Tino, protagonista de Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati, alcançou um patamar de bastante sucesso. CEO de uma empresa no ramo farmacêutico, ele tem lucros, funcionários engajados e acionistas satisfeitos. Apesar disso, não está feliz. Em um dilema entre “não mexer em time que está ganhando” ou transformar os processos corporativos para causar mais impactos sociais e ambientais positivos, o personagem embarca numa aventura no Vale do Pati no intuito de repensar a própria trajetória.
Nesta obra inspirada nas experiências do Cezar Almeida como executivo, empreendedor, mentor e apaixonado por trekking, os leitores são convidados a ponderar sobre seus rumos profissionais e pessoais durante a leitura. Enquanto Tino lida com os desafios comuns de uma caminhada em grupo na natureza, ele conhece pessoas com diferentes perspectivas, desafia o medo do desconhecido, constrói mais confiança em si, entende o valor do desapego e reflete sobre a dificuldade de liderar com propósito na contemporaneidade.
O problema é que se espera do líder uma figura idealizada, uma espécie de
super-herói moderno que não sente medo, que não erra, que resolve tudo e
ainda motiva os outros a seguirem firmes. […] Mas, quando o líder está
tentando mudar a forma de fazer negócios e ainda honrar um propósito maior,
ele é frequentemente julgado por não entregar os resultados da forma tradicional.
Líder Trekking, p. 135
Além do executivo, uma figura central na trama é o Professor, um ser quase místico, com um semblante sereno. Nos dias que decorrem na trilha, o personagem ajuda os outros a exercitarem o autoconhecimento em busca do aprendizado e do crescimento individual por meio de diálogos profundos.
Mais que uma ficção sobre a ressignificação da vida, Líder Trekking traz conselhos práticos. Entre as páginas, aborda os impactos de uma liderança ambidestra, que almeja um equilíbrio entre a eficiência operacional e a inovação. Também retrata a força do aprendizado contínuo, ou lifelong learning, e das tomadas de decisão diante de um mundo que se transforma rapidamente.
“O livro surgiu de uma viagem que fiz ao Vale do Pati. Durante a expedição, eu levei um caderno e uma caneta comigo. Acordava cedo e escrevia anotações. Assim surgiu a ideia inicial de escrever uma obra, que depois se tornou uma ficção”, explica Cezar Almeida. Com um incentivo à mudança, a publicação reforça como a liderança se assemelha a uma aventura: é no caminho, não no destino final, que se aprende a valorizar a companhia, respeitar os erros e carregar a bagagem com leveza.
FICHA TÉCNICA
Título: Líder Trekking
Subtítulo: O Executivo e o Professor no Vale do Pati
Autor: Cezar Almeida
Editora: Conectomus
ISBN: 978-6580549030
Páginas: 216
Preço: R$ 67 (físico) | R$ 42 (e-book)
Onde comprar: Amazon | Conectomus
Baixe a capa do livro em alta AQUI.
Baixe a foto do autor em alta AQUI.
Sobre o autor: Cezar Almeida é executivo, economista, empreendedor, investidor anjo, palestrante e escritor. Com mais de 30 anos de profissão, trabalha com desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas e experiência do cliente. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC), também é professor de cursos de MBA, mentor de líderes e conselheiro em negociações empresariais. Atuou em empresas nacionais, multinacionais e instituições sem fins lucrativos, como a Associação Brasileira de Recursos Humanos, e a Junior Achievement, maior ONG do mundo em apoio à educação empreendedora de jovens. Na literatura, lança o livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati, em que une a carreira com sua paixão por trekking e viagens.