Neste mês, a editora Pandorga lança o livro Cooperativismo e Empreendedorismo, escrito pelo economista Antônio Carlos Zampar e pelo educador Carlos Gustavo Fiorini. A obra tem por objetivo demonstrar a evolução do cooperativismo desde a sua criação até a atualidade e as vantagens aos cooperados. Por outro lado, ao falar de empreendedorismo, também revela que o pequeno empreendedor poderá ter o seu negócio com sucesso.
O Sistema Cooperativo, criado em 1902, pelo Padre Theodor Amstad no Rio Grande do Sul, na cidade de Nova Petrópolis – berço do cooperativismo –, evolui rapidamente nos últimos anos e tanto as cooperativas de crédito como as de outros ramos atendem aos pequenos depositantes e produtores, as micros, pequenas, médias e grandes empresas.
No livro, os autores explicam que o cooperado não é apenas o cliente, mas o sócio que tem vantagens participando dos lucros anuais, podendo votar e ser votado para o conjunto da diretoria, pois também é o dono.
“Esta obra, temos certeza, é um incentivo para que as pessoas busquem sempre a igualdade socioeconômica através do associativismo, empreendedorismo e cooperativismo, que também são formas de capitalizar bens sem a exploração exacerbada daqueles que, em algum momento da vida, passam por dificuldades financeiras.”
O empreendedorismo é a demonstração de que todos, com um bom planejamento, poderão ter sua micro, pequena ou média empresa ou mesmo se tornar um MEI (Micro Empreendedor Individual), com todas as facilidades para seu pequeno negócio, estabelecidas por Lei. Ao crescerem, as cooperativas modernas e democráticas que respeitam as diferenças e a liberdade de divergência de opinião abrem portas para que todas as pessoas evoluam juntas. E, juntos, todos valem mais e contribuem para o desenvolvimento das comunidades e do país, reduzindo a miséria e sendo instrumento de modificação social e econômica das pessoas.
FICHA TÉCNICA
Cooperativismo e Empreendedorismo
Editora: Pandorga
Formato: 14 x 21
Páginas: 312
ISBN: 9788561784737
Preço: 29,90
Sobre os autores:
Antonio Carlos Zampar nasceu em 21 de junho de 1953, na Fazenda Santa Maria, Santa Cruz das Palmeiras – S.P., filho de agricultores, Geraldo e Alzira Pilon Zampar. Formado em Economia, Contabilidade e Corretor de Imóveis, com experiência Internacional na Faculdade de Ciências Econômicas Universidade de Belgrano, Buenos Aires, Argentina. Professor de Contabilidade e Finanças e consultor financeiro de várias empresas na região. Foi homenageado pela Academia de Letras da Mantiqueira e pela Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo com a medalha Mérito Presidente Juscelino Kubitschek, pelos atos meritórios, cívicos, sociais e culturais. Recebeu medalhas de honra ao mérito por todas as escolas que passou, ficando sempre entre os três primeiros colocados em Estudos.
Carlos Gustavo Fiorini é natural de Santa Cruz das Palmeiras, SP; escritor, educador, pesquisador, palestrante. Atleta e artilheiro de várias equipes, destacando-se no Grêmio Universitário e, atualmente, jogando pelos Veteranos do E. C. Palmeirense. Autor de vários livros, escreve para revistas e jornais. Recebeu vários prêmios e homenagens, inclusive o Título de Academicus Praeclarus do Colégio Acadêmico do Clube dos Escritores de Piracicaba. Professor municipal, estadual, universitário, diretor, supervisor e dirigente de ensino; graduado em história, sociologia e pedagogia. Incentiva jovens estudantes a desenvolverem a consciência crítica, tornando-os pensadores e agentes de suas próprias histórias. Orientador de vestibulandos, universitários nos trabalhos acadêmicos, além de teses de mestrado e doutorado. Atuante em várias atividades de assistência social, incentiva as pessoas a evoluírem com estudos, trabalhos e dedicação.
Faça o download da capa em alta resolução aqui.