Inspiração para empresários, gestores, gerentes e estudantes, Sandro Gonzalez é referência nacional quando o assunto é gestão humanizada. Os princípios que nortearam Sandro, eleito o CEO mais admirado do Brasil pela Você S/A, em 2016, e um dos 25 melhores CEOs do país pela Forbes, em 2017, deram origem ao livro O valor das pessoas, publicado pela Editora Hábito.
Os 13 capítulos detalham a visão humanizada do autor sobre o que é liderar e os desafios enfrentados por ele ao assumir a empresa comandada pelo pai até entregá-la ainda melhor ao sucessor. Ao fim de cada etapa, o escritor propõe o momento “inspire-se” e “pratique”: Sandro cita outras referências sobre os assuntos apresentados e sugere alguns exercícios mentais para contribuir com o desenvolvimento da leitura.
A jornada do mineiro como líder começou aos 16 anos, quando o pai se ausentou do comando da empresa para assistir a Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Sendo apenas um funcionário da loja de peças que funcionava junto à transportadora, ele foi pego de surpresa com o acidente de moto envolvendo o gerente de operações, pessoa resignada para tomar conta da Transpes durante o período. Sandro não teve dúvida: orientado por ligações do pai dia sim e dia não, assumiu o papel com o apoio de outros colegas deu sequência ao trabalho.
Em uma das ligações que fez, eu disse: “Pai, fique tranquilo, porque aqui eu vou tomando conta dos negócios com a ajuda dos amigos, dos outros funcionários e vai dar tudo certo”. E foi assim que começou a minha jornada na Transpes Minas: na ausência do meu pai e com o gerente de operações internado em um hospital. Eu saía da loja de peças para ingressar num universo que enchia os meus olhos havia muito tempo!
O valor das pessoas, p. 39
Da clássica história do naufrágio do Titanic, Sandro retirou seis lições simples, embora fundamentais, para uma jornada bem-sucedida na liderança de equipes e empresas. São elas: o perigo da soberba, o perigo do individualismo, o perigo da procrastinação, perigo da obsolescência, perigo da falta de um planejamento e o cuidado com a falta de integridade. “Há vezes em que as derrotas, os fracassos e os desastres podem nos ensinar mais do que as próprias vitórias, o êxito e o triunfo”, explica Sandro ao analisar o que poderia ter evitado ou diminuído o número de mortes da tragédia do transatlântico.
Para conhecer a história de uma das principais empresas do país, aprender sobre gestão humanizada de excelência ou inspirar-se com a trajetória de um dos CEOs mais admirados do Brasil: O valor das pessoas é um guia para modelos de gestão centrada em pessoas, sem perder de vista o sucesso do negócio.
FICHA TÉCNICA:
Título: O valor das pessoas
Autor: Sandro Gonzalez
Editora: Hábito
ISBN: 978-65-996667-7-3
Número de páginas: 224
Preço: R$ 49,90
Links de venda: Editora Hábito
Clique AQUI para baixar a capa em alta.
Baixe a foto do autor em alta AQUI.
Sinopse: Em um mundo em que o empreendedorismo tem crescido exponencialmente, é difícil encontrarmos modelos de liderança que nos inspiram e nos incentivam a um trabalho centrado em pessoas, sem perder de vista o lucro. Com dezenas de prêmios e décadas de experiência à frente de uma das maiores empresas de transporte do país, a Transpes, Sandro traz nesta obra uma visão humanizada e diferenciada sobre o que é liderar e a melhor forma de gerir pessoas. Com uma linguagem acessível, O valor das pessoas traz o que realmente importa quando falamos em crescimento saudável.
Sobre o autor: Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, com MBA pela DBU University de Dallas (EUA), Gonzalez é especializado nas áreas em que atua com diplomas pelas prestigiadas fundações Getúlio Vargas e Dom Cabral. Empresário e presidente do Conselho da Holding Transpes, que inclui a Transpes e empresas nas áreas de educação (Inova BH) e saúde (Saúde BH). Tendo atuado como presidente da Transpes até dezembro de 2019, foi eleito o CEO mais admirado do Brasil pela Revista Você S/A em 2016, das mais de 1.500 empresas avaliadas, e eleito pela revista Forbes um dos 25 Melhores CEOs do Brasil em 2017.
Instagram: @sandrocgonzalez