A Editora Kapulana traz ao Brasil Perto do fragmento, a totalidade: olhares sobre a literatura e o mundo, do renomado ensaísta Francisco Noa. Inicialmente, a obra teve textos reunidos em uma primeira edição moçambicana lançada em 2014 pela Sociedade Editorial Ndjira. Por ela, o autor recebeu o Prêmio BCI de Literatura 2014, de Moçambique.
Trata-se de uma coletânea de textos, entre eles ensaios, prefácios, apresentações de lançamentos de obras e artigos de opinião sobre temas diversos relacionados à literatura moçambicana no contexto da literatura mundial, elaborados entre os anos de 2008 e 2012.
Tenho observado, quando viajo por outros países, como muitas cidades, pequenas e grandes, do interior ou do litoral, estabelecem uma relação visceral com a cultura, seja ela popular ou erudita, fazendo das suas múltiplas e variadas realizações, a grande bandeira do seu compromisso com as maiores tradições da humanidade.
A obra promete agradar não só o público acadêmico, interessado em se aprofundar na Literatura Africana, mas qualquer leitor interessado em saber mais sobre o tema.
Em sua rota analítica, Noa demonstra coerência e persistência sem, no entanto, acomodar-se na linearidade monocórdica de um olhar fixo para uma só direção. Ao abordar intersecções literárias e conexões culturais, o autor não se deixa resvalar para a dispersão fragmentada, tão comum quando o objeto de observação apresenta aspectos muito variados. (Apresentação da obra)
O livro faz parte da série Ciências e Artes, da editora Kapulana. Para saber mais sobre o título e ler alguns trechos, acesse: http://www.kapulana.com.br.
FICHA TÉCNICA
Editora Kapulana
ISBN: 978-85-68846-01-8
Páginas: 240
Formato: 16×23
Preço: R$ 49,90
Sobre o autor: Francisco Noa, atual Reitor da Universidade Lúrio (UniLúrio), em Moçambique, é Doutor em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (2001) pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Ensaísta e professor de Literatura Moçambicana na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique, é também investigador associado na Universidade de Coimbra, em Portugal. Foi diretor e investigador do Centro de Estudos Sociais Aquino de Bragança (CESAB), em Moçambique. Professor convidado, orientador e examinador de teses em universidades nacionais e no estrangeiro, assumiu ainda vários cargos de gestão em instituições de ensino superior. Sua pesquisa atual debruça-se sobre os temas de colonialidade, nacionalidade e transnacionalidade literária, a literatura como conhecimento e o diálogo intercultural no Oceano Índico, a partir da literatura.
Ciências e Artes: Trata-se de uma série de livros direcionados ao público acadêmico, interessado não só em obras técnico-científicas como também em literatura de qualidade. São obras teóricas que abordam obras literárias de áreas pouco contempladas no Brasil, como a Literatura Africana.
Editora Kapulana: A Editora Kapulana tem como lemba produzir “Livros bons e belos”. Assim, em seus diversos segmentos, como Bilíngues, Vozes da África, Ciências e Artes e Intersecções Literárias, oferece aos leitores obras de alta qualidade presente tanto no conteúdo como na sua forma de apresentação.
Faça o download da capa em alta resolução aqui.