Escolher uma opção sempre implica em não escolher todas as outras, por isso, tomar decisões é sempre tão difícil. Agora imagina ter ainda de ouvir as opiniões das pessoas, sendo que cada uma tem algo diferente a dizer.
Em O Bisavô do Avô, a autora Anna Claudia Ramos utiliza o recurso de uma narrativa dentro da outra para recontar a clássica fábula de La Fontaine, O menino, o velho e o burro e ensinar aos pequenos que é importante respeitar as pessoas e suas opiniões, mas também é muito importante valorizar nossas próprias ideias e seguir em frente a despeito das críticas dos outros.
Na narrativa, o menino da cidade espera ansiosamente as férias de todo ano para ir ao sítio do avô. Além de andar a cavalo e tomar banho de rio, o que ele mais gosta é ouvir o avô contando histórias de há muito tempo.
Sua preferida é aquela em que o avô relata a saga de seu bisavô (o bisavô do avô) na venda de um burro, muitos anos atrás. No caminho até o local do negócio, todo mundo palpitou: “Por que o velho não monta no burro?”, “Por que o menino não monta no burro”, “Por que judiam do pobre animal montando nele?”.
E foi assim que, depois de toda essa amolação, eles venderam o burro e voltaram para casa. Mas meu bisavô não parava de pensar naquela história toda. Foi quando se deu conta de uma coisa: não devemos agir pela cabeça dos outros. Em qualquer situação, vai existir alguém que vai falar da gente, seja bem ou mal porque cada pessoa pensa diferente.
P. 25
A leitura indicada para crianças de 7 a 8 anos, traz a ludicidade e pedagogia típica das fábulas para conscientizar os pequenos de que é impossível agradar a todos. Um problema pequeno, se receber muitos palpites, pode se tornar grande quando, ao invés de fazer o que se acha correto, se decide fazer o que os outros querem.
Ricamente ilustrada por Adriana Vegas e Roger Marmo, cada um dos personagens e cenários foi desenhado a lápis por Roger e preenchido com cor e textura por Adriana, usando programas de computador.
FICHA TÉCNICA:
Autor: Anna Claudia Ramos
I.S.B.N.: 978-85-617-3048-2
Formato: 16x23cm
Indicação: Leitor iniciante (7 a 8 anos)
Número de Páginas: 32
Ano: 2010
Sobre a escritora
Escritora e ilustradora, a carioca Anna Claudia Ramos tem mania de inventar histórias desde pequena. Foi assim, brincando e inventando novos mundos, que descobriu a magia da literatura e não parou desde então. É autora de diversas obras destinadas aos públicos infantil e juvenil.
Sobre os ilustradores
Adriana Vegas é designer, ilustradora e professora. É formada pela FAAP em Artes Plásticas e pós-graduada em Criação Visual e Multimídia, pela USJT. Tem mais de quinze anos de experiência, já tendo trabalhado em grandes editoras brasileiras. Roger Marmo é videodesigner e já trabalhou na MTV Brasil e em agências de publicidade. Atualmente desenvolve filmes de animação. Assim como Adriana, ele é formado pela FAAP, só que em Desenho Industrial. Juntos, Adriana e Roger já ilustraram diversos livros infantis.
Faça o download da capa em alta resolução aqui.