Lucas Pires é um jovem do novo milênio. Nasceu no primeiro trimestre dos anos 2000 e, mesmo com tão pouca idade, já palestra sobre sua história para milhares de pessoas.
Os pensamentos e aprendizados do jovem escritor, um menino simples que saiu de Goiás rumo a Brasília para cursar Direito, estão reunidos no lançamento Metafísica dos Clichês. Quem explica o nome da obra é o próprio autor, logo no prefácio:
“Aquilo que parecia a história de alguém especial até pouco tempo atrás, acabará se familiarizando com a sua e quando menos esperar esse livro vai estar falando de você, eu prometo. E é justamente isso que o difere dos demais: perceber que você, com toda a sua simplicidade, poderia tê-lo escrito; saber que alguém sabe exatamente como se sente e não se sentir só. E, por fim, perceber que cada um dos clichês que existem no mundo não são clichês à toa.
Existe Metafísica por trás de cada um deles.”
Metafísica dos Clichês, pág. 08
Entre os assuntos que Lucas aborda na obra, com a profundidade emocional de quem só viveu sabe, estão os desafios dos jovens negros e periféricos em relação à educação pública, desestrutura familiar e a falta de assistência às minorias. O autor também questiona a meritocracia: “Como vocês têm coragem de vir em nossas casas e dizer que nosso futuro só depende da gente?”, questionou Lucas.
Hoje, depois de enfrentar os desafios apresentados na obra, o jovem escritor trabalha no Ministério das Relações Exteriores, é sócio de uma empresa de investimentos financeiros e consolidou carreira como palestrante. Continua estudando Direito e vivendo em Brasília, onde, segundo ele, se sente em casa, mas sabe que é apenas a primeira de muitas cidades que deseja morar.
FICHA TÉCNICA:
Título: Metafísica dos Clichês
Subtítulo: Para jovens que se tornaram adultos cedo demais
Autor: Lucas Pires
ISIN: B07YTD8LDL
Páginas: 58
Preço: R$ 19,99
Link de venda: https://amzn.to/2H4qEqW
Baixe a capa em alta aqui
Sobre o autor: Lucas Pires dos Santos, 20, nasceu na periferia de uma pequena cidade do interior de Goiás chamada Campos Belos, filho de pai mecânico e mãe merendeira. Saiu de casa com 17 anos de idade, sozinho, rumo a Brasília para ingressar no curso de Direito no IDP em 2018. Hoje, Lucas trabalha no Ministério das Relações Exteriores, é sócio de uma empresa de investimentos financeiros, consolidou carreira como palestrante e continua estudando Direito e vivendo em Brasília.