São 38 estratégias para ganhar aquela discussão acalorada de política com o tio no Natal.
São 38 técnicas para convencer o amigo que ele deve ceder a sua ideia.
São 38 métodos para aprender a persuadir pessoas que nem conhece.
Parte de uma pesquisa não concluída de Arthur Schopenhauer – a dialética erística – A Arte de Ter Razão foi publicada postumamente, a princípio em trechos de Parerga e Paralipomena (1862) e mais tarde em uma edição integral (1864).
Na obra, publicada pela Edipro, Schopenhauer ensina a levar o rival ao limite com estratagemas, lícitos e ilícitos, usados por maus filósofos para persuadir o público de suas ideias. Também conhecido como “38 estratégias para vencer qualquer debate”, o livro apresenta uma brilhante, polêmica e bem-sucedida argumentação para quando a pessoa não tiver razão.
Mestre da filosofia satírica, o autor conduz o leitor com genialidade entre dois domínios adversários: da dialética erística (a arte de vencer um debate sem precisar estar do lado da verdade) à filosofia.
O filósofo não estava preocupado apenas com a capacidade retórica de defender de forma inteligente seus próprios argumentos, mas principalmente com a compreensão das estratégias adotadas pelos parceiros de debate. Com o fim, sobretudo, de defesa da verdade contra os erísticos trapaceiros, bem como com o de denunciar, ironicamente, seu comportamento.
Usar as crenças do oponente contra ele, refutar de forma subjetiva o que ele diz, fazer muitas perguntas sequenciais, enfurecer a pessoa, encontrar um significado subjacente ou ambiguidade na ideia do adversário, são algumas das estratégias utilizadas pelo autor para ganhar um combate a qualquer custo.
A Arte de Ter Razão, publicada pela Edipro, cuja leitura é uma porta de entrada privilegiada e de grande valor atual à filosofia de Schopenhauer. De modo muito divertido e convincente, esses 38 estratagemas são capazes de conduzir uma verdadeira esgrima intelectual, de forma a, no final, realmente produzir sucesso aos olhos da plateia. Essa edição conta com tradução de Érica Gonçalves de Castro, tradutora, ensaísta e pós-doutora em Filosofia pela USP, e de Guilherme Ignácio da Silva, professor da Unifesp e pós-doutor pelo IEL/Unicamp.
Sobre o autor: Nascido em Dazing, em 1788, Arthur Schopenhauer foi um importante filósofo alemão, que influenciou o pensamento do século XIX e continua a influenciar até os dias de hoje. Seu modo de pensar não se encaixa em nenhum dos grandes sistemas de sua época. Foi ele quem introduziu o budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã. Ficou vulgarmente conhecido por seu pessimismo e influenciou grandes escritores, como Léon Tolstoi, Kafka e o brasileiro Machado de Assis.
FICHA TÉCNICA:
Editora: Edipro
Assunto: Ciências sociais/Filosofia/Política
Preço: 32,90
ISBN: 9788552100416
Edição: 1ª edição, 2019
Tamanho: 14x21cm
Número de páginas: 80
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