Patrícia Baikal, autora do livro Mariposa – Asas que Mudaram a Direção do Vento, não escreveu qualquer livro que falasse sobre política. Ela apresentou uma possibilidade concreta de diminuir a corrupção no Brasil com uma proposta de Emenda ao artigo 55 da Constituição Brasileira que sugere a criação de plebiscito para a cassação de mandatos parlamentares.
No romance, que já foi tema de entrevistas na TV Justiça, UnbTV, CBN e em outros veículos da imprensa, o personagem que apresenta esta Emenda é o jovem senador Nicolas Vaz, que não se intimida diante dos colegas corruptos e é perseguido após fazer denúncias contra alguns deles. Mariposa é a mulher que conduz Nicolas num cenário político instável, desvendando esquemas de corrupção no Congresso Nacional, com a colaboração da Polícia Federal, Agência de Inteligência e até da Presidência da República. Mascarada como os heróis de histórias em quadrinhos, ela aparece e reaparece em lugares clássicos de Brasília, como o Monumento JK, a torre de TV digital, o Senado Federal, entre outros.
Os personagens não são nada comuns. Além do senador Nicolas e de Mariposa, Glória de Almeida tem papel marcante, já que é a presidente do Brasil em 2020. No romance, tem lugar também para Fausto Kandosky, um Procurador da República astuto e misterioso.
Para elaborar o livro, a autora fez visitas guiadas ao Senado e conferiu cada detalhe do Plenário, além de ter pesquisado sobre as várias espécies de mariposas. Para criar a Ordem, estudou sobre organizações invisíveis como a maçonaria e a Bucha, que existia na década de 30 no Brasil.
“É tempo de pensarmos em soluções para a corrupção no Brasil e a literatura é uma grande aliada. Procurei uma base teórica na realidade para ser aplicada na ficção. Foi assim que encontrei nos Estados Unidos e na Suécia a possibilidade constitucional de retirada do parlamentar por voto popular, instituto popularmente conhecido como ‘Recall’”, diz a autora.
Em breve, a escritora pretende também lançar uma versão do livro em histórias em quadrinhos.
Sobre a autora:
Patrícia Baikal nasceu em Campo Grande, MS, e com um mês de idade mudou-se para Uberlândia, MG, onde passou a infância e o início da vida adulta. Bacharel em Direito, veio morar em Brasília depois de ser aprovada em um concurso público. Aos treze anos escreveu seu primeiro texto, a peça teatral Esperança Viva, encenada no teatro Rondon Pacheco, em Uberlândia.
Em 2014 criou o blog literário www.palavrasdebandeja.com.br, onde semanalmente apresenta contos inéditos. Alguns deles obtiveram prêmios em concursos literários. Atualmente, faz parte do Grupo de Literatura de Autoria Feminina e do Clube do Livro de Autores Brasilienses.
FICHA TÉCNICA
Título: Mariposa: asas que mudaram a direção do vento
Autora: Patrícia Baikal
Editora: Editora Kiron
Páginas: 291
Ano: 2014
Gênero: Ficção
Preço: R$ 48,00
Faça o download da capa em alta resolução aqui.