No ano de 1957, o líder e revolucionário chinês Mao Tsé-Tung declarou uma nova política na sociedade: “Deixem que uma centena de flores desabroche; deixem que uma centena de escolas de pensamento discorde”. Era o período “Desabrochar de Cem Flores”, em que o partido comunista permitia a livre expressão de ideias e pensamentos.
Muitos intelectuais acreditaram, por medo, que a abertura fosse apenas um truque do governo, e o marido de Ying Kai, Sheng, prometera não se comprometer para não colocar em perigo a sua segurança ou a do jovem filho, Tao.Mas em uma manhã de julho, pouco antes do seu sexto aniversário, Tao se surpreende com a ausência de seu pai. Sheng é arrastado para longe, sendo acusado de escrever uma carta criticando o Partido Comunista, e enviado para um campo de trabalho de “reeducação”.
– Papa precisou partir por algum tempo – disse ela.
Ele sentiu em seus cabelos e roupas o aroma das ervas que ela fervia, mesclado ao cheiro de suor, e perguntou-lhe:
– Por que o papa não me contou que precisava ir embora?
A resposta foi um estranho som que saiu de sua garganta, enquanto ela abraçava-o com força. Foi só naquele momento que ele compreendeu que o pai havia mesmo ido embora e que suas perguntas ficariam sem resposta. Ele fechou bem os olhos para não vê-la chorando.
P.11
Nesta obra, publicada pela Primavera Editorial, Kai Ying, a mulher de Sheng, demonstra, em cada página, sua luta diária para manter a pequena família unida face a este lembrete chocante da ausência do marido.
Os membros da família enfrentam suas culpas e segredos e esforçam-se para encontrar paz em um mundo onde o sentido de vida se perdeu. Outros personagens aparecem alinhando suas histórias com a da família. Pessoas comuns enfrentando diariamente circunstâncias extraordinárias com graça e coragem.
O livro, que ganhou repercussão no conceituado jornal americano Washington Post, chega às livrarias no mês de agosto pela Primavera Editorial.
Sobre a autora: Gail Tsukiyama nasceu de uma mãe chinesa e pai japonês em San Francisco, agora vive em El Cerrito, Califórnia. Seus romances incluem Mulheres da Seda (1991), O jardim do Samurai (1995), Noite de muitos sonhos (1998), The Language of Threads (1999), Sonhar Água (2002), e A Rua dos Mil Flores (2007).
Faça o download da capa em alta resolução aqui.
Uma Centena de Flores
Gail Tsukiyama
ISBN: 978-85-8353-046-6
Formato: 16 x 23
Páginas: 432 páginas
Preço: R$ 49,90