Com algumas caixas de sapatos, uma lâmpada, uma lupa quebrada e muita fita adesiva, Wellington Amaral Jr. construiu o seu primeiro projetor, aos 8 anos. Por meio da brincadeira, o garoto descobriu a paixão pela arte de fazer filmes.
É assim que Memórias de um Cineasta Publicitário, lançamento da Matrix Editora, revela os primeiros passos da trajetória de um dos maiores ícones da publicidade audiovisual brasileira. O diretor e produtor acumula cerca de 3 mil comerciais no currículo e prêmios de prestígio internacional, como Leão de Ouro em Cannes, Clio, Profissional do ano (Globo), Profissional do ano (Caboré), entre outros.
O livro, escrito em primeira pessoa, reconta a história de Amaral Jr. no mercado de criação, desde os anos 1970, a partir do primeiro emprego como estagiário de atendimento na McCann, uma das maiores agências de publicidade do mundo na época.
Na agência, ele fez escola com grandes redatores, diretores de arte e ilustradores que o acompanharam na carreira por décadas: Percival Caropreso, Paulo Almeida, Armando Moura, Cláudio Oliveira, Hector Tortolano, Deilon Gomes de Lima, Sérgio Lima, Gilce Velasco e muitos outros.
De forma divertida e bem-humorada, o publicitário narra impasses profissionais e a busca por reconhecimento. O leitor acompanha a passagem por agências como MPM e ALMAP até a criação de sua própria produtora de filmes, a 5.6. Os bastidores de trabalhos desenvolvidos com grandes marcas, como a General Motors, Johnson & Johnson, Coca-Cola, Unilever, Procter & Gamble e Nestlé, também são destaque nas páginas da obra.
“Para fazer um bom filme, existem alguns pré-requisitos, há um tripé
que tem que ser considerado: ideia, prazo, verba. Aí haverá outros
elementos acessórios, como a adequação da ideia ao diretor que irá
realizá-la, a qualidade da equipe e muitos outros fatores, mas, antes
disso tudo, o tripé tem que funcionar, e na minha vida inteira
eu sempre me pautei por esses três fundamentos.”
Memórias de um Cineasta Publicitário, pg.177
Em uma verdadeira viagem no tempo, Memórias de um Cineasta Publicitário apresenta grandes cases de marketing e a evolução nas tendências da comunicação publicitária. O livro e a vida de Wellington Amaral Jr. são fonte de inspiração e conhecimento para estudantes, profissionais da área e curiosos que desejam mergulhar no universo das produtoras de comerciais e filmes publicitários.
FICHA TÉCNICA:
Título: Memórias de um cineasta publicitário
Autor: Wellington Amaral Jr.
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-262-1
Tamanho: 16 x 23 cm
Páginas: 400
Preço: R$ 92,00
Onde encontrar: Matrix Editora
Clique AQUI para baixar a capa em alta.
Sobre o autor: Publicitário e cineasta por formação, Wellington Amaral Jr. é reconhecido no mercado pelo seu espírito empreendedor e multidisciplinar. Com 18 anos iniciou sua carreira na McCann Erickson na área de atendimento, atuando posteriormente como produtor de rádio e televisão e assistente de direção. Depois de adquirir experiência em produtoras de áudio e vídeo, no Brasil e nos Estados Unidos, assumiu a direção do departamento de Rádio e TV da MPM São Paulo e Rio, onde acumulou o cargo de Diretor Associado de Criação, mesmas funções ocupadas futuramente na ALMAP em São Paulo. Em 1983, fundou a 5.6 Produções, que veio a ser a maior produtora de comerciais do Brasil. Com cerca de 3 mil comerciais em seu currículo de diretor e produtor, conquistou os maiores prêmios da publicidade mundial, Leão de Ouro em Cannes, Clio, Profissional do ano (Globo), Profissional do ano (Caboré), entre outros. Casado com a artista plástica Leslie Amaral, atualmente ocupa-se criando e se divertindo aos teclados de seu computador e de seu piano, dividindo seu tempo entre São Paulo e Paraty onde acumula a função de comandante de sua escuna, Prima Donna.
Redes sociais do autor