Para quem olha de longe, correr parece ser algo simples e natural, e de certa forma é, mas a verdade é que o movimento vai além de colocar um pé na frente do outro. Em tempos remotos, há milhares de anos, o homem tinha de correr em busca da caça; correr do perigo ou até mesmo para se deslocar de um ponto ao outro. Sem tênis ou técnica, apenas correr, correr e correr. Até que um dia a corrida se transformou em um esporte.
Apesar de ser uma prática milenar, a aplicação de técnicas para melhorar a performance de um atleta é fruto de pesquisas recentes, já que a corrida sempre foi tratada como algo nato. Nas décadas de 70 e 80 surgiram os primeiros trabalhos que focavam na biomecânica da corrida. Uma das pesquisas mais notáveis entre elas é o Método Pose – desenvolvido pelo treinador olímpico Nicholas Romanov, apresentado no livro Running – A Revolução da Corrida, do selo Sportbook, da Edipro.
O lançamento conta com prefácio de Marcos Paulo Reis, técnico da seleção brasileira de triatlo em Jogos Pan-Americanos, técnico da seleção brasileira de triatlo em Olimpíadas e diretor técnico da MPR Assessoria Esportiva.
MÉTODO POSE
O Método Pose visa melhorar a técnica dos atletas, elevar ao máximo a performance, desenvolver o potencial de cada corredor e evitar lesões, já que cerca de dois terços dos corredores se lesionam a cada ano – número que seria considerado inaceitável em qualquer outra prática esportiva. Para isso Romanov tem como chave a pisada com o médio pé e o uso da gravidade em favor do atleta, baseado em poses biomecanicamente ideais para economizar energia e obter resultados melhores.
Atletas de alto nível mundial como Michael Johnson (medalhista de ouro nas provas de 200 e 400 metros nas Olímpiadas de 1996, em Atlanta) e o fenômeno Usain Bolt são alguns dos corredores que tem suas técnicas semelhantes às propostas por Romanov. As passadas curtas, entrecortadas, aliadas a uma postura ereta ao correr fizeram Bolt chocar o mundo ao bater o recorde mundial dos 100m em Berlim em 2009. Os 9,58 segundos são frutos de 41 passos, sendo eles 3,20 segundos no solo e 6,38 no ar, meta jamais alcançada por outro esportista. O jamaicano literalmente voou na prova.
As técnicas apresentadas em Running – A Revolução da Corrida foram descobertas com a observação dos melhores corredores do mundo e se tornou uma das principais obras mundiais para o treinamento de corrida. O livro é um verdadeiro guia ilustrado, útil para atletas profissionais e amadores, instrutores, professores e qualquer entusiasta da corrida.
FICHA TÉCNICA:
Editora: Sportbook
Assunto: Corrida
Tradutor: Eloise de Vylder
Preço: R$ 59,00
ISBN: 9788569371069
Edição: 1ª edição, 2018
Tamanho: 23×16 cm
Número de páginas: 224
Para fazer o download da capa, clique aqui.
Sobre os autores:
Dr. Nicholas Romanov foi técnico olímpico e é um cientista esportivo mundialmente renomado. Como recordista em salto em altura, criou o Método Pose na década de 1970. Fundou a Academia Romanov na década de 1990 para certificar e educar treinadores que ensinam técnicas de esporte. Hoje há milhares de especialistas na Técnica do Método Pose certificados no mundo inteiro. Nas últimas décadas, o Método Pose tem sido utilizado em grandes organizações, incluindo o Exército dos Estados Unidos, no Crossfit e em programas de esportes profissionais, como os das equipes de Triatlo Nacional da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos e da Rússia. Ele também trabalha com fisioterapeutas, pediatras e cirurgiões ortopédicos. Viaja pelo mundo fazendo pesquisas, consultando organizações esportivas e ministrando palestras motivacionais.
Kurt Brungardt cobriu a área de esportes e fitness por quase vinte anos. Escreveu dez livros sobre fitness e treinamento esportivo, incluindo os best-sellers The Complete Book of Abs e The Complete Book of Core Training. Foi redator das revistas Men’s Health, SLAM e Vanity Fair. Seu artigo de 2007 para a Vanity Fair, Galopando com Medo, foi nomeado para um Prêmio Genesis. Produziu a renomada série documentária Undrafted para a SLAMonline. É editor associado do site ProHoopStrenght.com (produzido pelos técnicos da NBA). Também produziu e dirigiu vídeos de exercícios, dentre os mais conhecidos o clássico Billboard Top 10 Abs of Steel for Men, bem como Action Sports Camp (para crianças), apresentado pelo campeão da NBA Sean Elliot.