O livro Discurso sobre o Espírito Positivo – Ordem e Progresso, de Auguste Comte, publicado pela Edipro, caracteriza a natureza de todo do espírito positivo, avalia os principais aspectos, essências e a importância mental, social e moral desta linha de pensamento.
Apesar de ser publicada originalmente em 1848, no início da fase considerada como a maturidade de Comte, a tradução desta obra é baseada no texto francês da edição clássica publicada pela Sociedade Positivista Internacional em 1914 e, conforme o próprio filósofo diz, é contextualizada na decadência da era teológica e no começo do discurso científico.
“Redescoberta a obra, podem-se apreciar dimensões do positivismo de Comte ainda hoje eclipsadas pelo gigantismo de ser próprio vulto.” – Walter Solon (tradutor)
Esse momento está ligado ao crescimento dos elementos afetivos e individuais, levando ao desenvolvimento da Religião da Humanidade, cujas igrejas foram cenários de congregações centrais para o movimento republicano brasileiro, por exemplo.
O lema da bandeira brasileira e subtítulo deste livro, ‘Ordem e Progresso’, foi inspiração tirada da doutrina de Comte, – amor como princípio, ordem como base e progresso como objetivo -, e não serviu apenas para o ato de transformar o Brasil em república, estimulou a separação da igreja do estado, o estabelecimento do casamento civil, o fim do anonimato na imprensa e a reforma educacional.
A intenção em fundar o positivismo como religião é afastar o materialismo, o raciocínio científico ou tecnicista, e orientar os impulsos afetivos no sentido do altruísmo e do culto aos grandes feitos humanos de toda a história, capaz de unir as sociedades.
Sobre o autor: Auguste Comte foi um filósofo francês, conhecido como o fundador do Positivismo, uma das correntes filosóficas mais representativas do século XX – e que teve grande influência no Brasil –, inaugurada com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano. Um mestre do pensamento moderno, Comte manteve estreita relação com as correntes do socialismo utópico e as grandes escolas científicas originadas a partir da Revolução Francesa, tornando-se o grande sistematizador da Sociologia. Sua produção intelectual, fruto de intensa atividade filosófica, desenvolveu-se de 1822 a 1856, ano que antecedeu sua morte. No período de 1830 a 1842, produziu seu Curso de Filosofia positiva, obra que o colocou em destaque entre os pensadores, especialmente na Inglaterra. Posteriormente escreveu as três obras que resumem em si os pontos primordiais de sua doutrina, os opúsculos Discurso sobre o espírito positivo (1844), Discurso sobre o conjunto do positivismo (1848) e Catecismo positivista (1852). No mesmo ano em que produziu o Discurso sobre o espírito positivo, criou a Sociedade Positivista, que agregou diversos adeptos, tendo influenciado o pensamento de teóricos de todo o mundo.
Faça o download da capa em alta resolução aqui.
Ficha técnica:
Editora: Edipro
Preço: R$ 37,00
ISBN: 9788572839679
Edição: 1ª edição, 2016
Tradução e introdução: Walter Solon
Tamanho: 21×14
Número de páginas: 128