Reconhecido pela sagacidade em escrever crônicas mescladas com reportagens, João do Rio foi um dos primeiros jornalistas a se dedicar em tempo integral à profissão. As observações feitas pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro e as anotações sobre os personagens daquela região no século XX o inspiraram a escrever uma coletânea de crônicas, que foi publicada pela primeira vez em 1908.
A alma encantadora das ruas, terceiro e o mais vendido livro do autor, ganha nova edição pela Via Leitura, do Grupo Editorial Edipro. De forma profunda, empática e crítica, o escritor revela os aspectos sociais, culturais e políticos pelos quais o Rio de Janeiro passava naquele período. Nas páginas, João faz um retrato vívido das transformações que aconteciam na então capital do país, sem esconder os problemas de miséria, urbanização e a formação das favelas.
O Rio tem também as suas pequenas profissões exóticas,
produto da miséria ligada às fábricas importantes, aos adelos,
ao baixo comércio; o Rio, como todas as grandes cidades,
esmiúça no próprio monturo a vida dos desgraçados.
A alma encantadora das ruas, p.33
A obra é dividida em cinco partes: A rua, O que se vê nas ruas, Três aspectos da miséria, Onde às vezes termina a rua e As musas da rua. No livro, o cronista destaca as figuras marginais, condições de vida precárias, os transeuntes apressados e diversas camadas que se entrecruzam no Rio de Janeiro. Em uma época na qual a modernidade começava a se impor, mas ainda coexistia com tradições arraigadas, João do Rio narra o cotidiano urbano e transporta o leitor para o coração de uma cidade vibrante, cheia de contrastes e histórias por contar.
FICHA TÉCNICA
Título: A alma encantadora das ruas
Autor: João do Rio
Editora: Via Leitura (Grupo Editorial Edipro)
Número de páginas: 208
ISBN: 9786587034591
Dimensões: 14 cm x 21 cm
Preço: R$ 28,90
Onde encontrar: Amazon
Baixe a capa do livro em alta AQUI.
Baixe a foto da autora em alta AQUI.
Sobre o autor: João do Rio, pseudônimo de João Paulo Barreto (1881-1921), foi um dos mais importantes cronistas e jornalistas brasileiros do início do século XX. Suas crônicas, aqui reunidas, revelam os primórdios da crônica jornalística, marcando seu nome na história da literatura brasileira.
Sobre a editora: O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra.
Rede social da editora: Instagram