No mês da Consciência Negra, enquanto a luta pela igualdade racial é tema de reflexões, a Livraria das Perdizes se transforma no cenário ideal para uma noite onde os livros revelam caminhos ancestrais, vozes políticas e memórias que permanecem vivas.
No dia 25 de novembro, às 19h, o público é convidado para uma roda de conversa e o lançamento de duas obras que celebram e aprofundam a riqueza da literatura negra, revelando também a resiliência e a força de todo um povo.
Entre os destaques da programação, o escritor Rogério Andrade Barbosa traz a força mítica de Como surgiu o primeiro Griot (Cortez Editora). No livro, dois irmãos do Mali atravessam o deserto do Saara enfrentando fome, sede e o vento feroz que redesenha destinos. No abrigo de um oásis improvável, um gesto de coragem do irmão mais velho acende a centelha da tradição: nasce ali o primeiro griot, figura lendária da África e guardião de histórias.
Já a pesquisadora Marcele Carine dos Praseres Soares lança Os Negros na Formação da Classe Operária Brasileira (Editora Cesmac), obra que mergulha na espinha dorsal do país para revelar o protagonismo negro na construção da classe trabalhadora. O livro ilumina vidas e trajetórias que o tempo tentou soterrar, mas que persistem, firmes, na base do Brasil que se ergueu entre lutas, tecnologias, suor e insubmissão.
Os autores debaterão a literatura negra com a mediação de Claudia Alexandre, jornalista e escritora laureada nos Jabutis Acadêmico de 2024 e 2025, presença que costura reflexões com a delicadeza de quem entende que cada livro é também uma voz, e cada voz, um movimento.
SERVIÇO
Evento: Lançamentos de livros e roda de conversa – Mês da Consciência Negra
Atrações: Rogério Andrade Barbosa e Marcele Carine dos Praseres Soares
Mediação: Claudia Alexandre
Data: 25 de novembro de 2025 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Livraria das Perdizes
Endereço: Rua Bartira, 317 – Perdizes, São Paulo – SP
Entrada: Gratuita – estacionamento no local





