Com experiência de mais de 15 anos em Consultoria Estratégica e de Operações de Marketing, a professora Rosário Pompéia se une ao professor PhD em Computação Silvio Meira para lançar a obra Marketing do Futuro.
A publicação do selo Actual, da editora Almedina Brasil, apresenta um método para ajudar a resolver os desafios no campo “figital” – um combo de marketing e inovação que se aplica a uma nova realidade com dimensões física, digital e social.
Os autores apresentam a Teoria AEIOU, que se refere às palavras-chave Ambiente, Estratégia, Interação, Operação e Unificação. A solução repensa e posiciona o marketing como hub que articula e interage com toda a dinâmica da arquitetura organizacional e promove uma abordagem focada em interações humanas significativas e personalizadas.
O AEIOU cria estratégias para engajar as pessoas como clientes e gerar valor sustentável em um ambiente competitivo digital, interconectado e em tempo real. Nesse sentido, Meira e Pompéia pontuam que, na era das redes, conexões, relacionamentos, interações e comunidades online, as fundações e práticas tradicionais de marketing são cada vez mais inadequadas.
Os especialistas destacam que plataformas como Google, Facebook, Amazon, Magalu, WeChat e PinDuoDuo criaram ecossistemas que vão muito além de transações, incluindo interações sociais, troca de dados e efeitos de rede.
Essas plataformas, portanto, habilitam comunidades e marketplaces virtuais, cujas leis “naturais” não são as mesmas dos mercados puramente físicos, o que leva a um cenário de marketing mais complexo, com interações multilaterais e de longo alcance e impacto, em unidades de tempo e escala antes impensáveis.
Em resumo, os modelos tradicionais de marketing não conseguem, nem de longe, acompanhar essas mudanças. Ao mesmo tempo, a combinação de redes virtuais, trazidas pela internet e pelos smartphones, com as infraestruturas e os serviços de rede física de muitos negócios, abrem caminhos para um novo tipo de comunidade.
Marketing do Futuro é um manifesto prático para transformação em ação. Através de uma linguagem clara e acessível, os autores desafiam os leitores a repensar estratégias e a incorporar inovações que respondem diretamente às demandas emergentes de ecossistemas de negócios em rápida evolução. A obra é leitura obrigatória para quem deseja não apenas acompanhar, mas liderar na nova era figital.
FICHA TÉCNICA
Livro: Marketing do Futuro
Autor: Rosário Pompéia e Silvio Meira
Editora: Almedina Brasil – Selo Actual
ISBN: 9786587019932
Páginas: 420
Formato: 23x16x1,9cm
Preço: R$ 99,00
Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon
Baixe a capa do livro em alta AQUI.
Baixe a foto da Rosário Pompéia em alta AQUI.
Baixe a foto do Silvio Meira em alta AQUI.
Sobre os autores
Rosário Pompéia é Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), jornalista, cientista política, fundadora e strategy master da LeFil Company e professora na Escola de Marketing do Futuro. Tem mais de 15 anos de experiência profissional em Consultoria Estratégica e de Operações de Marketing, atendendo de startups e pequenas empresas a multinacionais de muitos mercados. Junto com Silvio Meira, escreveu o Manifesto do Marketing do Futuro (marketingdofuturo.org).
Redes sociais da autora: Instagram | LinkedIn
Silvio Meira é engenheiro eletrônico (ITA), MSc em Computação (UFPE), PhD (Computing, Kent, ’85), fundador e cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da Cesar.school e Distinguished Research Fellow da Asia School of Business. Meira é um dos fundadores do CESAR e do PORTO DIGITAL, onde preside o Conselho de Administração. Autor do livro “O que é Estratégia?”, é membro dos Conselhos da CI&T, Magalu, MRV e professor na Escola de Marketing do Futuro.
Redes sociais do autor: Instagram | LinkedIn
Sobre a Almedina Brasil: Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina, que hoje integra o Grupo Editorial Alta Books, orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.
Conheça as redes sociais da editora