como diretor editorial da Editora Saraiva, criou o selo Benvirá e o Prêmio Benvirá, pelos quais lançou novos autores, premiados e de grande sucesso comercial. Como autor, publicou livros de ficção e não ficção, entre eles “A conquista do Brasil (1500-1600)”, “A criação do Brasil (1600-1700)”, “O Sonho Brasileiro”, “Filhos da Terra”, “Anita”, “Amor e Tempestade” e “A Era da Intolerância”.
Sobre a Matrix Editora
Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com mais de 940 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.