Escritor finalista do Prêmio Jabuti, palestrante, criador do podcast Negro da Semana, apresentador do Omelete e um dos 20 creators negros mais inovadores do país segundo a Forbes. Alê Garcia brinda os leitores com Negros Gigantes, um mergulho na vida do autor e na de personalidades que o inspiraram e o empoderaram. São histórias marcadas pelo colonialismo enraizado, insistente em querer determinar onde ele devia ou não estar e o que cabia ou não realizar.
Os gigantes retratados na obra lançada pela Latitude assumiram os próprios tronos e venceram os preconceitos. “Eles mostraram como os negros podem ser protagonistas e que todos temos lugares a ocupar”, afirma Alê. Entre heróis e heroínas perfilados estão Lázaro Ramos, Elza Soares, Mano Brown, Martin Luther King, Chadwick Boseman e Emicida, entre outros.
A infância na periferia de Porto Alegre está entre as histórias que Alê conta sobre o passado. A Restinga, bairro da capital gaúcha, foi criado nos anos 1970 para “abrigar e tornar invisíveis mulheres e homens negros que vinham do interior”.
Felizmente, na década de 1980 e nas seguintes, a comunidade da Restinga se organizou e se projetou para um lugar muito distante disso. Tornou-se uma das comunidades essencialmente negras mais importantes do Brasil. […] Reduto da resistência política, de líderes locais que influenciaram e influenciam as eleições municipais. Um exemplo de autossuficiência, empoderamento e evolução. E foi nesse lugar, entre livros, discos e amigos, que forjei parte fundamental de quem sou.
Negros Gigantes, p. 16 e 17
Negros Gigantes conta com prefácio do escritor Paulo Scott, vencedor do prêmio Machado de Assis, APCA e finalista do prêmio São Paulo de Literatura, entre outros, que afirma “Este livro é descomunal, é sensível, acessível, necessário. Este livro é um feito. (…) Temos aqui um marco da literatura não-ficcional.” Quem também endossa a obra é Rodrigo França, uma das principais referências de ativismo pelos direitos civis, sociais e políticos da população negra no Brasil. “Alê se olha no espelho e se enxerga nos seus e nas suas, principalmente na potência. (…) Nosso autor nos convida, com muita generosidade, a sermos leões protagonistas da nossa própria história, porque modelos para nos inspirar nós temos. E muitos!”, afirma o cientista social, filósofo, dramaturgo e escritor.
Ficha técnica:
Autor: Alê Garcia
Editora: Latitude
ISBN: 978-65-89275-26-8
Páginas: 288
Preço: R$ 64,90
Link de compra: https://www.vreditora.com.br/latitude/negros-gigantes-as-personalidades-que-me-fizeram-chegar-ate-aqui
Clique AQUI para baixar a capa em alta.
Baixe a foto do autor em alta AQUI.
Sobre o autor: Escritor, criador de conteúdo, palestrante, apresentador e publicitário, Alê Garcia é um dos 20 creators negros mais inovadores do país, segundo a revista Forbes. Com seu livro de estreia, A sordidez das pequenas coisas, foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2011, e um dos vencedores do Prêmio Fundação Biblioteca Nacional. É criador do podcast Negro da Semana e de um canal no YouTube focado em cultura negra, apresentando em ambos a trajetória de grandes personalidades, momentos históricos e produções do cinema, séries, literatura e música. Em 2021, lançou o podcast Drive Your Funky Soul, narrativa em doze episódios sobre a black music, e a plataforma de cultura negra casablack. No mesmo ano, também criou e dirigiu o Prêmio Potências!, com a agência Mynd, para exaltar grandes realizadores negros.